Lista completa de Questões de Direito Trabalho da CONATEC para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A conversão de 1/3 (um terço) do período de férias em abono pecuniário:
É faculdade do empregado e depende da concordância do empregador.
É faculdade do empregador e independe da concordância do empregado
Deverá ser requerida pelo empregado até 15 (quinze) dias antes do término do período aquisitivo.
Deverá ser objeto de acordo escrito entre empregado e empregador, tratando-se de férias coletivas.
Quanto à remuneração do empregado, não é correto afirmar que:
Na falta de estipulação do salário ou não havendo prova sobre a importância ajustada, o empregado terá direito a perceber o salário mínimo
Quando o pagamento houver sido estipulado por mês, deverá ser efetuado, o mais tardar, até o quinto dia útil do mês subseqüente ao vencido.
O pagamento de comissões e percentagens só é exigível depois de ultimada a transação a que se referem.
É lícito ao empregador efetuar desconto nos salários do empregado quando este resultar de adiantamentos ou de dano causado dolosamente pelo empregado.
Segundo a CLT, compreendem-se na remuneração do empregado:
As gorjetas que o empregado receber, desde que cobradas na conta e pagas diretamente pelo empregador.
Os vestuários, equipamentos e outros acessórios habitualmente fornecidos ao empregado e utilizados no local de trabalho para realização dos respectivos serviços.
As comissões, percentagens, gratificações, abonos, assim como as diárias para viagem que excedam 50% do salário percebido pelo empregado.
Transporte fornecido pelo empregador para o deslocamento até o trabalho e retorno, em percurso não servido por transporte público.
A Constituição Federal, a lei e a Convenção Coletiva de Trabalho são fontes do Direito do Trabalho. Sobre essas três fontes, assinale a alternativa correta:
A primeira é fonte material porque dela se originam todas as demais fontes, como as duas últimas, que são fontes formais.
A última é fonte formal autônoma.
As duas primeiras são fontes formais e a terceira é fonte material heterônoma.
Todas as três são fontes formais heterônomas.
Um dos princípios que informam o Direito do Trabalho é o da primazia da realidade e consiste, resumidamente:
Na aplicação, nos casos concretos, sempre da norma mais favorável ao empregado, quando houver conflito entre normas.
Na impossibilidade de configuração de vínculo jurídico de emprego entre parentes, consangüíneos ou por afinidade, até o 2º grau, nestes incluídos os primos e primos-irmão, em razão do trabalho prestado derivar do dever de colaboração e não da subordinação jurídica.
Assinale a alternativa incorreta.
O representante dos empregados na Comissão de Conciliação Prévia, instituída no âmbito da empresa, deverá, necessariamente, afastar-se de suas atividades normais na empresa para que o empregador não exerça qualquer pressão sobre sua atividade como conciliador.
É vedada a dispensa dos representantes dos empregados membros da Comissão de Conciliação Prévia, titulares e suplentes, até um ano após o final do mandato, salvo se cometerem falta grave, nos termos da lei.
A Comissão de Conciliação Prévia, instituída no âmbito da empresa, será composta de, no mínimo, dois e, no máximo, dez membros.
Segundo a CLT, aceita a conciliação na Comissão de Conciliação Prévia, será lavrado termo assinado pelo empregado, pelo empregador ou seu preposto e pelos membros da Comissão, e o referido termo constitui títuloexecutivo extrajudicial e terá eficácia liberatória geral, exceto quanto às parcelas expressamente ressalvadas.
Assinale a única alternativa incorreta:
À falta de acordo ou prova sobre condição essencial ao contato verbal, esta se presume existente, como se tivesse sido celebrada na conformidade dos preceitos jurídicos adequados à sua legitimidade.
À falta de prova ou inexistindo cláusula expressa a tal respeito, entende-se que o empregado estará obrigado a todo e qualquer serviço compatível com a sua condição pessoal.
O sub-empreiteiro responderá pelas obrigações derivadas do contrato de trabalho que celebrar, mas o empregado tem direito de reclamar do empreiteiro principal, ainda que sem vínculo empregatício com este, pelo inadimplemento das obrigações do sub-empreiteiro.
Os direitos oriundos da existência do contato de trabalho não subsistirão em caso de falência ou concordata da empresa, em razão do juízo universal.
Pela CLT, o contrato de trabalho por prazo determinado:
Não poderá ser estipulado por mais de 90 (noventa) dias.
Passará a vigorar sem determinação de prazo se prorrogado mais de uma vez.
Somente será válido em se tratando de serviço cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminação do prazo.
Quanto à alteração do contrato de trabalho, não é correto afirmar que:
É lícita a transferência quando ocorrer extinção do estabelecimento em que trabalhar o empregado.
Considera-se transferência, para os efeitos da CLT, aquela que acarretar necessariamente a mudança do domicílio do empregado.
Segundo a jurisprudência do TST, o pressuposto legal apto a legitimar a percepção do adicional de transferência é que esta seja definitiva.
As despesas resultantes da transferência correrão por conta do empregador.
Considera-se trabalho em regime de tempo parcial aquele:
Que não extrapola a duração normal do trabalho prevista no art. 71, inciso XIII, da Constituição Federal, que é de quarenta e quatro horas semanais.
Prestado em apenas em um período, seja matutino, vespertino ou noturno.
Cuja duração não exceda a trinta e seis horas semanais.
Cuja duração não exceda a vinte e cinco horas semanais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...