Lista completa de Questões sobre Alistamento eleitoral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Yon é chinês. Vive no Brasil há 7 anos, com visto de permanência válido. Ainda não formulou requerimento de naturalização. Vive em união estável com uma brasileira há 6 anos, com a qual não teve filhos. É empresário. Yon
pode alistar-se, votar e ser votado, por ser empresário e ter visto de permanência válido há mais de 5 anos.
pode alistar-se, votar e ser votado, por viver no Brasil em união estável com brasileira há mais de 5 anos.
não pode alistar-se, votar, nem ser votado, por não ter ainda obtido sua naturalização.
só pode alistar-se, votar e ser votado se casar-se com a brasileira com a qual vive em união estável, mesmo que não obtenha naturalização.
só pode alistar-se, votar e ser votado se vier a ter filhos brasileiros, mesmo que não obtenha naturalização.
O alistamento eleitoral é obrigatório para, dentre outros, os
analfabetos.
que se encontrarem fora do pais.
menores de 18 e maiores de 16 anos.
Policiais Militares, em qualquer nível de carreira.
maiores de 70 anos.
O alistamento eleitoral produz o efeito de
viabilizar a candidatura para todos os postos eletivos.
fixar o número de votantes nos pleitos eletivos.
assegurar, em relação ao alistado, o direito de votar e ser votado.
integrar o nacional no corpo eleitoral.
afastar das urnas os analfabetos.
Direito Eleitoral - Alistamento eleitoral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Com relação às juntas eleitorais e ao alistamento eleitoral, julgue os itens a seguir.
O alistamento eleitoral é o ato de competência dos juízes eleitorais mediante o qual o eleitor é qualificado e inscrito no corpo de eleitores, tratando-se de atividade de jurisdição voluntária.
Direito Eleitoral - Alistamento eleitoral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Texto CE – questões 76 e 77
Gabriel, oficial da Marinha brasileira com seis anos de serviço, decidiu candidatar-se a deputado federal pelo Rio Grande do Norte – RN, nas eleições de 2002, pelo Partido Azul (PA). Embora, durante os últimos 3 anos, Gabriel tenha residido no RN e esteja inscrito em uma Seção Eleitoral de Natal – RN, por força de sucessivas remoções ex officio, ele não residiu por mais de seis meses seguidos na mesma cidade durante esse período, sendo que sua última remoção ocorreu em 10/1/2002, quando se mudou para Mossoró – RN.
Para evitar transtornos, Gabriel consultou a assessoria jurídica do Ministério da Marinha acerca de como ele deveria proceder para afastar-se de sua atividade. Em resposta, obteve a informação de que precisaria afastar-se definitivamente da atividade militar para concorrer a cargo público eletivo, pois somente os militares com mais de dez anos de serviço poderiam afastar-se temporariamente do cargo até a eleição. Afirmou também a referida assessoria que, de toda forma, não havia mais tempo hábil para que Gabriel se desligasse das Forças Armadas e fosse candidato nas eleições de 2002, pois ele não mais poderia cumprir a exigência da legislação eleitoral no sentido de que somente podem concorrer a cargo eletivo eleitores filiados ao respectivo partido político pelo menos um ano antes da data do pleito. Considerando a situação hipotética descrita no texto CE, julgue os itens a seguir.Se o PA efetuasse o pedido de registro da candidatura de Gabriel, a autoridade competente para apreciar esse pedido não seria o juiz eleitoral de Natal responsável pela seção eleitoral em que Gabriel é inscrito.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...