Lista completa de Questões de Direito Penal da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sempre exclui a ilicitude, EXCETO:
Com relação aos crimes contra a vida, julgue as seguintes proposições.
I. O Supremo Tribunal Federal inadmite a coexistência de homicídio privilegiado (art. 121, §1º, do CPB) e qualificado (art. 121, §2º, do CPB), pois são antitéticos em sua essência.
II. O agente que, desejando obter uma confissão, constrange a vítima, com o emprego de grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico, em razão do qual ela vem a falecer, pratica crime de tortura qualificada e não, de homicídio qualificado.
III. O crime de induzimento, instigação ou auxílio ao suicídio (art. 122, do CPB) admite a coautoria e a participação.
IV. O aborto, nos casos de gestação decorrente de violência sexual, somente pode ser realizado por médico e mediante alvará judicial.
São CORRETAS
A, Agente Penitenciário, limpava uma arma que legitimamente possuía em sua residência, quando, imprudentemente, acionou um mecanismo que produziu um disparo que veio a atingir a mão de sua empregada doméstica B, que ficou permanentemente debilitada na sua função prensora. Diante dessa situação, A responderá por
Diante disso e considerando a teoria finalista da ação, assinale a alternativa CORRETA.
Direito Penal - Crimes Contra o Patrimônio - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2009
A ingressou clandestinamente na residência de B, com a finalidade de subtrair as joias de sua esposa, conseguindo o seu intento. Acontece que, quando estava saindo do local do crime, foi surpreendido por B que lhe opôs resistência. Diante disso, A apontou uma arma de fogo para B, ameaçando-o e viabilizando sua fuga. Sabe-se que A não tem porte de arma e que a arma lhe foi emprestada pelo policial civil C especificamente para a prática do crime sob comento. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA.
Analise as seguintes proposições.
I. No que pertine à inimputabilidade por menoridade, a Constituição Federal e o Código Penal Brasileiro adotaram o critério biopsicológico, razão pela qual os menores de 18 (dezoito) anos serão sempre inimputáveis.
II. A embriaguez, voluntária ou culposa, não exclui a culpabilidade, devendo o agente ser apenado normalmente.
III. Quanto às medidas de segurança, pode-se dizer que elas são aplicáveis exclusivamente aos inimputáveis por doença mental.
IV. Aquele que pratica crime sob os influxos de uma violenta emoção, decorrente de injusta provocação da vítima, não tem sua culpabilidade excluída.
São CORRETAS
Direito Penal - Crimes Contra o Patrimônio - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2007
"Subtração de coisa alheia móvel para si ou para outrem mediante grave ameaça ou violência". Pelo Código Penal vigente, trata-se de um crime de
furto.
roubo.
extorsão.
usurpação.
dano.
Direito Penal - Crimes Contra a Administração Pública - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2007
Prevaricação é crime contra a Administração Pública, previsto no Código Penal vigente, e significa
apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor, ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de quem tem a posse em razão do cargo, ou desvia-lo em proveito próprio ou alheio.
exigir para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida.
retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.
solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem.
abandonar cargo público fora dos casos permitidos por lei.
Analise os itens abaixo referentes ao Direito Penal.
Estão corretos, apenas, os itens
I e II.
I, II e III.
I, II e IV.
III e IV.
II e III.
Direito Penal - Crimes Praticados por Funcionário Público Contra a Administração em Geral - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
O custeio de despesa pessoal com recursos públicos, sem finalidade pública caracteriza
concussão.
peculato.
prevaricação.
advocacia administrativa.
abandono de função
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...