Lista completa de Questões sobre Disposições Gerais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Tributário - Disposições Gerais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens a seguir, acerca do Sistema Tributário Nacional, da competência tributária e dos tributos.
Tributo, definido como prestação pecuniária compulsória em moeda, pode constituir sanção de ato ilícito, cobrada mediante atividade judicial ou administrativa.
O tributo é definido pelo Código Tributário Nacional como toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. Nesse sentido, atende à definição de tributo, EXCETO a concepção de que
obedece ao princípio da legalidade tributária.
não se confunde com as penalidades, apesar de tributos e penalidades terem natureza compulsória.
deve ser realizada a cobrança tributária conforme determina a lei, não comportando discricionariedade do administrador público.
é obrigatório o pagamento tributário ao Estado, podendo ser efetuado somente em dinheiro.
exige um comportamento obrigatório do sujeito passivo, implicando uma sanção em caso de descumprimento.
Os tributos são classificados, quanto à hipótese de incidência, como vinculados, quando exigem uma contraprestação estatal específica relativa ao contribuinte, e não vinculados, quando a vantagem para o contribuinte decorre da realização do bem comum. São classificados como tributos vinculados:
taxas e contribuições de melhorias.
impostos e taxas.
apenas impostos.
apenas contribuições de melhorias.
apenas taxas.
Direito Tributário - Disposições Gerais - Concursos da Universidade de Pernambuco (UPENET/ UPE / IAUPE) - 2011
Sobre o Direito Tributário, julgue as assertivas que se seguem:
I. Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei complementar e cobrada mediante atividade administrativa discricionária;
II. A observância das normas complementares das leis, dos tratados e das convenções internacionais e dos decretos, como os atos normativos expedidos pelas autoridades administrativas, não exclui a imposição de penalidades, a cobrança de juros de mora e a atualização do valor monetário da base de cálculo do tributo;
III. Interpreta-se literalmente a legislação tributária que disponha sobre suspensão ou exclusão do crédito tributário;
IV. A autoridade administrativa poderá desconsiderar atos ou negócios jurídicos praticados com a finalidade de dissimular a ocorrência do fato gerador do tributo ou a natureza dos elementosconstitutivos da obrigação tributária, observados os procedimentos a serem estabelecidos em lei ordinária;
V. Pelo princípio do Pecunia non olet, para o direito tributário, não existe relevância, se a situação que teve como consequência a ocorrência do fato gerador configure ilícito, mesmo que criminal. Assim alguém que obtenha rendimentos com o jogo do bicho deve pagar imposto de renda à União sobre tais rendimentos.
Quantas assertivas estão CORRETAS
Três.
Duas.
Uma.
Uma.
Quatro.
De acordo com o previsto no Código Tributário Nacional, tributo
Considere:
I. Tributo é toda prestação pecuniária compulsória ou voluntária, que constitua ou não sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa não vinculada.
II. Constitui delegação de competência tributária o cometimento, a pessoas de direito público ou privado, do encargo ou da função de arrecadar tributos, compreendendo as garantias e os privilégios processuais que competem à pessoa jurídica de direito público que a conferir.
III. Compete ao Distrito Federal e aos Estados não divididos em Municípios, instituir, cumulativamente, os impostos atribuídos aos Estados e aos Municípios.
IV. As taxas têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a discricionariedade em relação a serviço público específico e indivisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.
V. Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.
Está correto o que se afirma APENAS em
III e V.
II, IV e V.
II e III.
I e IV.
I, III e V.
Sobre os princípios jurídicos que orientam a tributação, é CORRETO afirmar:
Os imóveis urbanos objeto de promessa de venda pelo Estado a particular estão imunes ao imposto sobre propriedade territorial e predial urbano.
Os imóveis de propriedade das entidades religiosas, quando alugados para atividade comercial, desde que o produto da locação seja revertido para as atividades finalísticas da locadora, são imunes a tributação.
Em razão do princípio da imunidade recíproca, não é devido o ICMS incidente sobre as operações relativas a energia elétrica adquirida pelos Municípios.
A imunidade recíproca favorece exclusivamente as pessoas jurídicas de direito público.
As empresas jornalísticas que editam jornais são imunes ao pagamento do imposto de renda.
Assinale a alternativa incorreta:
o lançamento tributário pode ser direto, por declaração ou por homologação;
qualquer dos entes federados podem instituir o empréstimo compulsório;
contribuinte é todo sujeito passivo que tem uma relação pessoal e direta com a situação que constitua o fato gerador;
o fato gerador é a situação que gera a obrigação tributária.
Confunde-se com a figura do tributo, uma vez que se origina de fato cuja ocorrência faça nascer a obrigação de prestação, nos termos da lei. Confunde-se, ainda, com tributo porque, em ambos, há uma prestação pecuniária instituída por lei, com caráter compulsório, e cuja satisfação independe de atividade discricionária do poder público. Trata-se de
empréstimo compulsório.
imposto de renda de pessoa física.
imposto de renda de pessoa jurídica.
taxas e contribuições de melhoria.
taxas e contribuições emergenciais.
Direito Tributário - Disposições Gerais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação à retenção de impostos federais previstos na legislação tributária, julgue os itens que se seguem.
Tributo é todo pagamento pecuniário compulsório, instituído por lei, que não configure um ato ilícito. Entre os tributos, o imposto tem como fato gerador o exercício regular do poder de polícia ou a utilização de serviço público prestado ao contribuinte.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...