Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O direito processual comum
não é aplicável ao processo do trabalho
tem aplicação apenas na parte em que favorece o reclamante
pode ser aplicado, de forma alternativa, ao processo do trabalho
é fonte subsidiária do direto processual do trabalho, naquilo em que não houver incompatibilidade
é aplicado de forma irrestrita ao direito processual do trabalho
Proferida a sentença que julgou procedente em parte a reclamação trabalhista, o reclamante verificou que um dos itens do pedido não havia sido examinado. Deverá interpor para sanar a omissão:
A aplicação subsidiária do direito processual comum como fonte do processo do trabalho, exclui, pela incompatibilidade dos institutos, a aplicação do
Código de Processo Penal.
Código de Processo Civil.
Código do Consumidor.
Lei do Mandado de Segurança.
Lei que regula a Ação Civil Pública.
Tendo sido citado em execução trabalhista para pagar débito já quitado, o executado deverá comprovar o pagamento por meio de
impugnação à sentença de liquidação.
agravo de petição.
embargos à execução.
mandado de segurança.
recurso ordinário.
Direito Processual do Trabalho - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Na legislação trabalhista, entende-se por prescrição a perda do direito de ação pelo seu não-uso durante o prazo estabelecido em lei, e por decadência a perda do direito propriamente dito. Julgue os itens que se seguem, acerca das diferenças entre decadência e prescrição.
A decadência não pode ser decretada de ofício por juiz, diferentemente da prescrição nas ações patrimoniais, que pode ser decretada de ofício por juiz.
O juiz tem ampla liberdade na condução do processo, sendo-lhe defeso, porém,
Em sentença de natureza declaratória, que apenas reconhece a existência do vínculo de emprego, a execução dos créditos previdenciários será promovida
Com relação aos atos processuais, é correto afirmar que
realizam-se em dias úteis até às 18 horas.
as certidões dos processos trabalhistas sempre dependem de despacho do juiz.
as audiências não podem ultrapassar o período de seis horas consecutivas, salvo quando houver matéria urgente.
a reclamação verbal será distribuída antes de sua redução a termo.
apenas em casos excepcionais e mediante autorização expressa do juiz, a penhora pode ser realizada até às 20 horas.
No procedimento sumaríssimo, os prazos para solução do processo, manifestação sobre o laudo pericial e apresentação de razões finais são, respectivamente, de
15 dias, 5 dias comuns, não há razões finais.
15 dias, 5 dias para cada parte, 10 minutos.
20 dias, a critério do Juiz, 15 minutos.
20 dias, a critério do Juiz, não há razões finais.
30 dias, 5 dias comuns, 20 minutos.
Direito Processual do Trabalho - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2003
Sentença proferida por vara do trabalho condenou a Indústria de Cerâmicas Brasil S.A. a proceder à reintegração de Júlio ao emprego, dada a violação da estabilidade provisória acidentária de que cuida o art. 118 da Lei de Benefícios Previdenciários — Lei n.º 8.213/1991 —, bem como ao pagamento de salários referentes ao período entre o desligamento do obreiro e sua reintegração. Interposto recurso ordinário pela empresa reclamada, esse recurso não foi conhecido ante sua deserção, por ter sido incompleto o depósito recursal realizado. Não foi interposto recurso de revista.
Certificado o trânsito em julgado, foi expedido mandado de reintegração, cumprido sem resistências pela empresa. Quanto aos salários vencidos, após seu cálculo, foi expedido mandado de citação e penhora no valor respectivo. Inicialmente, a empresa executada apresentou à penhora veículos de sua propriedade. O juízo da execução, contudo, ordenou, de ofício, que a penhora recaísse sobre valores existentes em conta-corrente bancária da empresa. Em face da situação hipotética acima descrita, julgue os itens que se seguem.Ação rescisória que objetive a desconstituição do julgado deve ser dirigida contra a sentença de primeiro grau, e não contra o acórdão do tribunal regional. Deve-se considerar, todavia, que o prazo decadencial para tanto se iniciou no dia imediatamente seguinte ao trânsito em julgado desse acórdão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...