Lista completa de Questões de Economia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Economia - Crescimento x Desenvolvimento Econômico Brasileiro no Século XX - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
Analise as seguintes afirmações sobre o processo de substituição de importações (PSI) ocorrido na economia brasileira durante o século XX:
I. O mecanismo de defesa de renda da cafeicultura através da desvalorização da taxa de câmbio e da compra dos excedentes de café, adotado pelo Governo Federal na década de 1930, foi um dos fatores favoráveis ao desenvolvimento do setor industrial via PSI.
II. O PSI teve reflexos favoráveis sobre o grau de concentração de renda da economia brasileira, uma vez que os investimentos industriais tiveram um caráter notadamente trabalho-intensivo.
III. A elevação das tarifas aduaneiras não representou um incentivo maior ao PSI, nem mesmo no Governo de Juscelino Kubitschek e seu Plano de Metas.
É correto o que consta APENAS em
A curva de demanda tem normalmente declividade negativa, porque, dada uma diminuição do preço do bem,
o efeito-renda é positivo e o efeito-substituição, negativo.
mesmo que o efeito-substituição seja negativo, raramente seu valor absoluto é menor que o do efeitorenda.
ambos os efeitos, renda e substituição, são negativos.
mesmo que o efeito-renda seja negativo, raramente seu valor absoluto é maior que o do efeito-substituição.
o consumidor ficou mais pobre em termos reais.
Economia - Determinação do Nível de renda e Produtos Nacionais - Mercado de Bens e Serviços - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
Suponha que numa economia fechada, o comportamento do setor de bens e serviços possa ser descrito pelas seguintes equações do modelo keynesiano simples:
Nessa economia,
Assinale a alternativa que contém um agente que não pode ser titular de contas em moeda estrangeira no País na forma da legislação e regulamentação cambial em vigor.
Sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários.
Agências de turismo e prestadores de serviços turísticos.
Embaixadas, legações estrangeiras e organismos internacionais.
Agentes autorizados a operar no mercado de câmbio.
Sociedades seguradoras, resseguradoras e corretoras de resseguro.
Analise as proposições a seguir:
I. O equilíbrio do consumidor se dá quando a inclinação da reta de restrição orçamentária é exatamente igual à da curva de indiferença.
II. A reta de isocusto corresponde ao lugar geométrico das combinações de quantidades de dois fatores variáveis que implicam o mesmo volume de produção.
III. Dada uma variação no preço do bem de Giffen, o efeito-substituição é menor, em valor absoluto, que o efeito-renda.
IV. Ocorrem deseconomias de escala quando, dada uma mesma proporção de aumento na quantidade utilizada dos fatores de produção variáveis, a quantidade produzida do bem X se eleva numa proporção menor.
Está correto o que se afirma em
Numa pequena economia aberta, com taxas de câmbio fixas, uma tarifa às importações aumenta as exportações líquidas porque:
diminui a renda e, em conseqüência, a poupança, o que resulta num aumento de exportações líquidas;
desloca a curva IS para a esquerda, o que leva ao aumento na oferta da moeda para manter a taxa de câmbio fixa, trazendo como conseqüência um aumento da taxa de juros, o que provoca redução da poupança, aumento do investimento e das exportações líquidas;
induz uma redução da oferta monetária por seu efeito sobre a curva LM, aumentando a taxa de juros, a poupança e, conseqüentemente, leva a um aumento das exportações líquidas;
desloca a preferência dos consumidores pelo efeito preço, induzindo uma substituição de importações que atua sobre a escala da indústria, de modo a aumentar as exportações líquidas, já que as importações foram contraídas pela tarifa;
desloca a curva IS para a direita, o que leva ao aumento da oferta de moeda para manter a taxa de câmbio constante, trazendo como conseqüência um aumento da renda, que causa um aumento de poupança, resultando num aumento das exportações líquidas.
Considerando a implementação de política fiscal expansionista em uma economia pequena, com livre mobilidade de capital e regime de câmbio flexível, o nível de renda e a taxa de juros vão apresentar, respectivamente, a seguinte posição:
aumenta/diminui
diminui/ diminui
aumenta/aumenta
aumenta/não se altera
não se altera/não se altera
A curva de demanda de mercado de um bem é dada pela função Qd = 4.000 P−2, onde Qd é a quantidade demandada e P o preço do produto. É correto concluir que
se o preço de mercado diminuir, a receita total dos produtores aumentará.
o bem tem demanda inelástica.
a receita total dos produtores é sempre a mesma, qualquer que seja o preço de mercado.
se o preço de mercado aumentar, a receita total dos produtores aumentará também.
a receita total dos produtores somente aumentará, se a curva da demanda se deslocar para a direita.
Na forma da legislação e regulamentação cambial em vigor, assinale a alternativa que contém País, cujo Banco Central participa do Convênio de Pagamentos e Créditos Recíprocos.
Estados Unidos.
Costa Rica.
Portugal.
México.
Cuba.
Seja:
C = w.L + r.K
Onde:
C = custo;
L = trabalho;
K = capital;
w = custo unitário do trabalho;
r = custo unitário do capital.
Suponha que a produção (Q) seja dada pela seguinte função de produção:
Q = 100.K0,5.L0,5
E que w = 30 e r = 40.
A quantidade de trabalho e capital que a firma utilizaria para minimizar o custo de produzir 1.000 unidades do bem é, respectivamente e aproximadamente de
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...