Lista completa de Questões de Direito Eleitoral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Eleitoral - Sistema de votação - Fundação de Amparo à Pesquisa e Exrensão Universitária (FAPEU) - 2005
Leia com atenção os itens abaixo.
Assinale a alternativa CORRETA.Somente os itens I, III e IV estão corretos.
Somente os itens II e III estão corretos.
Somente os itens III e IV estão corretos.
Somente os itens II, III e IV estão corretos.
Direito Eleitoral - Principais características - Fundação de Amparo à Pesquisa e Exrensão Universitária (FAPEU) - 2005
Assinale a alternativa CORRETA.
O partido político:
é pessoa jurídica de direito público, com a finalidade de assegurar o regime democrático e de-fender os direitos fundamentais definidos na Constituição Federal.
pode participar do processo eleitoral, mesmo que não tenha registrado seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral, e receber recursos do Fundo Partidário.
adquire personalidade jurídica após o registro de seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral.
é pessoa jurídica de direito privado, que se destina a dar autenticidade ao sistema representa-tivo democrático e a defender os direitos fundamentais fixados na Carta Constitucional.
A partir das disposições sobre o sistema eleitoral brasileiro a que se refere o texto vigente do Código Eleitoral, assinale a opção correta.
Nas eleições proporcionais, caso nenhum partido alcance o quociente eleitoral, são eleitos os candidatos mais votados, independentemente da votação do partido ou coligação.
O candidato pode filiar-se ao partido após a convenção partidária indicar o seu nome, na hipótese de eleição majoritária.
Por se tratar de mandato federal, o registro de candidato a deputado federal é feito perante o TSE.
Na eleição para deputado estadual, os votos em branco são computados para o efeito de cálculo do quociente eleitoral.
Nas eleições federais e estaduais, a circunscrição é o país.
Direito Eleitoral - Sufrágio e voto - Fundação de Amparo à Pesquisa e Exrensão Universitária (FAPEU) - 2005
Em face da representação proporcional, determina-se o quociente eleitoral dividindo-se o número de votos válidos apurados pelo de lugares a preencher em cada circunscrição eleitoral, despre-zada a fração se igual ou inferior a meio, equivalente a um se superior.
Assim sendo, assinale a alternativa INCORRETA.
Determina-se para cada partido ou coligação o quociente partidário, dividindo-se pelo quocien-te eleitoral o número de votos válidos dados sob a mesma legenda ou coligação de legendas, desprezada a fração.
Estarão eleitos tantos candidatos registrados por um partido ou coligação quantos o respectivo quociente partidário indicar, na ordem da votação nominal que cada um tenha recebido.
Se nenhum partido ou coligação alcançar o quociente eleitoral, considerar-se-ão eleitos os can-didatos mais idosos, pela ordem decrescente de idade.
Considerar-se-ão suplentes da representação partidária os mais votados sob a mesma legenda e não eleitos efetivos das listas dos respectivos partidos.
Na votação para as eleições proporcionais, um eleitos digitou corretamento o número identidicador do partido, mas não o fez em relação ao candidato, cuja identificação eletrônica não foi possível. Nesse caso, o voto será
computado para a legenda partidária.
considerado nulo.
considerado em branco.
atribuído ao candidato de numeração posterior mais próxima.
atribuído ao candidato de numeração anterior mais próxima.
Direito Eleitoral - Registro dos candidatos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
De acordo com o disposto na Lei Eleitoral a respeito das convenções e do registro de candidaturas, julgue os itens subseqüentes.
I É vedada a utilização de prédios públicos para a realização de convenções partidárias, ressalvada a hipótese de aluguel, observado o preço de mercado.
II Em estado cuja assembléia legislativa tem 24 deputados, cada partido pode, sem coligação, lançar até 48 candidatos a deputado estadual.
III Os prazos mínimos de domicílio eleitoral e filiação partidária são, respectivamente, de seis meses de residência documentada e de um ano de filiação registrada.
IV É vedada a expulsão de candidato de seu partido, após a homologação do seu nome pela convenção partidária.
V O número de pessoas do sexo masculino que compõem a lista de candidatos deve ser de, no mínimo, 30% do total de candidatos.
Estão certos apenas os itens
Quanto à prestação de contas das campanhas eleitorais, é correto afirmar que
as contribuições, doações e receitas recebidas pelos partidos e candidatos na forma da lei serão corrigidas monetariamente a partir do dia das eleições.
as sobras de recursos financeiros de campanhas serão utilizadas pelos partidos políticos para financiar a propaganda partidária paga, no rádio e na televisão.
a inobservância do prazo legal para encaminhamento das prestações de contas à Justiça Eleitoral impede a diplomação dos eleitos, enquanto perdurar.
as prestações de contas de candidatos a Deputado Federal, Deputado Estadual e Vereador só poderão ser feitas pelo comitê financeiro do partido a que pertencerem.
erros formais e materiais, ainda que corrigidos, autorizam a rejeição das contas e a cominação de sanção a candidato ou partido.
Direito Eleitoral - Principais características - Fundação de Amparo à Pesquisa e Exrensão Universitária (FAPEU) - 2005
Assinale a alternativa CORRETA
. O partido político:
é pessoa jurídica de direito público, com a finalidade de assegurar o regime democrático e defender os direitos fundamentais definidos na Constituição Federal.
é pessoa jurídica de direito privado, que se destina a dar autenticidade ao sistema representativo democrático e a defender os direitos fundamentais fixados na Carta Constitucional.
adquire personalidade jurídica após o registro de seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral.
pode participar do processo eleitoral, mesmo que não tenha registrado seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral, e receber recursos do Fundo Partidário.
Cinco candidatos concorrem à eleição para Prefeito Municipal de Município com trezentos mil eleitores. Nesse caso, será considerado eleito, na primeira votação, o candidato
que obtiver a maioria absoluta de votos, computados os em branco e os nulos.
que obtiver a maioria absoluta de votos, computados os em branco.
que obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos.
que obtiver a maioria absoluta de votos, computados os nulos.
mais votado, porque nos municípios com até trezentos mil eleitores não há segundo turno.
Direito Eleitoral - Sufrágio e voto - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
Leia com atenção os enunciados abaixo:
Assinale a alternativa correta:
Somente os enunciados I e IV estão corretos.
Somente os enunciados II e III estão corretos.
Somente os enunciados I, II e III estão corretos.
Somente os enunciados II, III e IV estão corretos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...