Lista completa de Questões sobre Lei de Introdução ao Código Penal para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Penal - Lei de Introdução ao Código Penal - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2014
Quantos foram os Códigos Penais vigentes no Brasil?
Direito Penal - Lei de Introdução ao Código Penal - Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG) - 2013
São infrações penais de menor potencial ofensivo:
Será reincidente o agente que cometer
Direito Penal - Lei de Introdução ao Código Penal - Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS UEL) - 2010
No que respeita às infrações penais, assinale a alternativa correta.
Direito Penal - Lei de Introdução ao Código Penal - Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura (FAPEC) - 2006
José mantém na garagem de sua casa um bar. Não adquiriu alvará público, por ser somente um comércio familiar, onde vende cachaça, cerveja e eventualmente churrasquinho. Todos os sábados José promove no bar uma noite de pagode, ocasião em que conjuntos de pagode apresentam-se até o raiar do dia seguinte. O alto volume das músicas executadas no local perturba o sossego de todos os moradores de casas vizinhas. José, com sua conduta, comete:
Direito Penal - Lei de Introdução ao Código Penal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens a seguir, relativos às normas gerais e especiais de direito penal e processual penal. Em face da adoção do critério tricotômico, no Brasil, o gênero infração penal comporta três espécies: crime, delito e contravenção.
- Levando em consideração as questões de 51 a 100, analise as assertivas e assinale a alternativa correta: I Constitui contravenção penal, punível com prisão simples ou multa, a retenção de qualquer documento de identificação pessoal.
II Caracteriza crime contra o sistema financeiro emitir títulos mobiliários falsos ou falsificados. III Os crimes contra os idosos são de ação pública incondicionada e a eles não se aplicam às imunidades previstas nos artigos 181 e 182 do Código Penal.Direito Penal - Lei de Introdução ao Código Penal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca das leis brasileiras que instituíram o conceito de infração penal de menor potencial ofensivo, assinale a opção correta.
Consideram-se infrações de menor potencial ofensivo os crimes a que a lei comina pena máxima não superior a um ano, ou multa. É irrelevante para tal conceituação o fato de os crimes serem de competência da justiça estadual ou da federal.
Nas infrações penais de menor potencial ofensivo, o juiz não pode oferecer a proposta de transação penal de ofício ou a requerimento da parte, uma vez que esse ato é privativo do representante do Ministério Público (MP), titular da ação penal pública.
Como não há em lei qualquer menção aos delitos submetidos a procedimentos especiais, não se submetem à competência dos Juizados Especiais as infrações de menor potencial ofensivo a que sejam previstos ritos especiais.
Mesmo havendo necessidade de diligências de maior complexidade para apuração dos fatos e da autoria de uma infração penal de menor potencial ofensivo, a exemplo de pedido de quebra de sigilo de dados, tais circunstâncias não autorizam o deslocamento de competência do juizado especial criminal para o juízo de direito comum.
Direito Penal - Lei de Introdução ao Código Penal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os seguintes itens, relativos a infrações penais e a exclusão de ilicitude. As contravenções são espécies de infrações penais que se distinguem dos crimes em razão da gravidade dos fatos descritos e das penalidades previstas. Assim, para os crimes, o legislador comina as penas de reclusão, detenção e multa, enquanto que para as contravenções são cominadas as penas de prisão simples e multa.
Direito Penal - Lei de Introdução ao Código Penal - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2004
Os crimes distinguem-se das contravenções porque:
são atos ilícitos;
suas penas privativas de liberdade são de reclusão e detenção;
violam bens jurídicos;
exigem culpabilidade do agente;
podem ser praticados em concurso de agentes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...