Lista completa de Questões de Direito Financeiro da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a Lei Orçamentária Anual, assinale a opção correta.
Integrarão as despesas da União, e serão incluídas na lei orçamentária, as das autarquias federais relativas a pessoal e encargos sociais, custeio administrativo, inclusive os destinados a benefícios e assistência aos servidores, e a investimentos.
Em casos excepcionais, devidamente justificados, é possível consignar na lei orçamentária crédito com finalidade imprecisa ou com dotação ilimitada.
É vedada a utilização, sem autorização legislativa específica, de recursos dos orçamentos fiscal e da seguridade social para suprir necessidade ou cobrir déficit de empresas, fundações e fundos, salvo demonstração da compatibilidade da programação dos orçamentos com os objetivos e metas fiscais integrantes da lei de diretrizes orçamentárias.
A reserva de contingência constante da lei orçamentária é definida com base na projeção das receitas a serem arrecadadas no exercício financeiro respectivo.
O demonstrativo do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios de natureza financeira, tributária e creditícia que acompanha o projeto de lei orçamentária deve ser regionalizado.
Direito Financeiro - Partilha da produção mineral. Petróleo, gás natural e hidrocarbonetos fluidos. Contrato de concessão - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Assinale a opção incorreta. Conforme a Constituição Federal, os recursos arrecadados pela contribuição de intervenção no domínio econômico relativa às atividades de importação ou comercialização de petróleo e seus derivados, gás natural e seus derivados e álcool combustível serão destinados:
Direito Financeiro - Receita creditícia - Dívida Pública e Operações de Crédito - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Não se equipara a operações de crédito a(o)
Marque com V a assertiva verdadeira e com F a falsa, assinalando em seguida a opção correspondente.
V, V, V, V
V, F, F, V
V, F, V, V
F, V, V, F
F, F, F, F
Relativamente à fiscalização da execução orçamentária nos Municípios, é correto afirmar que:
será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelo sistema de controle de cada Poder.
para o auxílio na realização do controle externo, poderão ser criados Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas Municipais, pelos Municípios.
o controle externo é exercido pela Câmara Municipal, que somente por decisão de dois terços dos seus membros poderá deixar de acatar o parecer prévio emitido pelo órgão competente.
o controle interno será exercido na forma do disposto em lei municipal.
omitindo-se o Prefeito Municipal quanto ao dever de prestar contas anualmente, poderá ser decretado o seu impedimento pela Corte de Contas do Estado.
De acordo com qual princípio todas as receitas e despesas devem estar previstas na lei orçamentária?
princípio da universalidade
princípio da exclusividade
princípio da unidade
princípio da programação
princípio da não-afetação
Os créditos destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica são denominados de:
créditos extraordinários
créditos orçamentários
créditos suplementares
créditos fictícios
créditos especiais
Constituem receitas públicas derivadas:
reparações de guerra e prescrições aquisitivas
preços públicos e doações
tributos e penalidades pecuniárias
bens vacantes e tributos
preços públicos e multas
A receita que decorre da exploração, pelo Estado, de seus próprios bens denomina-se de:
receita especulativa
receita transferida
receita derivada
receita originária
receita indenizatória
Não compreende renúncia de receita:
a anistia
a remissão
o subsídio
o crédito presumido
a isenção em caráter geral
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...