Lista completa de Questões de Economia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O modelo IS-LM capta grande parte do que ocorre na economia no curto prazo. Assinale a opção correta em relação a esse modelo.
Um aumento dos impostos desloca a curva IS para a esquerda.
O mercado de moeda também estará fora do equilíbrio em um ponto fora do equilíbrio das curvas IS-LM.
Uma política monetária de redução da taxa de depósitos compulsórios desloca a curva LM para cima e para a esquerda.
Por esse modelo, um aumento na taxa de juros acarreta aumento no investimento, visto que, nesse caso, os investidores ganharão mais.
A principal simplificação desse modelo é que a taxa de juros não afeta a demanda por bens.
Economia - Comissão Econômica para a América Latina - CEPAL - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL) desenvolveu uma interpretação própria sobre o desenvolvimento econômico latino-americano, apresentando propostas para acelerar o crescimento dessa região. Considerando essas informações, julgue os itens de 91 a 93, referentes à CEPAL e à teoria de vantagens comparativas.
A CEPAL exerceu influência sobre a política econômica brasileira, especialmente com sua tese acerca da deterioração dos termos de troca.
Economia - Determinação do Nível de renda e Produtos Nacionais - Mercado de Bens e Serviços - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Keynes, na Teoria Geral do Juro, do Emprego e da Moeda, mensura o produto nacional em termos de unidades de salários, isto é, ele usa a variável PY/w, em que Y representa o produto nacional, P é o nível de preços e w denota o salário nominal. Nesse sentido, assinale a opção correspondente à unidade de mensuração dessa variável.
os bens
o tempo
o salário real
o produto real
os trabalhadores
De acordo com a teoria microeconômica marginalista tradicional, as firmas que atuam em um mercado em Concorrência Perfeita
fixam uma margem de lucros sobre o custo de produção para determinar o preço de seus produtos.
submetem-se aos tabelamentos de preços prescritos pelos Governos.
valem-se de pesquisas sobre os preços vigentes no mercado para bens substitutos para estabelecerem seus próprios preços.
são tomadoras do preço de mercado, fazendo valer a igualdade entre sua receita marginal e seu custo marginal de produção.
determinam seus preços com base no custo de reposição dos bens vendidos.
Em relação à política fiscal e à política monetária, assinale a opção correta.
No médio prazo, redução do déficit orçamentário leva a redução do nível de investimento.
Uma política monetária expansionista leva a aumento de preços e, no médio prazo, é irrelevante com relação ao produto da economia.
No curto e no longo prazos, uma política monetária contracionista leva à redução do produto da economia.
Apesar de ser eficiente no controle da inflação, uma política fiscal contracionista causa recessão da economia no médio prazo.
Uma política monetária contracionista, assim como uma política contracionista fiscal, reduz a inflação no médio prazo e possui efeitos neutros em relação ao produto da economia.
Economia - O Plano de Metas e a Industrialização Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação ao Plano de Metas, elaborado e implementado pelo governo Juscelino Kubitschek, julgue os itens seguintes.
O Estado assumiu, explicitamente, seu papel de produtor, responsabilizando-se pelo controle da produção de certos insumos básicos, como, por exemplo, petróleo, aço e energia elétrica.
Em relação ao número-índice, assinale a alternativa incorreta.
No número-índice Relação de Preço, o símbolo o tem como significação época comparada.
O conceito de Identidade em número-índice retrata que este deve ser igual à unidade quando a época a ser comparada for igual à época de referência.
Um artigo adquirido por $2.438,12 em 1990 e por $2.789,23 em 2003 tem como índice de variação 0,14, tendo-se como base o valor de compra no ano de 1990.
A propriedade Inversão do Tempo em número-índice retrata a permutação de dois períodos s e t, tendo-se como resultado a inversão um do outro.
Considere:
I. O monopólio legal é necessariamente compatível com a eficiência econômica, o Ótimo de Pareto e a maximização do bem-estar social.
II. Quando uma firma produz segundo uma função de produção com rendimentos crescentes de escala, então, estão determinadas as pré-condições necessárias e suficientes para a instalação de um monopólio legal.
III. O monopólio natural surge quando economias de escala tornam a produção de uma empresa de tão baixo custo que inviabiliza a entrada de outros competidores no mercado.
IV. Um monopólio pode ser simultaneamente natural e legal, visto que o primeiro é definido por condições técnicas e o segundo por condições de regulação dos mercados.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
Acerca das relações entre o nível de atividade econômica e o mercado de trabalho, assinale a opção correta.
A taxa de inflação aumentará sempre que a taxa natural de desemprego for menor que a taxa de desemprego efetivo.
Com indexação salarial disseminada, fortes mudanças no desemprego não ocasionarão impactos inflacionários.
Aumento do produto acarreta aumento do salário nominal e, consequentemente, aumento do nível de preços da economia.
Choques negativos na oferta agregada geram recessão, mas ocorre queda de preços suficiente para o aumento do salário real.
Altas taxas de inflação reforçam a relação de dependência entre emprego e inflação.
Economia - O Plano de Metas e a Industrialização Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação ao Plano de Metas, elaborado e implementado pelo governo Juscelino Kubitschek, julgue os itens seguintes.
A despeito de todas as ações empreendidas pelo governo, o produto industrial brasileiro cresceu a taxas muito baixas ao longo de todo o período de vigência desse plano.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...