Lista completa de Questões de Economia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito da atuação do governo nas finanças públicas e das formas de intervenção da administração na economia, julgue os seguintes itens. Proibir a produção ou consumo de um bem considerado nocivo a terceiros é uma forma comum de intervenção da administração pública na economia. Segundo o Teorema de Coase, em condições ideais, esse tipo de intervenção não seria necessária no caso de haver externalidades negativas, sendo suficientes, nesse caso, a definição clara dos direitos de propriedade e a possibilidade de livre negociação entre as partes afetadas pelo consumo do bem.
Economia - Politica Fiscal e Setor Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito da atuação do governo nas finanças públicas e das formas de intervenção da administração na economia, julgue os seguintes itens. A provisão pública direta de bens e serviços é uma forma tradicional de intervenção do governo no sistema econômico, sendo, economicamente, os bens públicos definidos como os que possibilitam rivalidade e exclusão de algum indivíduo do consumo.
Em dado mercado, inicialmente, opera apenas uma firma. A curva do seu custo total é dada por C (Y) = 12 + 0,7Y2 e a curva de demanda do mercado é dada por X (P) = 150 - P. A partir destas informações, analise.
I. O preço de equilíbrio é igual a R$87,51 e a quantidade de equilíbrio é 62,48, se a firma atuar de forma competitiva.
II. Se a firma se comportar como um monopólio, o preço de equilíbrio será R$100,88 e a quantidade de equilíbrio será 30,12.
III. Se a firma fizer discriminação de preço linear, o lucro do monopolista aumentaria relativamente àquele sem discriminação de preços.
IV. Se outra firma entrar no mercado, tendo a mesma estrutura de custo da empresa já estabelecida, as quantidades no mercado, segundo Cournot serão, para as duas firmas, aproximadamente 34 unidades. Estão corretas apenas as afirmativas
I, III
I , III, IV
II, IV
I, II, III
I, IV
Com base na tabela acima, que apresenta, em unidades monetárias, os dados econômicos de determinado país, julgue os itens a seguir.
Desconsiderando-se eventuais erros e omissões, é correto afirmar que esse país acumulou 20 unidades monetárias em reservas.
Acerca da teoria do consumidor e das curvas de indiferença, julgue os itens subsequentes.
Se as preferências forem transitivas, então as curvas de indiferença não se cruzam.
Economia - Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito de economia, julgue os itens seguintes. O índice de Gini mede o grau de desigualdade na distribuição da renda domiciliar per capita entre os indivíduos. O valor desse índice varia de zero, quando não há desigualdade, até um, quando a desigualdade for máxima.
Com relação à teoria da decisão individual de oferta de trabalho no modelo clássico, sistematizada pela figura a seguir, analise. (Sendo W/P: o salário real, S j N : a oferta de trabalho do indivíduo j (medida em horas de trabalho), U: a curva de utilidade)
Assinale a afirmativa correta.
Os pontos A, B e C sugerem que a curva de oferta de trabalho representada no plano (W/P, Nj) cresça a taxas decrescentes.
O indivíduo j não estará disposto a trabalhar dez horas, se o salário real for igual a cinco.
Os pontos A, B e C proporcionam a mesma satisfação ao indivíduo j.
O indivíduo j estará disposto a trabalhar mais de dez horas, se a renda que ele receber pelo seu trabalho for igual a 48 unidades monetárias.
Os pontos A, B e C representam a produtividade do trabalho.
Com base na tabela acima, que apresenta, em unidades monetárias, os dados econômicos de determinado país, julgue os itens a seguir.
Nesse país, o produto nacional líquido a custo de fatores é 1.200.
Acerca da teoria do consumidor e das curvas de indiferença, julgue os itens subsequentes.
A mensurabilidade da utilidade é característica da abordagem ordinal do consumidor.
A respeito de economia, julgue os itens seguintes. A elevação das taxas internacionais de juros em 1979 resultou, entre outros fatores, na forte contração da atividade econômica na economia brasileira nos anos de 1982 e 1983.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...