Lista completa de Questões sobre Crimes Eleitorais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No processo das infrações penais eleitorais, observar-seão os prazos de
8 dias para oferecimento de denúncia pelo órgão do Ministério Público, 5 dias para oferecimento de alegações escritas e arrolamento de testemunhas pelo réu ou seu defensor e 10 dias para cada uma das partes para oferecimento de alegações finais.
15 dias para oferecimento de denúncia pelo órgão do Ministério Público, 3 dias para oferecimento de alegações escritas e arrolamento de testemunhas pelo réu ou seu defensor e 8 dias para cada uma das partes para oferecimento de alegações finais.
5 dias para oferecimento de denúncia pelo órgão do Ministério Público, 5 dias para oferecimento de alegações escritas e arrolamento de testemunhas pelo réu ou seu defensor e 10 dias para cada uma das partes para oferecimento de alegações finais.
3 dias para oferecimento de denúncia pelo órgão do Ministério Público, 3 dias para oferecimento de alegações escritas e arrolamento de testemunhas pelo réu ou seu defensor e 3 dias para cada uma das partes para oferecimento de alegações finais.
10 dias para oferecimento de denúncia pelo órgão do Ministério Público, 10 dias para oferecimento de alegações escritas e arrolamento de testemunhas pelo réu ou seu defensor e 5 dias para cada uma das partes para oferecimento de alegações finais.
Constitui crime a promoção de comício ou carreata
no dia da eleição, mesmo após o horário previsto para encerramento da votação.
no dia da eleição, até o horário previsto para encerramento da votação.
na véspera do dia das eleições, entre vinte e vinte e duas horas.
na véspera do dia das eleições, entre vinte e duas e vinte e quatro horas.
nos cinco dias anteriores ao dia marcado para as eleições.
Direito Eleitoral - Crimes Eleitorais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A corrupção eleitoral é considerada um dos males dos processos eleitorais. O Código Eleitoral tipifica, no art. 299, esse delito. O Tribunal Superior Eleitoral e o STF têm consolidada jurisprudência a esse respeito. Quanto ao crime de corrupção eleitoral, julgue o item abaixo.
Trata-se de crime formal que independe de consumação.
- Levando em consideração as questões de 51 a 100, analise as assertivas e assinale a alternativa correta: I Para os efeitos penais, o Código Eleitoral considera funcionários da Justiça Eleitoral os cidadãos que hajam sido nomeados para as mesas receptoras.
II Nos crimes eleitorais cometidos por meio da imprensa, aplica-se a Lei de Imprensa e não o Código Eleitoral. III Sempre que o Código Eleitoral não indicar o grau mínimo cominado, deve-se entender que ele será de um mês para a pena de detenção e de dois anos para a pena de reclusão.Nos processos das infrações penais definidas no Código Eleitoral, os prazos para oferecimento de denúncia pelo Ministério Público, para o réu ou seu defensor oferecer alegações escritas e arrolar testemunhas e para oferecimento de recurso para o Tribunal Regional das decisões finais de condenação ou absolvição, serão de
Direito Eleitoral - Crimes Eleitorais - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
Leia com atenção os enunciados abaixo.
I. Para os efeitos penais são considerados membros e funcionários da Justiça Eleitoral: os Magistrados que, mesmo não exercendo funções eleitorais, estejam presidindo Juntas Apuradoras ou se encontrem no exercício de outra função, por designação de Tribunal Eleitoral; os cidadãos que temporariamente integram órgãos da Justiça Eleitoral; os cidadãos que hajam sido nomeados para as Mesas Receptoras.
II. Para os efeitos penais, os servidores requisitados pela Justiça Eleitoral não são considerados seus funcionários.
III. Entende-se por corrupção eleitoral o ato de dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer a abstenção, ainda que a oferta não seja aceita.
IV. Constitui captação de sufrágio, vedada pela Lei das Eleições, o candidato doar, oferecer, prometer ou entregar, ao eleitor, com fim de obter-lhe o voto, bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública, desde o registro da candidatura até o dia da eleição, inclusive, sob pena de multa e de cassação do registro ou do diploma.
Assinale a alternativa correta.
Somente os enunciados II, III e IV estão corretos.
Somente os enunciados I, III e IV estão corretos.
Somente os enunciados I e II estão corretos.
Os enunciados I, II, III e IV estão corretos.
A competência para processar e julgar originalmente os crimes eleitorais cometidos pelos Juízes Eleitorais é
do Corregedor Regional da Justiça Eleitoral.
do Superior Tribunal Eleitoral.
das Juntas Eleitorais.
do Corregedor Geral da Justiça Eleitoral.
do Tribunal Regional Eleitoral.
O canditado Alvius, na propaganda eleitoral, chamou o candidato Betus de "ladrão", sem descrever ou mencionar o fato em que se baseou para formular tal ofensa. Assim procedendo, Alvius
cometeu o crime eleitoral de injúria.
cometeu o crime eleitoral de calúnia.
cometeu o crime eleitoral de difamação.
não cometeu nenhum delito, em razão da liberdade de expressão.
só terá cometido crime eleitoral se o ofendido for funcionário público.
As transgressões pertinentes à origem de valores patrimoniais, abusos do poder econômico ou político, em detrimento da liberdade de voto, nas eleições estaduais, serão apuradas
mediante procedimento sumaríssimo de investigação judicial realizada pelos Corregedores Regionais Eleitorais.
através de ação penal privada, ajuizada por qualquer candidato, partido político ou coligação.
através de inquérito policial instaurado pelo Delegado de Polícia da sede do diretório do partido político a que pertencer o candidato.
mediante inquérito civil, instaurado pelo Ministério Público, em face da representação de candidato, partido político ou coligação.
através de ação penal pública, instaurada no foro da sede do partido a que pertencer o candidato, mediante denúncia do Ministério Público.
Direito Eleitoral - Crimes Eleitorais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando que, nas eleições de 2004, Rodrigo será candidato à reeleição para prefeito de Trindade – AL, julgue os itens subseqüentes.
Considere que Antônio ofereceu a Carlos um emprego para que ele votasse em Rodrigo e tentasse convencer seus conhecidos a fazerem o mesmo, e que Carlos aceitou a proposta. Nessa situação, tanto Antônio quanto Carlos cometeram crime eleitoral.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...