Lista completa de Questões de Economia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Economia - A Inflação / As Tentativas de Estabilização / O Plano Real / Sistema de Metas de Inflação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O estudo da economia brasileira é importante para a compreensão da situação econômica atual. Acerca desse o assunto, julgue os itens subseqüentes.
No Brasil, tanto o Plano Collor como aqueles que antecederam o Plano Real falharam por não terem conseguido implementar políticas fiscais austeras, que permitissem reduzir o desequilíbrio das contas públicas.
A elasticidade cruzada da demanda de dois bens é positiva. É correto concluir que os referidos bens são classificados como:
Economia - O Brasil no Novo Cenário Econômico Mundial - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2006
Assinale a alternativa INCORRETA sobre as teses da Comissão Econômica para a América Latina (Cepal) para explicar o atraso da América Latina em relação aos centros desenvolvidos.
A ausência de desenvolvimento decorria da especialização da periferia na produção de bens primários que, no lugar de absorver o diferencial de renda no mercado mundial, estaria transferindo renda em direção aos países desenvolvidos.
A ausência de desenvolvimento decorria da estrutura agrária fortemente concentrada no binômio latifúndio/minifúndio.
A ausência de desenvolvimento decorria da produção restrita a produtos primários cuja demanda no mercado mundial tendia a ser pouco dinâmica, submetendo a periferia à deterioração dos termos de troca.
A ausência de desenvolvimento decorria da existência, nos países desenvolvidos, de mercados oligopolizados e sindicalismo organizado que permitia a estabilidade dos preços dos produtos manufaturados por eles, enquanto existia uma pressão baixista sobre os preços dos produtos primários da periferia.
A ausência de desenvolvimento decorria das sanções impostas a esses países pelo "imperialismo" dos países desenvolvidos, os quais proibiam toda e qualquer iniciativa industrializante na "periferia".
Os principais fatores a determinar o saldo da balança comercial são: o nível de renda da economia e do resto do mundo, a taxa de câmbio e os termos de troca. Sobre o assunto, é possível afirmar que:
quanto mais valorizada a moeda nacional em relação às moedas estrangeiras, menor a competitividade dos produtos nacionais, e, portanto, maior o estímulo às exportações e o desestímulo às importações.
quanto menor a renda do país, menor será a demanda por produtos importados; logo, piora o saldo da balança comercial.
quanto menor a renda do resto do mundo, menor a demanda por produto do país, melhorando o saldo da balança comercial.
quanto melhores os termos de troca, isto é, quanto mais caros forem os produtos exportados em relação aos produtos importados, melhor será o saldo da balança comercial.
quanto mais desvalorizada a moeda nacional em relação às moedas estrangeiras, maior a competitividade dos produtos nacionais e, portanto, maior o desestímulo às exportações e o estímulo às importações.
Assinale a alternativa correta, considerando uma economia aberta.
Economia - O Lado Monetário da Economia - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2006
Sobre os instrumentos de política monetária é correto afirmar que:
A crise do padrão de financiamento, no início dos anos oitenta, provocou o rompimento completo do fluxo de capital estrangeiro para os países em desenvolvimento. Assim, esses países foram obrigados a entrar em uma política de geração de superávits da balança comercial, para fazer frente aos serviços da dívida externa. No Brasil, a política adotada NÃO se baseava:
na redução do déficit público, com redução dos gastos públicos, principalmente investimentos.
na redução da taxa de juros interna e expansão do crédito.
na redução do salário real, mediante critérios de subindexação dos salários contidos na política salarial.
na intensa desvalorização cambial.
no estimulo à competitividade da indústria por meio de subsídios e incentivos à exportação.
A oferta de divisas no mercado brasileiro de câmbio tem sido particularmente afetada pela entrada de capitais externos, atraídos pela taxa de juros oferecida no mercado financeiro nacional. O influxo de capitais causa, portanto, a valorização do real. Como conseqüência, ocorre um déficit em transações correntes, ou seja, uma entrada de poupança externa. É possível afirmar que o déficit em transações correntes atua como "fator de promoção do desenvolvimento econômico"?
Sim. Na análise histórica dos ciclos de desenvolvimento da economia brasileira o crescimento econômico sempre esteve atrelado a um alto índica de poupança interna.
De forma alguma, pois o maior determinante da poupança no longo prazo é a estagnação econômica. A América Latina tem cronicamente uma baixa poupança, que é das causas da região ter baixo e volátil crescimento econômico.
Com certeza, pois as políticas econômicas voltadas ao controle de preços reduzem a poupança por longos períodos e, deste modo, a dependência da economia em relação aos fluxos de capital volátil diminui consideravelmente
Não. Quando corretamente mensurados, os influxos de capitais na América Latina estão associados com movimento de crescimento da poupança interna e redução do fluxo de capitais externos.
De modo geral, as evidências não confirmam esse princípio. No caso brasileiro, observou-se que o crescimento precede a poupança e não o inverso. É somente depois de um sustentado período de crescimento que a poupança passa a ser importante
Economia - Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Tendo como referência os conceitos essenciais da ciência econômica, julgue os itens a seguir.
No longo prazo, em virtude de os salários serem determinados contratualmente, e, portanto, relativamente rígidos, a curva de oferta agregada é vertical.
No que se refere ao êxodo rural no Brasil é CORRETA a afirmativa:
em 1960, mais da metade da população brasileira vivia na zona urbana.
o maior fluxo migratório do campo para a cidade se deu durante o modelo agroexportador.
o processo de industrialização por substituição de importação evidenciou a ocorrência de uma forte migração do campo para a cidade.
o principal fluxo migratório que caracterizou a economia brasileira durante o século XIX foi o chamado êxodo rural.
o êxodo rural no Brasil foi uma conseqüência direta da Lei de Terra de 1840.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...