Lista completa de Questões sobre Identificação Profissional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pela retenção de sua Carteira de Trabalho e Previdência Social por período superior a 48 horas e posterior devolução sem as devidas anotações, um empregado apresentou reclamação perante a Delegacia Regional do Trabalho, que convocou a empresa a prestar esclarecimentos ou efetuar as anotações, ocasião na qual esta negou a existência de relação de emprego. Nessa hipótese,
o processo será encaminhado à Justiça do Trabalho que, depois de tentativa de acordo, prosseguirá com a instrução e posterior julgamento.
a DRT prosseguirá com a lavratura do auto de infração e fará as devidas anotações.
o processo administrativo será arquivado, mas o empregado poderá requerer indenização por danos morais.
o Ministério Público do Trabalho será chamado a intervir.
o processo administrativo será arquivado e o empregado poderá, se quiser, ajuizar reclamação trabalhista para reconhecimento do vínculo.
Em localidade onde não é emitida Carteira de Trabalho e Previdência Social, ao admitir empregado que não a possua, o empregador deve fornecer ao empregado, no ato da admissão,
declaração da relação de emprego assinada por duas testemunhas.
documento do qual constem a data da admissão, a natureza do trabalho, o salário e a forma do seu pagamento.
cópia do contrato de trabalho.
cópia do registro do empregado no livro respectivo.
atestado que conste o histórico da relação empregatícia.
Em relação às assertivas abaixo:
I - A relação jurídica não é de emprego quando um trabalhador presta serviço não-eventual, subordinado e assalariado a uma instituição de beneficência, sem fins lucrativos, porque esta não possui atividade econômica.
II - O motorista que é contratado para prestar serviços de natureza não-econômica à pessoa ou à família, no âmbito residencial destas, é considerado empregado doméstico.
III - Sempre que uma ou mais empresas constituírem grupo industrial, comercial ou de qualquer outra atividade econômica, serão, para os efeitos da relação de emprego, solidariamente responsáveis a empresa principal e cada uma das subordinadas, mesmo que cada uma delas tenha personalidade jurídica própria.
IV - A prestação de serviço do empregado ao empregador é pessoal e indelegável. A substituição por outro trabalhador é possível, desde que eventual, pois a habitualidade, autorizada ou consentida pelo empregador, acarretará a formação do vínculo empregatício com o substituto.
Assinale:Se apenas as assertivas III e IV estiverem corretas.
Se apenas as assertivas I, II e III estiverem corretas.
Se apenas as assertivas II, III e IV estiverem corretas.
Se apenas as assertivas II e IV estiverem corretas.
O contrato de trabalho é:
Consensual, sinalagmático, oneroso, de trato sucessivo.
Direito Trabalho - Identificação Profissional - Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul (IMES) - 2002
A CLT determina que a Carteira de Trabalho e Previdência Social é o documento obrigatório para o exercício de qualquer emprego. Dessa forma, o empregado deve apresentá-la na empresa para efetuar o registro, cabendo à empresa fornecer um recibo de retenção e, nos termos do art. 29 da CLT, devolvê-la em:
Direito Trabalho - Identificação Profissional - Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul (IMES) - 2002
Toda empresa é obrigada, no momento de admissão do empregado a realizar o exame médico admissional e o exame médico periódico, para os empregados com idade de:
menores de 21 anos e maiores de 45 anos de idade.
maiores de 18 anos e menores de 45 anos de idade.
menores de 18 anos e maiores de 45 anos de idade.
maiores de 21 anos e menores de 50 anos de idade.
maiores de 16 anos e maiores de 50 anos de idade.
Direito Trabalho - Identificação Profissional - Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul (IMES) - 2002
No caso de falência da empresa de trabalho temporário, a empresa tomadora de serviço ou cliente é __________________ pelo recolhimento das contribuições previdenciárias no tocante ao tempo em que o trabalhador esteve sob suas ordens, assim como em referência ao mesmo período, pela remuneração e indenizações previstas neste decreto.
não é responsável.
solidariamente responsável.
é responsável por 20% (vinte por cento) do total devido ao trabalhador.
é responsável por 40% (quarenta por cento) do total devido ao trabalhador.
é responsável por 30% (trinta por cento) do total devido ao trabalhador.
Para efeitos de emissão, substituição ou anotação de Carteiras de Trabalho e Previdência Social, alterar documento verdadeiro ou torná-lo falso, no todo ou em parte, constitui
crime de falsificação de documento público.
crime de falsificação de documento particular.
infração administrativa.
contravenção penal.
crime de falsidade.
As anotações apostas pelo empregador na Carteira de Trabalho e Previdência Social do empregado geram presunção
relativa.
relativa contra o empregador e absoluta contra o empregado.
absoluta.
absoluta contra o empregador e relativa contra o empregado.
absoluta depois de decorrido o prazo do contrato de experiência.
A hipótese que NÃO representa um dever do funcionário é:
assiduidade;
pontualidade;
licença-prêmio;
urbanidade;
discrição.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...