Lista completa de Questões de Economia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A análise microeconômica estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um sólido fundamento à análise dos agregados econômicos. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Os cartéis confrontam-se com maiores dificuldades na fixação dos preços quando as firmas transacionam produtos heterogêneos, têm diferentes tamanhos e distintas condições de custo.
A análise da oferta e da demanda é tópico relevante para o estudo dos fenômenos econômicos. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Se a queda dos preços de TVs de plasma e LCD aumentar o faturamento com as vendas desses produtos, então é correto afirmar que a demanda é inelástica em relação ao preço.
Nas economias de mercado, os preços se formam diferentemente segundo as estruturas de mercado vigentes. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Contrariamente à Organização dos Países Produtores de Petróleo (OPEP), o cartel do cobre, denominado Conselho Intergovernamental dos Países Exportadores de Cobre (CIPEC), não consegue elevar muito o preço desse metal pelo fato de a demanda mundial de cobre ser bem mais inelástica que a demanda de petróleo.
Considere a seguinte curva de possibilidades de produção para uma determinada economia fictícia, onde Y e X são os únicos bens produzidos na economia.
É correto afirmar que
Economia - Fundamentos da Teoria e Política Macroeconômica - Empresa de Seleção Pública e Privada (ESPP) - 2006
Sobre a afirmação abaixo, assinale a única alternativa correta. Um tributo satisfaz o princípio de eqüidade quando:
cada contribuinte paga de acordo com os benefícios que aufere do bem ou serviço público oferecido pelo Estado.
há uma distribuição justa do ônus do trabalho.
o contribuinte paga de acordo com sua capacidade de pagamento.
os preços relativos não são alterados pelo tributo.
Economia - A Inflação / As Tentativas de Estabilização / O Plano Real / Sistema de Metas de Inflação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A economia brasileira atravessou, durante os anos 1980, uma profunda crise, caracterizada por estagnação econômica e elevadíssimas taxas de inflação. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.
O sucesso do Plano Real deveu-se basicamente à manutenção de uma âncora cambial até 1999.
Economia - Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com base nos conceitos e na legislação sobre finanças públicas, suas técnicas e instrumentos, julgue os itens seguintes.
As necessidades alçadas à condição de meritórias pela sociedade devem ser atendidas segundo o princípio da exclusão, que pressupõe a disposição do consumidor a pagar o preço de mercado pelo bem ou serviço oferecido pelo seu produtor ou prestador.
Considere as informações que se seguem.
Consumo privado = 500
Investimento privado = 400
Consumo do governo + investimento do governo = 300
Exportações de bens e serviços = 100
Importações de bens e serviços = 80
Pagamento de juros sobre a dívida interna = 120
Recebimento de renda vinda do exterior = 15
Remessa de renda ao exterior = 5 Tributos = 70
O PIB nesta economia é igual a:
1020
1120
1220
1320
1420
A demanda real de moeda de uma economia se expressa por M/P = 0,4Y – 40r em que Y iguala a renda real e r, a taxa de juros. A curva IS é dada por Y = 1000 – 350r. Considerando que a renda de equilíbrio desta economia é igual a 611,11 e que o nível geral de preços é igual a 1, o valor da oferta de moeda necessária para que se atinja essa renda de equilíbrio é igual a:
200
300
400
500
600
Economia - MACROECONOMIA - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Considere as afirmativas abaixo quanto ao Risco e Retorno na formação de uma Carteira de Ativos.
I. Risco político é aquele que emerge do perigo que o governo anfitrião tome ações que possam afetar os investidores estrangeiros.
II. Risco não diversificável é a parte de risco de um ativo que pode ser atribuído a causas randômicas, específicas a uma firma.
III. Risco diversificável é a parte relevante do risco de um ativo que pode ser atribuído a fatores de mercado que afetam todas as empresas.
Das afirmativas da página anterior, está(ão) corretas
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...