Lista completa de Questões de Economia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A duration (duração) de uma obrigação NÃO depende da variável:
fluxo de pagamentos (cupons) da obrigação.
preço de mercado da obrigação.
rendimento até o vencimento da obrigação.
número de meses até o vencimento da obrigação.
taxa de juros de obrigações de empresas de médio porte.
No que tange à composição do Produto Interno Bruto (PIB), é correto afirmar:
O Produto Interno Bruto per capita é o Produto Interno Bruto nominal dividido pela população.
O produto Interno Bruto é o total de mercadorias produzidas no país durante determinado período de tempo.
O Produto Interno Bruto pode ser obtido a partir da soma do Produto Nacional Bruto com a renda líquida enviada ao exterior
O Produto Interno Bruto de um país é menor do que seu Produto Nacional Bruto quando paga mais remuneração de fator do que recebe de não residentes.
O Produto Interno Bruto de um país é igual ao Produto Nacional Bruto quando paga mais remuneração de fator do que recebe de não residentes
Em condições normais, a fonte mais onerosa de financiamento para a empresa são os recursos:
próprios.
de terceiros.
de bancos de investimento.
de bancos comerciais.
de fornecedores.
A curva de oferta para determinada empresa informa qual o nível de produção que ela poderá atingir para cada possível preço. Diante disso, a curva de oferta a curto prazo da empresa competitiva é:
parte da curva de custo marginal que fica acima da curva de custo médio.
uma linha horizontal que é igual ao mínimo custo médio de produção
parte da curva de custo marginal que fica acima do custo fixo médio.
parte da curva de custo marginal que fica acima do custo variável médio
parte da curva de custo marginal que fica abaixo do custo fixo médio.
Qual das afirmações abaixo apresenta os critérios corretos para montagem de fluxos de caixa para um novo projeto?
Na nova proposta devem ser computadas as perdas sofridas com projetos anteriores.
Se a proposta envolver a utilização de um bem ocioso, este deverá ser computado com valor 0, mesmo que apresente valor de mercado positivo.
No lançamento de um novo produto que concorra com os produtos da própria empresa, devem-se abater as quedas previstas nas vendas dos produtos antigos.
Os acréscimos de despesas operacionais não devem ser subtraídos das receitas adicionais.
A receita do projeto deve remunerar todo o imposto de renda da empresa.
O que acontece com determinado mercado, se o governo fixa um preço mínimo compulsório para o bem acima do preço de mercado?
Não haverá interferência na oferta e demanda do bem.
A quantidade ofertada do bem será menor que a quantidade demandada
A quantidade demandada do bem será maior que a quantidade ofertada
Ocorrerá um excesso de oferta do bem.
Ocorrerá um excesso de demanda do bem.
Analise as afirmativas que complementam o texto a seguir:
Tradicionalmente, num mercado de gás natural integrado e verticalizado, o produtor de gás natural vende o gás produzido a uma companhia transportadora, que, utilizando gasodutos próprios, entrega o gás a uma empresa distribuidora local, que, por sua vez, comercializa o gás natural com os consumidores finais. Contudo, a indústria do gás natural está experimentando mudanças desafiadoras nestes tempos de liberalização. O setor do gás natural está submetendo-se a uma reestruturação fundamental, que está ligada à desverticalização das atividades e à liberalização dos mercados de gás.
Nesse contexto, a regulação econômica tem papel de destaque, cabendo a ela:
I. garantir a maximização da remuneração das empresas públicas ou de economia mista que atuam no setor de forma monopolista;
II. garantir o interesse público, proporcionando tarifas que remunerem os serviços, mas considerando também os interesses dos consumidores e a qualidade dos produtos ofertados;
III. determinar o planejamento centralizado da expansão de toda a indústria do gás natural.
Assinale:
se nenhuma afirmativa estiver correta.
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente a afirmativa II estiver correta.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
O Brasil tem como base da geração elétrica as usinas hidrelétricas. No entanto, as usinas termelétricas vêm ganhando um espaço maior, tendo em vista a inserção no setor da iniciativa privada. Das opções abaixo, aquela que se apresenta como vantagem das usinas térmicas em relação às hídricas, sob o ponto de vista do setor privado, é:
custo operacional menor das usinas térmicas.
custo e tempo da construção menores.
custo operacional estável em relação à variação cambial da moeda.
garantia de combustível a preços estáveis.
garantia de compra da energia de origem térmica.
Economia - O Lado Monetário da Economia - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Em relação aos Modelos Macroeconômicos Clássico e Keynesiano é correto afirmar que:
no Modelo Clássico, a taxa de juros é um fenômeno real, sendo determinada pela oferta de poupança e pela demanda de investimentos. Na Teoria Keynesiana, a taxa de juros é um fenômeno monetário, dado que é determinada pelo encontro da oferta de moeda com a demanda de moeda.
no Modelo Clássico, uma variação no volume dos meios de pagamentos afeta apenas o nível de preços na mesma proporção. Por outro lado, no Modelo Keynesiano, uma variação no volume dos meios de pagamentos pode afetar preços ou não, dependendo do impacto na demanda especulativa da moeda, do nível da taxa de juros, câmbio e inflação.
de acordo com o Modelo Keynesiano, pode existir recursos ociosos, ou seja, renda aquém do pleno emprego. Já no Modelo Clássico não é considerada a possibilidade de recursos ociosos, embora considere a possibilidade de desemprego do fator mão-de-obra.
os pilares do Modelo Clássico são: 1) a economia opera em pleno emprego; 2) a velocidade renda da moeda é constante; 3) a oferta cria sua própria demanda; 4) a taxa de juros é um fenômeno não monetário; 5) a Taxa de Câmbio sempre é flutuante. Os pilares do Modelo Keynesiano são: 1) possibilidade de equilíbrio macroeconômico com desemprego; 2) escassez de demanda agregada; 3) taxa de juros como fenômeno tipicamente monetário; 4) intervenção governamental como instrumento de conduzir a economia ao pleno emprego; 5) a Taxa de Câmbio sempre é fixa uma vez que não reflete as variações reais da economia e sim os desequilíbrios na condução da política monetária que resultam em inflação e desestabilização do câmbio.
A respeito do estudo da economia industrial, importante para se compreender o funcionamento das empresas nos mercados em que elas atuam, assinale a opção correta.
A escala mínima de eficiência relaciona-se com o padrão das economias de escala que predominam no setor, porém, essa escala não influencia a estrutura de mercado que prevalece nessa indústria.
Em presença da lei de rendimentos decrescentes, a curva de produto total é uma linha reta, e o produto marginal é constante.
O aumento dos salários dos engenheiros no vale do silício, na Califórnia (EUA), decorrente da expansão da indústria de tecnologia da informação, é consistente com a visão de que, nessa indústria, a curva de oferta de longo prazo é horizontal.
Quando o processo produtivo é caracterizado pela existência de proporção fixa entre os fatores de produção, a taxa marginal de substituição técnica entre esses fatores é decrescente.
Para as empresas competitivas, no longo prazo, a igualdade entre preço e custo total médio mínimo significa que elas utilizarão a tecnologia disponível mais eficiente e cobrarão o menor preço possível, compatível com seus custos de produção.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...