Lista completa de Questões sobre Sufrágio e voto para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Eleitoral - Sufrágio e voto - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2009
É nula a votação
se houver extravio de documento reputado essencial.
quando votar alguém com falsa identidade em lugar do eleitor chamado.
feita perante mesa não nomeada pelo juiz eleitoral, ou constituída com ofensa à letra da lei.
quando for negado ou sofrer restrição o direito de fiscalizar, e o fato constar da ata ou de protesto interposto, por escrito, no momento.
se for constatado o emprego de processo de propaganda ou captação de sufrágios vedado por lei.
Na eleição para Presidente da República, se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistência ou impedimento legal de candidato,
Quatro candidatos disputaram a eleição de Governador do Estado. O mais votado, antes de realizado o segundo turno, renunciou à sua candidatura. Nesse caso,
o segundo turno será disputado entre o segundo colocado e o candidato a Vice-Governador do que renunciou.
o segundo turno será disputado entre o segundo colocado e, dentre os remanescentes, o mais idoso.
não será realizado segundo turno e a renúncia do mais votado implicará na convocação de novas eleições.
o partido político a que pertencia o renunciante deverá indicar substituto para disputar o segundo turno com o segundo colocado.
o segundo turno será disputado entre o segundo colocado e, dentre os remanescentes, o de maior votação.
Seis candidatos disputaram as eleições para Prefeito de um município com mais de 200.000 eleitores. Após o primeiro turno, os dois mais votados vieram a falecer e o terceiro mais votado renunciou à sua candidatura. Nesse caso, o segundo turno
será disputado entre o quarto mais votado e, dentre os remanescentes, o de maior votação.
será disputado entre os três candidatos remanescentes.
será disputado entre o quarto mais votado e, dentre os remanescentes, o mais idoso.
não acontecerá e serão convocadas novas eleições.
será disputado entre os candidatos a Vice-Prefeito dos dois primeiros colocados.
O sufrágio
é um direito público de natureza política que tem o cidadão de eleger, ser eleito e participar da organização e da atividade do poder estatal.
é sempre restrito, pois depende de determinadas condições possuídas apenas por alguns cidadãos, como é o caso da exigência de idade mínima para determinados cargos.
universal, concedido a todos os nacionais, não ocorre no Brasil, posto que só podem votar e ser votados os que previamente se alistarem.
não é direito, constituindo-se no exercício do direito de votar e ser votado, através de escrutínio secreto.
tem, na Constituição da República Federativa do Brasil, o mesmo sentido de voto e escrutínio.
Numa eleição para Governador do Estado, nenhum candidato alcançou a maioria absoluta de votos. O primeiro teve 35% dos votos; o segundo, 30% dos votos; os dois restantes tiveram exatamente a mesma votação. Antes da realização do segundo turno, ocorreu a morte do segundo colocado. Nesse caso,
Em eleições municipais para
A partir das disposições sobre o sistema eleitoral brasileiro a que se refere o texto vigente do Código Eleitoral, assinale a opção correta.
Nas eleições proporcionais, caso nenhum partido alcance o quociente eleitoral, são eleitos os candidatos mais votados, independentemente da votação do partido ou coligação.
O candidato pode filiar-se ao partido após a convenção partidária indicar o seu nome, na hipótese de eleição majoritária.
Por se tratar de mandato federal, o registro de candidato a deputado federal é feito perante o TSE.
Na eleição para deputado estadual, os votos em branco são computados para o efeito de cálculo do quociente eleitoral.
Nas eleições federais e estaduais, a circunscrição é o país.
Direito Eleitoral - Sufrágio e voto - Fundação de Amparo à Pesquisa e Exrensão Universitária (FAPEU) - 2005
Em face da representação proporcional, determina-se o quociente eleitoral dividindo-se o número de votos válidos apurados pelo de lugares a preencher em cada circunscrição eleitoral, despre-zada a fração se igual ou inferior a meio, equivalente a um se superior.
Assim sendo, assinale a alternativa INCORRETA.
Determina-se para cada partido ou coligação o quociente partidário, dividindo-se pelo quocien-te eleitoral o número de votos válidos dados sob a mesma legenda ou coligação de legendas, desprezada a fração.
Estarão eleitos tantos candidatos registrados por um partido ou coligação quantos o respectivo quociente partidário indicar, na ordem da votação nominal que cada um tenha recebido.
Se nenhum partido ou coligação alcançar o quociente eleitoral, considerar-se-ão eleitos os can-didatos mais idosos, pela ordem decrescente de idade.
Considerar-se-ão suplentes da representação partidária os mais votados sob a mesma legenda e não eleitos efetivos das listas dos respectivos partidos.
Na votação para as eleições proporcionais, um eleitos digitou corretamento o número identidicador do partido, mas não o fez em relação ao candidato, cuja identificação eletrônica não foi possível. Nesse caso, o voto será
computado para a legenda partidária.
considerado nulo.
considerado em branco.
atribuído ao candidato de numeração posterior mais próxima.
atribuído ao candidato de numeração anterior mais próxima.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...