Lista completa de Questões de Direito do Consumidor da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito do Consumidor - Dos Direitos Básicos do Consumidor - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2014
A efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos, previstas no Código de Defesa do Consumidor,
Direito do Consumidor - Relação Jurídica de Consumo - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
O fornecedor responde pelos vícios dos serviços prestados, podendo o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha,
a reexecução dos serviços, quando cabível e com custo adicional se for o caso.
a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada e com incidência de juros moratórios, sem prejuízo de eventuais perdas e danos.
o abatimento proporcional do preço.
a execução de outro serviço.
desconto na aquisição de outro serviço do fornecedor.
Direito do Consumidor - Relação Jurídica de Consumo - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Deverá ser considerado como consumidor
a pessoa física que utiliza o produto, mesmo que não o faça como destinatário.
a pessoa jurídica que adquire e utiliza o produto como insumo.
a coletividade de pessoas, ainda que indetermináveis, mesmo que não hajam intervindo nas relações de consumo.
a vítima do acidente de consumo, mesmo que não tenha sido ela quem adquiriu o produto.
todas as pessoas determináveis ou não, ainda que não expostas às práticas comerciais abusivas.
Direito do Consumidor - Da publicidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Sobre publicidade, no âmbito do CDC, é correto afirmar que
o ônus da prova da veracidade e correção da informação ou comunicação publicitária cabe a quem as patrocina.
o fornecedor, na publicidade de seus produtos ou serviços, manterá, por meio do veículo publicitário, para informação dos legítimos interessados, os dados fáticos, técnicos e científicos que dão sustentação à mensagem.
é enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, desde que inteiramente falsa, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.
é enganosa por omissão quando deixar de informar sobre dado, essencial ou não, do produto ou serviço.
será abusiva somente se for discriminatória de qualquer natureza.
Direito do Consumidor - Do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Sobre os órgãos superiores da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), assinale a alternativa correta.
A Diretoria, órgão deliberativo da Fundação, tem, entre suas atribuições, aprovar a celebração de convênios.
A Diretoria é integrada pelo Diretor-Executivo e por 6 (seis) Diretorias Adjuntas.
O Conselho Curador tem, dentre seus membros, 6 (seis) representantes de associações civis de defesa do consumidor.
O Conselho Curador tem como membro nato e Presidente o Secretário do Desenvolvimento Econômico.
Direito do Consumidor - Do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Sobre o Serviço de Atendimento ao Cliente SAC , é correto afirmar que
as ligações telefônicas para o SAC serão gratuitas, desde que não realizadas de número de aparelho celular.
o SAC garantirá ao consumidor, no primeiro menu eletrônico, as opções de contato com o atendente, de reclamação e de cancelamento de contratos e serviços, dispensando-se a opção de contatar o atendimento pessoal nas demais subdivisões do menu.
é vedado solicitar a repetição da demanda do consumidor após seu registro pelo primeiro atendente.
o acesso inicial ao atendente será condicionado ao prévio fornecimento de dados pelo consumidor.
o SAC deve estar disponível, ininterruptamente, durante o horário das oito horas da manhã à meia noite, todos os dias da semana.
Direito do Consumidor - Da Qualidade de produtos e serviços, da prevenção e da reparação dos danos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Em relação ao fornecimento de serviços, é correto afirmar que
o fornecedor de serviços responde pelos vícios de quantidade ocultos, desde que aliados à qualidade que os tornem impróprios ao consumo.
no fornecimento de serviços que tenham por objetivo a reparação de qualquer produto, considerar-se-á implícita a obrigação do fornecedor de empregar componentes originais de reposição, desde que possível.
os órgãos públicos, por si ou suas empresas, concessionárias, permissionárias ou sob qualquer outra forma de empreendimento, são obrigados a fornecer serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos.
a ignorância do fornecedor sobre os vícios de qualidade por inadequação dos serviços o exime de responsabilidade.
a garantia legal de adequação do serviço depende de termo expresso.
Direito do Consumidor - Do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A Política Nacional das Relações de Consumo deverá seguir os seguintes princípios:
incentivo à criação pelos fornecedores de meios eficientes de controle de qualidade e segurança de produtos e serviços, assim como de mecanismos alternativos de solução de conflitos de consumo.
reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo, restrita à comercialização de produtos no mercado.
prevalência do interesse do consumidor e compatibilização de sua proteção com a necessidade de desenvolvimento econômico e tecnológico, de modo a viabilizar os princípios nos quais se funda a ordem econômica.
educação e informação de fornecedores e consumidores, quanto aos seus direitos e deveres, com vistas à melhoria do mercado de consumo, quando isso for economicamente viável.
coibição e repressão eficientes de todos os abusos praticados no mercado de consumo, inclusive a concorrência desleal e utilização indevida de inventos e criações industriais das marcas e nomes comerciais e signos distintivos que possam causar prejuízos aos consumidores, quando for possível, dadas as peculiaridades do mercado de consumo.
Direito do Consumidor - Do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
São órgãos superiores da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON):
o Conselho Curador, como órgão deliberativo, e a Diretoria, como órgão executivo.
o Conselho Curador, como órgão opinativo, e a Diretoria, como órgão de planejamento.
o Conselho Superior, como órgão consultivo, e a Diretoria-Geral, como órgão deliberativo.
o Conselho Superior, como órgão deliberativo, e a Secretaria-Geral, como órgão executivo.
o Conselho Gestor, como órgão de planejamento, e a Diretoria, como órgão diretivo.
Direito do Consumidor - Dos contratos de adesão - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
No que concerne aos contratos de adesão, é possível afirmar que
as cláusulas que implicarem limitação de direito do consumidor deverão ser redigidas com destaque, permitindo sua imediata e fácil compreensão.
a inserção de cláusula no formulário desfigura a natureza de adesão do contrato.
é inadmissível a cláusula resolutória.
deverão ser redigidos em termos claros, desde que o objeto contratual permita.
a redação das cláusulas contratuais deve ser realizada em caracteres legíveis, não inferior ao corpo 11(onze), de modo a facilitar sua compreensão pelo consumidor.
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