Lista completa de Questões sobre Introdução para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Identifique as proposições verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ). ( ) Em toda relação de trabalho sempre há relação de emprego. ( ) Em toda relação de emprego sempre há relação de trabalho. ( ) Relação de emprego e relação de trabalho são sinônimos. ( ) O requisito da exclusividade na prestação do serviço é indispensável para o reconhecimento do vínculo empregatício. ( ) A CLT permite que o empregador, em casos excepcionais, altere unilateralmente as condições de trabalho de seu empregado. Assinale a seqüência correta:
V, V, F, V, F.
V, F, V, F, V.
V, F, F, V, V.
F, V, F, F, V.
F, V, F, F, F.
Assinale a alternativa correta, de acordo com a consolidação das leis do trabalho.
Considera-se empregado toda pessoa física ou jurídica que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.
Não se computará, na contagem de tempo de serviço, para efeito de indenização e estabilidade, os períodos em que o empregado estiver afastado do trabalho prestando serviço militar.
A alteração na estrutura jurídica da empresa afetará diretamente os direitos adquiridos por seus empregados.
Não se distingue entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador e o executado no domicílio do empregado, desde que esteja caracterizada a relação de emprego.
A prestação de trabalho intelectual, técnico e manual enseja distinções relativas à espécie de emprego e à condição de trabalhador.
Quanto aos sujeitos do contrato de trabalho, assinale a alternativa correta.
As instituições religiosas e as de beneficência não podem ser empregadores porque a atividade econômica pressupõe, necessariamente, a ideia de lucro.
Ofato de ser uma mesma pessoa diretora de mais de uma sociedade revela, por si só, a existência de grupo econômico.
Os filhos podem contratar os pais como seus empregados, porém os pais não podem contratar os filhos, por conta da vedação de venda de ascendente a descendente.
O trabalhador em domicílio não pode ser empregado, ainda que haja subordinação à empresa, porque, neste caso, estará ausente a habitualidade.
Oempregado, eleito diretor da sociedade anônima para a qual trabalha, perde a condição de empregado no período emque exerce a função de direção.
O documento que determinou a organização de berçários foi o seguinte:
Note-se que essa última teoria não se aplica restritivamente à figura do empregador, aplicando-se também a outros ramos do direito. No entanto, sobre a mencionada teoria, aplicada às relações de trabalho, afirma-se que o(a)
art. 2º, parágrafo 2º da CLT, consagra a teoria da desconsideração da personalidade jurídica no Direito do Trabalho, quando a realidade demonstra a existência de empregador único.
natureza jurídica da desconsideração da pessoa jurídica não é autônoma diante da teoria dos vícios do ato jurídico.
teoria atinge a constituição, a estrutura e a existência da pessoa jurídica empregadora.
teoria se confunde com a anulação ou declaração de nulidade da personalidade jurídica.
teoria cuida da extinção ou dissolução da pessoa jurídica.
O empregado diferencia-se do trabalhador autônomo porque
a relação do autônomo com o tomador não é caracterizada pela subordinação.
o trabalho autônomo não pode ser gratuito.
o trabalho do empregado não deve ser oneroso.
a alteridade está presente apenas nas relações entre o autônomo e seu contratante.
o trabalho do empregado deve ser eventual, o do autônomo, constante.
Mário é analista de sistemas e labora com habitualidade para duas empresas. Em ambas as empresas possui dia e horário de trabalho pré-estipulado, recebe salário, bem como recebe ordens de superiores hierárquicos, porém labora apenas duas horas por dia na empresa Y. Considerando que Mário não possui dependência econômica com a empresa Y, uma vez que seu salário representa 10% de seus rendimentos, mas possui dependência econômica com a empresa X em que seu salário representa 90% de seus rendimentos, é certo que Mário
poderia ser considerado empregado de ambas as empresas desde que seu salário na empresa Y representasse mais de 50% de seus rendimentos.
pode ser considerado empregado de ambas as empresas tendo em vista que a dependência econômica não é requisito específico do contrato de emprego.
não pode ser considerado empregado da empresa Y, uma vez que se considera empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste.
poderia ser considerado empregado de ambas as empresas desde que laborasse mais que cinco horas de trabalho na empresa Y.
só pode ser considerado empregado de uma das empresas, tendo em vista que há expressa proibição legal de pessoa física possuir dois contratos de trabalho.
Joana é viúva e cria cinco filhos. Em sua residência possui quatro empregados: Cida, Maria, Débora e Osvaldo. Cida é a cozinheira; Débora é a auxiliar do lar com as funções de lavar louças, lavar e passar roupas, bem como arrumar toda a casa; Maria é a baba de seus filhos e Osvaldo foi contratado como motorista da família com a função principal de levar e buscar seus cinco filhos na escola. Considerando que a comida feita por Cida possui grande qualidade, Joana faz da sua residência um restaurante no horário do almoço. Nesse caso, NÃO é(são) considerado(s) empregado(s) domésticos
Osvaldo, apenas.
Cida e Débora, apenas.
Cida, Débora, Osvaldo e Maria.
Cida, apenas.
Cida, Débora e Maria, apenas.
O contrato de emprego, modalidade de relação de trabalho, caracteriza-se pelos seguintes elementos necessários e cumulativos:
autonomia, liberdade, pessoalidade e onerosidade.
onerosidade, subordinação, pessoalidade e natureza não-eventual da prestação dos serviços.
pessoalidade, caráter não-eventual dos serviços, exclusividade e autonomia.
subordinação, onerosidade e caráter eventual da prestação dos serviços.
alteridade, autonomia, liberdade e autodeterminação.
O artigo 3.º da CLT dispõe que empregado é toda pessoa física que preste serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário. Com referência a esse dispositivo, julgue os itens seguintes.
I É obrigatório que o empregado preste os serviços no estabelecimento do
empregador.
II A exclusividade na prestação do serviço é requisito essencial para a definição de
empregado.
III O elemento fundamental que distingue o empregado do trabalhador autônomo é a
subordinação.
IV O estagiário também é considerado empregado.
Assinale a opção correta.
Apenas o item I está certo.
Apenas o item III está certo.
Apenas os itens I e IV estão certos.
Apenas os itens II e III estão certos
Apenas os itens II e IV estão certos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...