Lista completa de Questões sobre Férias para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética acerca do direito às férias, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Quando contava 10 meses de trabalho, Jonas foi informado acerca da existência de doença em pessoa da família, residente em cidade distante, razão pela qual requereu a concessão de férias proporcionais a seu empregador. Nessa situação, considerando a causa motivadora do requerimento de Jonas, estará o empregador obrigado à concessão das férias requeridas.
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética acerca do direito às férias, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Duas semanas antes de iniciar o gozo de suas férias, Aroldo foi flagrado cometendo assédio sexual contra uma de suas colegas de trabalho. Nessa situação, dispensado por justa causa, Aroldo perderá o direito às férias que estava na iminência de fruir.
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética acerca do direito às férias, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Manoel prestou serviços durante seis anos e seis meses a uma determinada empresa. Por ocasião da homologação de sua rescisão contratual pelo sindicato, observou que não havia gozado as férias relativas aos dois primeiros anos trabalhados. A empresa não concordou em quitar o débito, sob o fundamento de que estava consumada a prescrição. Diante disso, Manoel ajuizou ação trabalhista logo na semana seguinte, cobrando o pagamento das referidas férias. Nessa situação, houve equívoco da empresa, pois não estava consumada a prescrição.
Na hipótese de serem concedidas férias coletivas, os trabalhadores admitidos há menos de doze meses
terão suspensos seus contratos de trabalho.
gozarão férias proporcionais, iniciando-se então novo período aquisitivo.
gozarão férias proporcionais, que deverão ser descontadas do período legal de férias, quando completado o primeiro período aquisitivo.
gozarão licença-remunerada.
gozarão férias como os demais empregados, porquanto a lei não faz qualquer distinção.
As férias concedidas ao trabalhador urbano, não doméstico, no curso do contrato, serão
sempre de trinta dias.
de trinta dias, se o empregado não apresentar, no período concessivo, faltas imotivadas.
de trinta dias, descontando-se os feriados do período concessivo.
devidas em dobro, quando o empregado não concordar em tirar as férias no período assinalado pelo empregador.
de trinta dias, se, no período aquisitivo, o empregado não faltar sem justificativas legais mais do que cinco dias.
Acerca das normas inerentes à tutela do trabalho, julgue os itens a seguir.
Considere que um empregado foi contratado no dia 12/12/2003, quando tinha 16 anos e dois meses de idade. Quando estava iniciando o período concessivo para as férias, dia 10/1/2004, o citado empregado, comprovando estar passando por dificuldades, e, ainda, comprovando estar estudando, exigiu do empregador a concessão imediata de suas férias. Nessa situação, considerando ser o empregado estudante com menos de 18 anos de idade, o empregador estará obrigado a acatar o requerimento, pois as férias do empregado menor devem ocorrer no mês de janeiro de cada ano, mês este coincidente com as férias escolares.
O período de férias pode ser fracionado, exceto para os empregados
menores de 18 anos de idade e a empregada mulher.
menores de 18 e os maiores de 50 anos de idade.
menores aprendizes e a empregada gestante.
menores de 21 e os maiores de 60 anos de idade.
Assinale a alternativa correta com fundamento na Consolidação das Leis do Trabalho: Não terá direito a férias o empregado que:
Permanecer em gozo de licença, com percepção de salário, por período superior a 15 dias.
No curso do período aquisitivo deixar o emprego e não for readmitido dentro dos 60 dias subseqüentes à sua saída.
Tiver percebido da Previdência Social prestações de acidente de trabalho por mais de 3 meses, embora descontínuos.
Tiver percebido da Previdência Social prestações de auxílio-doença por mais de 3 meses, embora descontínuos.
Deixar de trabalhar, sem percepção de salários, por mais de 15 dias, em virtude de paralisação parcial dos serviços da empresa.
O empregado, cujo contrato de trabalho é regido pela CLT, que tiver 32 faltas injustificadas durante todo o período aquisitivo,
não terá direito a férias.
terá direito de gozar 30 dias corridos de férias.
terá direito de gozar 24 dias corridos de férias.
terá direito de gozar 18 dias corridos de férias.
terá direito de gozar 12 dias corridos de férias.
Em relação às férias, julgue os itens a seguir.
Excepcionada a hipótese de dispensa do trabalhador por justa causa, a extinção do contrato de trabalho obriga o empregador a pagar as férias proporcionais, mesmo que o trabalhador não tenha completado o período aquisitivo de 12 meses.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...