Questões de Economia

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O bônus demográfico é considerado uma oportunidade para o crescimento de um país e acontece quando há um número menor de crianças e idosos em relação à população total. No Brasil, o número de crianças apresenta trajetória de queda, mas o de idosos cresce, de modo que podem-se aproveitar ainda os benefícios do bônus demográfico.

Para isso, é necessário que:

  • A. a população total tenha seu crescimento estabilizado;
  • B. haja uma queda no crescimento da população total;
  • C. a população economicamente ativa (PEA) cresça em relação à população total;
  • D. a população total cresça mais do que a população economicamente ativa (PEA);
  • E. a população economicamente ativa (PEA) cresça no mesmo ritmo da população total.

As próximas 3 questões são baseadas na seguinte formulação: Pela identidade das contas nacionais, temos Y=C+I+G+NX, onde Y representa o nível de produto agregado, C o consumo, I o investimento, G os gastos do governo, e NX o saldo líquido da balança comercial, dado pela diferença entre exportações e importações do país. O nível de poupança é definido como S=Y-C-G, de forma que rearranjando os termos podemos escrever S-I=NX. Definimos E como a taxa de câmbio real desta economia. Assumindo que as decisões de poupança e investimento não dependem da taxa de câmbio real, e que o saldo líquido da balança comercial depende negativamente da taxa de câmbio real, podemos representar a determinação da taxa de câmbio de equilíbro E* como no diagrama abaixo:

dada a identidade S-I=NX que sempre deve estar satisfeita.

Indique, entre os fatos abaixo, aquele que não terá efeito sobre o saldo líquido da balança comercial.

  • A. uma política fiscal expansionista dentro do país
  • B. uma política fiscal expansionista fora do país
  • C. um aumento das barreiras ao comércio internacional
  • D. um aumento da demanda por investimentos
  • E. um decréscimo na demanda por investimentos

As próximas 3 questões são baseadas na seguinte formulação: Pela identidade das contas nacionais, temos Y=C+I+G+NX, onde Y representa o nível de produto agregado, C o consumo, I o investimento, G os gastos do governo, e NX o saldo líquido da balança comercial, dado pela diferença entre exportações e importações do país. O nível de poupança é definido como S=Y-C-G, de forma que rearranjando os termos podemos escrever S-I=NX. Definimos E como a taxa de câmbio real desta economia. Assumindo que as decisões de poupança e investimento não dependem da taxa de câmbio real, e que o saldo líquido da balança comercial depende negativamente da taxa de câmbio real, podemos representar a determinação da taxa de câmbio de equilíbro E* como no diagrama abaixo:

dada a identidade S-I=NX que sempre deve estar satisfeita.

Imagine que o governo cause um decréscimo na poupança nacional aumentando seus gastos. De acordo com o modelo ao lado, o resultado será

  • A. um aumento no saldo líquido da balança comercial
  • B. um decréscimo da taxa de câmbio real
  • C. um deslocamento para fora da curva NX(E)
  • D.

    nenhum efeito sobre o saldo líquido da balança comercial

  • E.

    um decréscimo no saldo líquido da balança comercial

As próximas 3 questões são baseadas na seguinte formulação: Pela identidade das contas nacionais, temos Y=C+I+G+NX, onde Y representa o nível de produto agregado, C o consumo, I o investimento, G os gastos do governo, e NX o saldo líquido da balança comercial, dado pela diferença entre exportações e importações do país. O nível de poupança é definido como S=Y-C-G, de forma que rearranjando os termos podemos escrever S-I=NX. Definimos E como a taxa de câmbio real desta economia. Assumindo que as decisões de poupança e investimento não dependem da taxa de câmbio real, e que o saldo líquido da balança comercial depende negativamente da taxa de câmbio real, podemos representar a determinação da taxa de câmbio de equilíbro E* como no diagrama abaixo:

dada a identidade S-I=NX que sempre deve estar satisfeita.

Imagine agora que o governo crie um incentivo fiscal que torne mais atrativos os investimentos no país em questão. De acordo com o modelo fornecido, o resultado será

  • A. um decréscimo no saldo líquido da balança comercial
  • B. um decréscimo da taxa de câmbio real
  • C. um deslocamento para fora da curva NX(E)
  • D.

    nenhum efeito sobre o saldo líquido da balança comercial

  • E.

    um aumento no saldo líquido da balança comercial

Indique a afirmação VERDADEIRA a respeito de uma economia aberta com regime de taxa de câmbio FIXA.

  • A.

    Assumindo mobilidade perfeita de capital, a taxa de juros doméstica deve ser superior à externa.

  • B.

    O Banco Central desta economia pode usar a política monetária para tentar combater o desemprego.

  • C.

    Assumindo mobilidade perfeita de capital, a taxa de juros doméstica deve ser inferior à externa.

  • D.

    No caso de um aumento da demanda pela moeda doméstica, o governo deve reduzir seus gastos para manter a taxa de câmbio no nível desejado.

  • E.

    No caso de um aumento na demanda por moeda doméstica, o Banco Central deve aumentar a oferta de moeda para manter a taxa de câmbio no nível desejado.

Indique, entre os efeitos mencionados em cada uma das opções abaixo, qual não seria resultante de uma política de corte de impostos e aumento de despesas governamentais dos Estados Unidos.

  • A.

    Um decréscimo no nível de investimento interno nos países da Europa.

  • B.

    Uma queda no investimento externo líquido nos países da Europa.

  • C.

    Nenhum efeito sobre o investimento ou a taxa de câmbio nos países da Europa.

  • D.

    Um decréscimo na taxa real de câmbio dos países da Europa.

  • E.

    Um decréscimo no déficit comercial externo dos países da Europa.

Nas sociedades anônimas,

  • A.

    a constituição da reserva legal é sempre obrigatória, formada por 10% do lucro líquido do exercício, até chegar ao montante de 30% do capital social.

  • B.

    a reserva legal pode deixar de ser constituída no exercício em que o seu saldo, acrescido das reservas de capital, exceder a 30% do capital social.

  • C.

    a constituição da reserva legal pode deixar de ser feita no exercício em que o seu saldo exceder a 30% do capital representado pelas ações preferenciais sem direito de voto.

  • D.

    a reserva legal é calculada na base de 5% do capital social, tomando-se por base o lucro bruto do exercício.

  • E.

    o saldo da reserva legal que exceder 30% do capital social pode ser usado para criação de reserva estatutária.

O Conselho Monetário Nacional

  • A.

    teve a sua competência de regulamentar a legislação bancária revogada pela Constituição Federal de 1988, a qual proibiu a delegação de poderes.

  • B. é um órgão auxiliar do Ministro da Fazenda.
  • C.

    é um órgão colegiado que aprecia, em grau de recurso, pelo Conselho de Recursos do Sistema Financeiro, as penalidades aplicadas pelo Banco Central do Brasil.

  • D.

    é um órgão no qual são representados todos os segmentos econômicos pertencentes aos mercados financeiro e de capitais, com finalidade consultiva, objetivando o aprimoramento da legislação correspondente.

  • E.

    exerce o chamado "Poder Monetário", pois a lei lhe dá poderes de legislar por delegação nas matérias de sua competência, sem subordinação a qualquer outro órgão do Governo.

As corretoras e distribuidoras de valores mobiliários, ao agirem no mercado,

  • A.

    representam interesses de clientes e por isso não têm responsabilidade pela liquidação da operação.

  • B.

    representam carteiras próprias e por isso respondem pela liquidação da operação.

  • C.

    devem explicar aos demais operadores por que vendem ou compram determinados valores mobiliários.

  • D.

    devem comunicar à Bolsa, ao Banco Central e ao mercado, em nome de quem operam para elidir responsabilidades.

  • E.

    funcionam como comissários mercantis, respondendo pelas declarações que fizerem.

Legitimação e titularidade são conceitos que indicam posição jurídica em que há

  • A. exercício e poder de disposição do direito
  • B. poder absoluto de disposição do direito
  • C. poder absoluto de exercício do direito
  • D. exercício sem poder de disposição do direito
  • E. poder de disposição do direito sem seu exercício
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