Lista completa de Questões de Economia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando os conceitos de agregados monetários, em épocas de aumento da taxa de inflação ocorre:
Imagine que o processo de formação de expectativas dos agentes econômicos com relação à taxa de inflação no período t seja caracterizado pela equação, onde representa a taxa de inflação do período anterior, representa a taxa de inflação esperada para o período atual e representa o parâmetro de formação de expectativas. Considere uma formulação da Curva de Phillips dada pela equação, onde representa a taxa de desemprego no período atual e um parâmetro. As versões original e aceleracionista da Curva de Phillips podem ser obtidas a partir da formulação acima quando o parâmetro assume, respectivamente, os valores
Em relação à criação dos meios de pagamento e da base monetária, analise as afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F):
I. Uma redução nas reservas internacionais realizada pelo Bacen aumenta a base monetária e os meios de pagamento.
II. Uma operação de compra de títulos públicos pelo Bacen aumenta o seu ativo e, portanto, o M1.
III. Um déficit fiscal reduz a base monetária e os meios de pagamento.
A sequência correta é:
Uma maneira possível de reduzir a "taxa natural" de desemprego de uma economia seria
aumentar o valor do salário mínimo real
praticar uma política monetária expansionista
praticar uma política fiscal expansionista
aumentar o volume de informações sobre oferta e demanda por trabalhadores
aumentar o valor dos benefícios do seguro-desemprego em termos reais
De acordo com o Efeito Fisher:
Considere um investidor estrangeiro pensando em aplicar parte de seus fundos em títulos da dívida interna brasileira por um mês. A taxa de juros mensal no Brasil é de 30%. No mês presente, é necessária uma unidade da moeda deste investidor estrangeiro para comprar um Real, enquanto no próximo mês, o valor esperado é de 0.95 unidades da moeda deste investidor para comprar um Real. Indique qual das afirmações abaixo seria compatível com uma explicação de comportamento racional por parte deste investidor.
ele deveria comprar os títulos da dívida brasileira se a taxa de juros real em seu país fosse de 25% ao mês
ele deveria comprar os títulos da dívida brasileira se a taxa de juros real em seu país fosse inferior a 22% ao mês
ele não deveria comprar os títulos da dívida brasileira se a taxa de juros real em seu país fosse de 21% ao mês
ele deveria comprar os títulos da dívida brasileira apenas se a taxa real de juros em seu país fosse inferior a 30% ao mês
ele deveria comprar os títulos da dívida brasileira, mesmo se a taxa real de juros em seu país fosse superior a 30% ao mês
Em relação aos setores de atividade econômica que compõem o cálculo atual do PIB, analise as afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F):
I. O Subsetor Industrial de Utilidade Pública (SIUP) provê os serviços de água, gás e energia.
II. O setor industrial inclui o subsetor de construção.
III. O setor de serviços provê serviços de atividades imobiliárias e de administração, saúde e educação públicas.
A sequência correta é:
A partir da situação de equilíbrio denotada pelos pontos, e, um aumento nos gastos do governo irá
diminuir a taxa de juros de equilíbrio
diminuir o nível de produto de equilíbrio
manter o nível de produto de equilíbrio constante
aumentar o nível de produto de equilíbrio e deixar a taxa de câmbio constante
causar uma apreciação na taxa de câmbio (ou seja, um decréscimo em E)
De acordo com os últimos dados sobre mobilidade de educação e renda no Brasil (IBGE, 2016), a renda dos filhos ainda depende fortemente da educação dos pais. Por exemplo, a percentagem de filhos de analfabetos que ganham mais do que 5 salários mínimos é de apenas 3%, ao passo que entre os filhos de universitários esse percentual atinge 46%.
Esses dados indicam que:
A partir da situação de equilíbrio denotada pelos pontos, , a contração na oferta monetária doméstica terá o efeito de
diminuir o nível de produto de equilíbrio e apreciar a taxa de câmbio (ou seja, observar um decréscimo E)
aumentar a taxa de juros e depreciar a taxa de câmbio no novo equilíbrio
diminuir os níveis de produto e taxa de juros de equilíbrio
aumentar o nível de produto e causar uma apreciação na taxa de câmbio de equilíbrio
aumentar o nível de produto e diminuir a taxa de juros de equilíbrio
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...