Lista completa de Questões de Direito Penal da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Penal - Crimes Praticados por Funcionário Público Contra a Administração em Geral - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Para efetuar um aditamento contratual, o servidor solicita uma vantagem indevida equivalente a 10% (dez por cento) do valor do contrato a ser aditado. Está tipificado crime de
corrupção passiva.
corrupção ativa
excesso de exação.
concussão.
usurpação de função.
No Direito Penal, sobre o concurso de agentes, podemos afirmar que
o concurso de pessoas só se realiza através da co-autoria
autor não é somente o que realiza diretamente a ação ou omissão típica, mas aquele que consegue a execução por meio de pessoa que atua sem culpabilidade
a instigação, o auxílio moral e o material não são considerados formas de participação
as condições e as circunstâncias pessoais se comunicam entre os co-autores ou partícipes.
crimes plurissubjetivos ou coletivos são aqueles que podem ser praticados por qualquer pessoa.
Sobre a Aplicação da Lei Penal, assinale a alternativa INCORRETA.
O princípio da legalidade previsto no Código Penal compreende a regra que preceitua que alguém só pode ser punido, se, anteriormente ao fato por ele praticado, exista uma lei que o considere como crime
A lei penal nova incriminadora, que torna típico fato anteriormente não incriminado, é irretroativa.
A abolitio criminis ocorre quando a lei nova já não incrimina fato que anteriormente era considerado como ilícito penal.
A novatio legis in mellius não tem extratividade.
A lei nova mais severa que a anterior não tem efeitos retroativos
De acordo com o Código Penal Brasileiro, indique qual das alternativas abaixo está incorreta no tocante à penalidade para os respectivos crimes, quando praticados por funcionário público contra a Administração em geral.
Apropriar-se o funcionário público de qualquer bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo. Pena: reclusão, de dois a doze anos e multa.
Concorrer culposamente para o crime de outrem. Pena: detenção, de três meses a um ano.
Se o funcionário concorrer culposamente para o crime de outrem, a reparação do dano, se precede à sentença irrecorrível, reduz de metade a pena imposta.
Apropriar-se de dinheiro ou de qualquer utilidade que, no exercício do cargo, recebeu por erro de outrem. Pena: reclusão, de um a quatro anos, e multa.
Modificar ou alterar sistema de informações ou programa de informática sem autorização ou solicitação de autoridade competente. Pena: detenção, de 3 (três) meses a 2 (dois) anos e multa.
Direito Penal - Crimes Praticados por Funcionário Público Contra a Administração em Geral - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Com relação aos crimes contra a administração pública, é correto afirmar.
O peculato caracteriza-se pela apropriação efetuada pelo funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio.
O peculato doloso ocorre quando o funcionário público concorre para que outro se aproprie de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou o desvie em proveito próprio ou alheio.
A realização de ato de ofício por agente público contra expressa disposição prevista em lei consiste em crime de advocacia administrativa.
A corrupção ativa caracteriza-se pela solicitação de vantagem indevida para si, direta ou indiretamente, no exercício de função pública e em razão dela.
A concussão ocorre quando o funcionário público exige para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, bem móvel público ou particular.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...