Lista completa de Questões de Economia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A atividade de regulação é justificada, do ponto de vista econômico, pelas denominadas falhas de mercado, entre as quais se inserem as externalidades que
são geradas a partir do custo marginal da prestação da atividade econômica e sua não correspondência no preço de mercado.
correspondem aos efeitos exógenos que devem ser internalizados na prestação da atividade econômica em regime de monopólio natural.
constituem um custo ou um benefício gerado por uma atividade econômica que não é arcado ou apropriado pelo agente da atividade econômica.
são geradas a partir do ganho marginal decorrente da atividade econômica, e que devem ser internalizados na estrutura de custos do agente.
correspondem aos efeitos adversos da atividade na econômica, os quais devem ser minimizados pela regulação.
Assinale a opção correta acerca de taxa de câmbio.
O mercado cambial competitivo é o mais propício às oportunidades de arbitragem.
Um aumento da taxa de juros de um país deprecia a taxa de câmbio.
O equilíbrio do mercado cambial é consequência da paridade dos juros de todas as moedas envolvidas.
Uma política de financiamento do déficit público com empréstimos externos deprecia o câmbio.
Considerando que todas as outras variáveis permaneçam constantes, é correto afirmar que uma apreciação cambial do país tornará seus bens mais baratos para os estrangeiros.
Economia - O Plano de Metas e a Industrialização Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação ao Plano de Metas, elaborado e implementado pelo governo Juscelino Kubitschek, julgue os itens seguintes.
A partir da elaboração desse plano, o governo ampliou suas funções, passando a programar e supervisionar o crescimento de setores industriais específicos.
A respeito da evolução da discussão doutrinária a partir do surgimento da Teoria da Captura (captura regulatória na teoria econômica) é correto afirmar que
seu fundamento manteve-se na denominada Normative Analysis as a Positive Theory − NPT, sustentando que as falhas de mercado são as principais razões para a regulação de determinado setor.
a mesma cinge-se às situações caracterizadas como monopólio natural, onde a atividade, dado o nível de demanda e a estrutura de custos envolvida, impede a entrada no mercado de outros competidores.
teóricos como Stigler e Peltzman passaram a abordar a noção de falhas de governo e não apenas de falhas de mercado, enfocando a atuação de grupos políticos que utilizam seu poder para influenciar a regulação.
deu origem aos conceitos de falha de mercado e de governo e baseia-se, de acordo com a denominada Normative Analysis as a Positive Theory − NPT, no conceito de assimetria de informações desenvolvido por Becker.
teóricos como Stigler e Becker concluíram pela impossibilidade de grupos políticos influenciarem a atividade de regulação, enveredando para a ótica das falhas de mercado.
Acerca de blocos econômicos, acordos internacionais e retaliações, assinale a opção correta.
O Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) é uma área de livre comércio, pois os países envolvidos têm tratamento diferenciado, em relação às tarifas de importação, somente entre eles.
Nas áreas de livre comércio, os países integrantes de cada bloco econômico estabelecem, entre eles, tarifas de importação com alíquotas zero e, em relação a terceiros, tarifas comuns.
Em uma união aduaneira, os países envolvidos, além de terem alíquotas diferenciadas entre eles, estabelecem alíquotas comuns frente a terceiros.
Nos acordos preferenciais de comércio, os países envolvidos estabelecem tarifas comuns aos produtos oriundos de terceiros.
O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é considerado um mercado comum por possuir tarifa externa comum e livre circulação dos fatores de produção.
Economia - O Plano de Metas e a Industrialização Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação ao Plano de Metas, elaborado e implementado pelo governo Juscelino Kubitschek, julgue os itens seguintes.
As metas propostas por esse governo incluíam a promoção da industrialização, mediante a substituição de importações de máquinas e equipamentos, e a realização de investimentos em infraestrutura.
Uma economia apresentou os seguintes dados obtidos no seu sistema de Contas Nacionais, relativos a um determinado ano, expressos em unidades monetárias:
Produto Nacional Líquido a custo de fatores .............. 12.000
Depreciação ............................................................... 2.000
Renda Líquida recebida do exterior ............................ 500
Impostos Indiretos ...................................................... 3.600
Impostos Diretos......................................................... 1.200
Subsídios.................................................................... 600
Transferências do Governo ao setor privado.............. 200
Déficit do Balanço de Pagamentos, em conta corrente... 2.000
Com base nesses dados conclui-se que
o Governo teve um superávit primário nas contas públicas.
o Produto Nacional Líquido a preços de mercado foi menor do que o Produto Nacional Bruto a custo de fatores.
a balança comercial do país foi superavitária.
o Produto Interno Bruto foi superior a 17.000 unidades monetárias.
o Produto Nacional Bruto da economia foi maior do que o Produto Interno Bruto.
Economia - Interligação Entre o Lado Real e o Lado Monetário - Análise IS-LM - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
São dois fatores que provocam o deslocamento da curva IS para a esquerda:
aumento dos gastos do governo e da taxa de juros.
aumento da taxa de redesconto e redução da tributação.
elevação da taxa de juros e redução da tributação.
elevação da tributação e redução dos gastos do governo.
aumento da taxa de redesconto e da taxa de reservas compulsórias dos bancos comerciais.
Economia - O Plano de Metas e a Industrialização Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação ao Plano de Metas, elaborado e implementado pelo governo Juscelino Kubitschek, julgue os itens seguintes.
As severas medidas de política monetária, implementadas para reduzir a base monetária, permitiram a ocorrência de queda significativa das taxas de inflação entre os anos de 1956 e 1961.
165.000.
172.500.
170.000.
167.500.
175.000.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...