Lista completa de Questões de Direito Financeiro do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base no direito financeiro, julgue os itens subseqüentes.
precatórios judiciais não têm caráter jurisdicional. Será exercido pelo Poder Executivo o controle orçamentário da legalidade e da fidelidade funcional dos agentes da administração responsáveis por bens e valores públicos, cabendo exclusivamente ao Poder Legislativo e ao tribunal de contas o controle do cumprimento do programa de trabalho previsto na lei orçamentária.
Direito Financeiro - Orçamento: Breve história. Espécies. Controle social e Ação Direta de Inconstitucionalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca do direito financeiro, julgue os itens que se seguem.
À semelhança de países como Estados Unidos da América, Inglaterra e Suíça, o Brasil adota o sistema legislativo no controle da execução orçamentária, em que interagem o Congresso Nacional e o TCU, em âmbito federal.
Direito Financeiro - Orçamento e o Tributo nele não previsto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca do direito financeiro, julgue os itens que se seguem.
A situação de calamidade pública de determinada região brasileira, em razão de eventos da natureza, autoriza a abertura de créditos orçamentários extraordinários pela União por medida provisória.
São princípios orçamentários, os princípios da
universalidade, unidade, anualidade, transparência e publicidade.
legalidade, impessoalidade, isonomia, publicidade e irretroatividade.
anterioridade, irretroatividade, legalidade, isonomia e imunidade.
legalidade, isonomia, procedimento formal, sigilo, vinculação ao edital e julgamento objetivo.
anualidade, anterioridade, transparência, isonomia, legalidade e irretroatividade.
O princípio da não vinculação ou não afetação de receita impede a
destinação de taxa a fundo.
retenção de tributos em garantia de cumprimento de obrigação assumida com a União.
vinculação da receita de impostos, salvo exceções expressamente definidas.
repartição do produto da arrecadação das contribuições sociais com os Estados e Municípios.
concessão de garantia lastreada na arrecadação tributária.
Direito Financeiro - Receita creditícia - Dívida Pública e Operações de Crédito - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
No que se refere ao direito financeiro e econômico, julgue os itens que se seguem.
Uma dívida ativa regularmente inscrita goza de presunção relativa (juris tantum) de certeza e liquidez.
Direito Financeiro - Receita creditícia - Dívida Pública e Operações de Crédito - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca do direito financeiro, julgue os itens que se seguem.
Se um ente da federação ultrapassar o limite estabelecido legalmente para o montante da dívida consolidada, ficará proibido de realizar operação de crédito, inclusive o refinanciamento do débito principal atualizado da dívida mobiliária, enquanto perdurar o excesso.
Direito Financeiro - Receita creditícia - Dívida Pública e Operações de Crédito - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
É INCORRETO afirmar que a dívida fundada
deve ser paga pelo Estado-membro, sob pena de intervenção federal, caso a suspensão do pagamento for por dois anos consecutivos, sem motivo de força maior.
compreende os compromissos de exigibilidade superior a doze meses, contraídos para atender a desequilíbrio orçamentário ou financeiro de obras e serviços públicos.
ou consolidada compreende, também, as operações de crédito realizadas em prazo inferior a doze meses, cujas receitas tenham constado do orçamento.
é integrada também pelos títulos da dívida pública emitidos pelo Banco Central do Brasil a partir de 5 de maio de 2002.
ou consolidada é o montante total, apurado sem duplicidade, das obrigações financeiras do ente da Federação, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados e da realização de operações de crédito, para amortização em prazo superior a doze meses.
Direito Financeiro - Receita creditícia - Dívida Pública e Operações de Crédito - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2007
É vedada a realização de operação de crédito
entre instituição financeira estatal e outro ente da Federação para refinanciar dívidas contraídas junto à própria instituição concedente.
entre um ente da Federação e outro.
por antecipação de receitas orçamentárias.
mediante aquisição por instituição financeira controlada de títulos da dívida pública da União para aplicação de recursos próprios.
na forma de assunção de obrigação com fornecedores para pagamento a posteriori de bens e serviços, independentemente de autorização orçamentária.
Direito Financeiro - Receita creditícia - Dívida Pública e Operações de Crédito - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2007
Os limites globais para o montante da dívida consolidada da União, Estados e Municípios é estabelecido em
decreto legislativo.
lei ordinária.
lei complementar.
lei delegada.
resolução do senado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...