Lista completa de Questões de Direito Processual Penal do ano 2003 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens a seguir, acerca de citações, intimações, atos e prazos processuais.
A intimação do advogado do querelante deve ser feita por publicação no órgão incumbido da publicidade dos atos judiciais da comarca.
Julgue os itens a seguir, acerca de citações, intimações, atos e prazos processuais.
Denomina-se citação circunduta aquela que foi anulada por conter vício insanável.
No que se refere a nulidades e recursos em geral, julgue os itens que se seguem.
Os recursos extraordinário e especial são interpostos mediante petições distintas, no prazo comum de quinze dias, perante o presidente do STJ, a quem competirá o exame da respectiva admissibilidade.
Tendo em vista as garantias asseguradas pela Constituição Federal, quando a própria autoridade policial realizar pessoalmente a busca domiciliar,
está dispensada de expedir mandado
deve, antes, requerer à autoridade judiciária que determine a diligência.
deve, antes, expedir mandado, independentemente de autorização judicial.
está dispensada de expedir mandado, mas deve comunicar, depois, a autoridade judiciária, para que esta efetue o controle da legalidade da diligência.
está dispensada de expedir mandado apenas se a medida for urgente, devendo, nos demais casos, requerer à autoridade judiciária que determine a diligência.
Após envolvimento em infração penal de menor potencial ofensivo, Tício foi encaminhado ao juizado especial criminal, onde o promotor de justiça requereu a abertura de inquérito policial em face da complexidade do caso, o que impediu a formulação imediata da denúncia. Posteriormente, foi oferecida, perante o juízo criminal da comarca, denúncia, que tramitou pelo rito sumário, findando pela absolvição. O assistente de acusação recorreu, e o recurso foi distribuído à turma recursal, que lhe deu provimento e condenou Tício a dois meses de detenção, pena substituída por prestação pecuniária à vítima
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
Se for impetrado habeas corpus contra a decisão condenatória, a competência para conhecer da ordem será do STJ.Após envolvimento em infração penal de menor potencial ofensivo, Tício foi encaminhado ao juizado especial criminal, onde o promotor de justiça requereu a abertura de inquérito policial em face da complexidade do caso, o que impediu a formulação imediata da denúncia. Posteriormente, foi oferecida, perante o juízo criminal da comarca, denúncia, que tramitou pelo rito sumário, findando pela absolvição. O assistente de acusação recorreu, e o recurso foi distribuído à turma recursal, que lhe deu provimento e condenou Tício a dois meses de detenção, pena substituída por prestação pecuniária à vítima
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
Dada a natureza da matéria veiculada, o encaminhamento do recurso à turma recursal foi efetivado corretamente.Direito Processual Penal - Ação Penal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2003
Com relação à ação penal, julgue os itens subseqüentes.
A ação penal privada poderá ser intentada mediante queixa, tanto pelo ofendido como por seu representante legal.
É correto dizer que:
a queixa é assinada pelo advogado do ofendido;
denúncia e queixa são peças processuais, iniciais, dos crimes de ação pública;
a denúncia, é o promotor quem requer;
a representação é sempre feita pelo querelado;
o querelante é quem sofre a denúncia.
Direito Processual Penal - Ação Penal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2003
Acerca dos princípios constitucionais do processo penal, do inquérito policial e da ação penal, assinale a opção correta.
Mesmo arquivado por falta de base para a denúncia, o inquérito policial poderá ser objeto de investigações pela autoridade policial, mediante o surgimento de novas provas.
A ausência de identificação nominal do acusado impede a propositura da ação penal, mesmo que haja individualização física do acusado por traços característicos.
Havendo crime de ação penal privada em conexão com crime de ação penal pública, o Ministério Público oferecerá aditamento à denúncia para incluir o primeiro.
O juiz poderá deferir o arquivamento de inquérito policial em que se apure crime de ação penal privada, ocasionando a extinção de punibilidade pela renúncia.
Considere a seguinte situação hipotética.
No interrogatório, o indiciado negou ter subtraído objetos de uma residência mediante o arrombamento da porta de entrada. Alegou ter adentrado a mesma por uma janela aberta localizada a alguns metros do chão. A autoridade policial, duvidando da versão apresentada, determinou a reprodução simulada dos fatos. Nessa situação, o indiciado será obrigado a participar da reprodução simulada.A denúncia ou queixa será rejeitada quando:
o fato narrado evidentemente constituir crime;
o fato narrado evidentemente não constituir crime;
for manifestada a legitimidade da parte;
não faltarem as condições exigíveis pela lei;
for possível identificar o fato constituído como crime.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...