Lista completa de Questões sobre Identificação Profissional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Carlos faz entregas para a empresa de quentinhas do Sr. Antônio. Essa empresa funciona no quintal da casa do Sr. Antonio, e Carlos recebe a quantia fixada pelo dono da empresa. Carlos trabalha de 6a feira a domingo, das 10 h às 17 h, conforme determinado pelo Sr. Antônio, há três anos. Nos demais dias da semana, Carlos trabalha em outros lugares. O Sr. Antônio jamais assinou a CTPS de Carlos. Sendo assim, verifica-se que a conduta do Sr. Antônio está
correta em não assinar a CTPS de Carlos, pois ele trabalha apenas três dias na semana.
correta, uma vez que Carlos não pode ter a CTPS assinada pelo Sr. Antônio, pois presta serviço para outras pessoas.
correta, uma vez que não estão presentes todos os elementos que caracterizam o vínculo de emprego, consoante o art. 3º da CLT.
errada, devendo assinar a CTPS de Carlos, pagando, pelo menos, o salário-mínimo, calculado de acordo com a jornada de trabalho estipulada.
errada, devendo contratar Carlos como seu empregado doméstico.
José iniciou seu processo admissional, para a função de auxiliar de serviços gerais, em uma biblioteca. Ele recebeu uma lista de documentos a serem apresentados, dentre os quais somente um poderia realmente ser exigido.
A legislação brasileira permite que se exija desse profissional, para tal função, o seguinte documento:
Na CTPS − Carteira de Trabalho e Previdência Social do empregado, o contrato de experiência
não precisa ser anotado; deve ser de no máximo três meses e pode ser acordado tácita ou verbalmente.
deve ser anotado, não poderá ser estipulado por mais de cento e oitenta dias e pode ser acordado tácita ou expressamente.
deve ser anotado e estipulado pelo prazo de noventa dias com direito a uma única prorrogação de mais noventa dias.
pode ser anotado e estipulado pelo prazo de mais de noventa dias, com direito a uma única prorrogação de mais quarenta e cinco dias.
deve ser anotado e não ultrapassar o limite máximo de noventa dias, com direito a uma única prorrogação.
Quando um trabalhador é contratado, seu registro será obrigatoriamente feito pelo empregador.
Para esse registro, segundo a CLT, podem ser adotados livros, fichas ou cadastro no sistema eletrônico, conformeinstruções a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho.
instruções a serem expedidas pelo respectivo sindicato.
modelo único aprovado pelo Ministério do Trabalho.
modelo único aprovado pelo respectivo sindicato.
modelo único aprovado pelo Ministério do Trabalho e pelo respectivo sindicato.
Há um prazo para o empregador anotar a data da admissão, a remuneração e as condições especiais do registro - se elas existirem - na CTPS do empregado, a contar da data de sua admissão.
Esse prazo é de24 horas
48 horas
72 horas
uma semana
um mês
Direito Trabalho - Identificação Profissional - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Sobre contratação de empregado, qual das alternativas abaixo é verdadeira?
Quando na admissão do empregado, não constar a modalidade do contrato, considera-se contrato por prazo determinado.
Nos contratos de trabalho por tempo determinado, é opcional o registro na Carteira Profissional do empregado ou do livro de registro.
O empregador somente poderá reter a carteira profissional do empregado por até 15 (quinze) dias, exceto quando é para fazer atualizações, onde o prazo se estende para 30 (trinta) dias.
O exame médico de admissão não é obrigatório, apenas serve para constatar a capacidade física do empregado.
Em todas as atividades, o empregador será obrigado a registrar o contrato de trabalho em livro ou ficha de registro individual.
Direito Trabalho - Identificação Profissional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os próximos itens, a respeito dos institutos da interrupção e da suspensão do contrato de trabalho.
O empregado afastado em virtude das exigências do serviço militar deve notificar seu empregador acerca do retorno às atividades no prazo máximo de dez dias contados da data em que se verificar a respectiva baixa.
Direito Trabalho - Identificação Profissional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
De acordo com o Regime Jurídico Único (RJU) e a Consolidação de Leis do Trabalho (CLT), julgue os itens subsequentes.
O trabalhador aprovado em concurso público que exija comprovação de experiência profissional pode utilizar a carteira de trabalho e previdência social para comprovação das relações empregatícias e, consequentemente, da experiência profissional.
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), no que toca às normas gerais de tutela do trabalho, trata da identificação profissional, da duração do trabalho, do salário mínimo, das férias e da segurança e medicina do trabalho. Acerca da identificação profissional, assinale a alternativa correta em relação a seu texto vigente.
Direito Trabalho - Identificação Profissional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito da legislação social e trabalhista, julgue os itens seguintes.
Nas localidades onde não for emitida a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), poderá ser admitido, por até trinta dias, o exercício de emprego ou atividade remunerada por quem não a possua. No entanto, o empregador fica obrigado a permitir o comparecimento do empregado ao posto de emissão mais próximo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...