Lista completa de Questões de Economia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Num regime de concorrência perfeita, as curvas de demanda e de oferta de um bem são dadas, respectivamente, por:
Se a função de demanda se deslocar para a direita, passando a ser Qd = 1900 − 20 P, na nova posição de equilíbrio
Economia - Determinação do Nível de renda e Produtos Nacionais - Mercado de Bens e Serviços - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
A teoria dos ciclos econômicos reais pretende que as flutuações econômicas de curto prazo devam ser explicadas assumindo que os preços da economia sejam totalmente flexíveis, ao contrário da teoria keynesiana, que os considera rígidos no curto prazo. Analise as seguintes afirmativas sobre essa teoria:
I. A quantidade ofertada de mão-de-obra depende positivamente dos incentivos econômicos oferecidos ao trabalhador.
II. Se os salários dos trabalhadores estiverem altos e ou a taxa de juros for elevada, os trabalhadores preferirão trabalhar menos e a economia entrará em recessão.
III. A aprovação de uma legislação ambiental muito restritiva ou o aumento do preço internacional do petróleo não são fatores que podem induzir a economia à recessão.
IV. A oferta de moeda é endógena e a expansão dela em função do crescimento da atividade econômica pode dar a ilusão de que a moeda não é neutra, embora ela o seja de fato.
É correto o que consta APENAS em
As questões abordadas pela economia internacional, particularmente aquelas referentes à política cambial, são cruciais para entender a atual globalização do espaço econômico. Assinale a opção correta com referência a esse assunto.
Uma expansão fiscal viabilizada mediante um corte permanente dos impostos leva à melhoria da conta-corrente.
No regime de câmbio fixo, uma forma de reduzir o deficit em conta-corrente sem alterar a demanda agregada é aumentar o gasto público e desvalorizar a moeda nacional.
No sistema de crawling peg, a taxa de câmbio de um país é fixa, exceto por variações não antecipadas pelos agentes econômicos.
Na presença de taxas de câmbio fixas e mobilidade perfeita de capital, o BACEN não pode usar a política monetária para controlar o nível de atividade da economia.
Se a paridade de juros se aplica e as taxas de juros internacionais são dadas, então, um aumento na taxa de juros doméstica conduz, no futuro, a uma maior apreciação da moeda nacional.
*Responda as questões 16 e 17 tendo como base as informações abaixo. Em uma economia fechada foram estimadas as equações de oferta e demanda por gasolina, conforme apresentado abaixo:
Calcule o preço (Pe) e quantidade (Qe) de equilíbrio resultante da cobrança de imposto:
Pe = 1,22 e Qe = 89.
Pe = 1,10 e Qe = 95.
Pe = 1,00 e Qe = 100.
Pe = 1,50 e Qe = 80.
Pe = 2,00 e Qe = 70.
Economia - Determinação do Nível de renda e Produtos Nacionais - Mercado de Bens e Serviços - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2006
Considere as seguintes expressões econômicas:
PIB = produto interno bruto.
PNB = produto nacional bruto.
RLEE = renda líquida enviada ao exterior.
Saldo BP = saldo do balanço de pagamentos.
TC = transações correntes. MKa = movimento de capitais autônomos.
MKc = movimento de capitais compensatórios.
C = consumo agregado. I = investimento agregado.
G = consumo do governo. X = exportação de bens e serviços não-fatores.
M = importação de bens e serviços não-fatores. S = poupança do setor privado.
T = arrecadação de impostos do governo.
Com base nessas informações e nas identidades macroeconômicas de uma economia aberta, é correto afirmar que
Saldo BP = X - M
PIB = C + I + G + X
PIB = PNB - RLEE
TC + X – M = MKa - MKc
(S – I) + (T – G) = (X - M – RLEE)
A respeito da análise de mercado de câmbio, fundamental para o estudo da economia internacional, assinale a opção correta.
Um sistema de flutuação administrada (managed float) permite que determinados países recusem a apreciação de suas moedas, mesmo em presença de um montante substancial e crescente de reservas internacionais.
No longo prazo, a imposição de quotas e tarifas sobre as importações de produtos têxteis, ao reduzir as importações desses produtos, contribui para depreciar a moeda nacional e reduzir o deficit externo.
De acordo com o sistema de Bretton Woods, a conciliação entre os equilíbrios interno e externo das economias se fazia mediante a flutuação das taxas de câmbio dessas economias em relação ao dólar norte-americano.
Ceteris paribus, uma redução das taxas de juros no Brasil torna os investimentos no país mais rentáveis e desloca a demanda de reais para cima e para a direita.
Em regime de taxas de câmbio fixas, a manutenção de determinada taxa de câmbio requer ajustamentos na oferta de moeda nacional.
Economia - A Inflação / As Tentativas de Estabilização / O Plano Real / Sistema de Metas de Inflação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O estudo da economia brasileira é importante para a compreensão da situação econômica atual. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.
A redução prolongada da inflação, obtida com o Plano Bresser, deveu-se a uma redução substancial e generalizada das barreiras ao comércio, incluídas as tarifas à importação.
É propriedade das curvas de indiferença:
serem côncavas em relação à origem.
as mais baixas representarem combinações de bens preferíveis às mais altas.
apresentarem taxa marginal de substituição crescente entre os dois bens.
possuírem declividade positiva.
nunca se interceptarem.
*Responda as questões 16 e 17 tendo como base as informações abaixo. Em uma economia fechada foram estimadas as equações de oferta e demanda por gasolina, conforme apresentado abaixo:
Os valores, respectivamente, da perda de excedente do consumidor (PEC) e do produtor (PEP) são:
PEC = 0,20; PEP = 0,30.
PEC = 0,15; PEP = 0,35.
PEC = 0,22; PEP =0,28.
PEC = 0,20; PEP = 0,20.
PEC = 0,25; PEP =0,25.
Economia - Determinação do Nível de renda e Produtos Nacionais - Mercado de Bens e Serviços - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2006
Com relação ao debate teórico sobre o papel macroeconômico dos déficits orçamentários do governo e da dívida pública, analise as proposições seguintes sob a ótica de diversos modelos econômicos.
I. O modelo keynesiano admite uma política transitória de déficit orçamentário financiado pela dívida pública para expandir o crescimento econômico.
II. No modelo de equivalência ricardiana, o déficit orçamentário não tem efeito sobre o crescimento econômico.
III. No modelo keynesiano, o pagamento futuro da dívida pública é garantido pelo aumento da receita de impostos em decorrência do crescimento econômico.
IV. No modelo de equivalência ricardiana, o déficit orçamentário presente representa o ônus da dívida pública a ser paga pelas gerações futuras.
V. O modelo de equivalência ricardiana recomenda uma política fiscal de permanente superávit orçamentário.
Pode-se afirmar que
estão corretos apenas os itens I e II.
estão corretos apenas os itens III e IV.
todos os itens estão corretos.
estão corretos apenas os itens I, III e V.
estão corretos os itens I, II, III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...