Lista completa de Questões de Economia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A experiência brasileira, em termos de conflitos entre os objetivos perseguidos pela política econômica, pode-se dizer que:
I. No início da década de 80, para equilibrar o balanço de pagamentos, a produção (e, portanto, o emprego) e a inflação foram objetivos sacrificados.
II. No Plano Cruzado, o crescimento foi atendido com sacrifício do setor externo; a inflação reduziu-se enquanto o congelamento durou, mas depois saiu do controle.
III. O Plano Bresser voltou a sacrificar o crescimento, objetivando o reequilíbrio externo e o combate à inflação.
IV. O Plano Verão visou reduzir a inflação, mesmo com queda no nível do produto.O Plano Collor tentou (sem êxito) combater a inflação às custas de forte queda da produção.
Somente I e III estão corretas;
Somente I, II e IV estão incorretas;
Somente II e IV estão corretas;
Somente I, III e IV estão incorretas;
Todas as alternativas estão corretas.
No que se refere à política cambial brasileira e às relações comerciais e financeiras do Brasil no âmbito internacional, julgue os itens subsequentes.
Como as reservas internacionais brasileiras em montante são superiores à dívida externa total, excluídos os empréstimos entre companhias, o Brasil é considerado credor externo líquido, o que significa que o país não tem mais obrigações financeiras com o exterior.
Considerando que determinada função custo seja C(Q) = 2Q2 + 1 e a função demanda do mercado seja P(Q) = 80 2Q, em que Q é a quantidade do bem e P o seu preço, julgue os itens subsecutivos.
Em concorrência perfeita, o preço de equilíbrio será, considerando-se o cenário apresentado, de R$ 50,00.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que mede a qualidade de vida da população de um país, compõem-se, ente outros, de indicadores econômicos. Com relação ao IDH, julgue os itens subsequentes.
Como na apuração do IDH não se considera a renda per capita, o Brasil, apesar de apresentar renda per capita alta, possui um IDH baixo.
Considerando que determinada função custo seja C(Q) = 2Q2 + 1 e a função demanda do mercado seja P(Q) = 80 2Q, em que Q é a quantidade do bem e P o seu preço, julgue os itens subsecutivos.
Nessa situação, uma firma monopolista produzirá 10 unidades do bem cobrando R$ 60,00 por unidade.Economia - Politica Fiscal e Setor Público - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Leia as proposições abaixo e marque a alternativa correta a respeito da equivalência ricardiana e sobre a hipótese da renda permanente.
I. De acordo com a equivalência ricardiana, uma redução de impostos não exerce impacto algum sobre as decisões de consumir, caso os planos de gastos do governo permaneçam inalterados.
II. Não há aplicação da chamada equivalência ricardiana se houver restrições ao crédito para as famílias.
III. Segundo a hipótese da renda permanente, a propensão média a consumir aumenta durante períodos de recessão.
I, II e III são falsas.
I é falsa; II e III são verdadeiras.
II é falsa; I e III são verdadeiras.
III é falsa; I e II são verdadeiras.
I, II e III são verdadeiras.
Economia - A Inflação / As Tentativas de Estabilização / O Plano Real / Sistema de Metas de Inflação - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
A taxa de inflação no Brasil, medida pelo IGP-DI se acelerou a partir de 1973, tendo atingido o seu ápice quando se registraram
quase 100% ao mês na época da implementação do Plano Verão
mais de 40% ao mês na fase anterior à implementação do Plano Real
em torno de 80% ao mês na época da implementação do Plano Collor I
mais de 70% ao mês na época da implementação do plano Cruzado
70% na fase anterior da implementação do Plano Collor II
Economia - Interligação Entre o Lado Real e o Lado Monetário - Análise IS-LM - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2012
Redução do nível de preços.
Aumento do nível de preços.
Estabilidade de preços.
Estabilidade de preços acompanhada de expansão da renda.
Com base na teoria clássica de estratificação social, julgue os itens seguintes.
Os estratos são categorias descritivas e estáticas, enquanto as classes sociais são categorias analíticas cujo valor analítico só é adquirido com a inserção das classes sociais em uma teoria de classes.
Com base na teoria clássica de estratificação social, julgue os itens seguintes.
A estratificação social é o processo por meio do qual os indivíduos são classificados, de forma hierárquica horizontal, em uma sociedade, de acordo com seus direitos e obrigações.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...