Questões de Economia

Lista completa de Questões de Economia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Várias siglas surgem no comércio exterior para simplificar a nomenclatura de termos, blocos econômicos, sistemas de informação e procedimentos. O que é a APEC?

  • A. É a sigla para Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico. É um bloco criado no final da década de 80, mas foi oficializado em 1993, envolvendo mais de vinte países, destacando-se EUA, Japão, Canadá, China, Austrália e os Tigres Asiáticos. Objetiva a unificação econômica apenas para 2020.
  • B. É a sigla para Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico. É um bloco criado no final da década de 90, mas foi oficializado em 2003, envolvendo apenas países asiáticos. Objetiva a unificação econômica apenas para 2020.
  • C. É a sigla para Comunidade Econômica da América do Pacífico. É um bloco criado no final da década de 90, envolvendo os países sul-americanos com litoral para o Oceano Pacífico. Objetiva a unificação econômica apenas para 2050.
  • D. É sigla para Agência de Promoção de Exportações da Colômbia foi criada em 2005. Em visita ao Brasil no ano de 2004, o governo colombiano "importou" o modelo brasileiro da APEX-Brasil e criou a APEC.
  • E. É termo comum utilizado em comércio exterior para definir as agências de promoção exterior de comércio, neste caso a APEX-Brasil é uma APEC brasileira.

Em relação às questões de crescimento e desenvolvimento econômico, julgue os itens a seguir.

Nas economias da periferia, as crises recorrentes do balanço de pagamentos devem-se, na visão estruturalista, à redução secular dos termos de troca e às elevadas elasticidades-renda da demanda, que caracterizavam as exportações nessas economias.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise as afirmativas e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. O teorema da paridade das taxas de juros indica, que, se as taxas de juros domésticas forem mais baixas do que no mercado de um país estrangeiro, a moeda desse país estrangeiro deverá estar sendo vendida com prêmio no mercado a termo (caso em que a taxa de câmbio a termo é superior à taxa de câmbio à vista).

II. A paridade relativa do poder de compra diz que a taxa de variação do nível de preços das mercadorias num país, relativamente à taxa de variação do nível de preços em outro país, determina a variação da taxa de câmbio entre as duas moedas.

III. Uma operação de swap no mercado de câmbio consiste em venda (compra) de uma moeda estrangeira com um acordo simultâneo de recompra (revenda) da moeda numa data futura.

IV. A lei do preço único diz que uma mercadoria custará o mesmo independentemente do país em que seja adquirida.

  • A.

    Todas as afirmativas estão certas.

  • B.

    Apenas as afirmativas I e III estão certas.

  • C.

    Apenas as afirmativas II, III e IV estão certas.

  • D.

    Apenas as afirmativas I, II e III estão certas.

  • E.

    Apenas a afirmativa IV está certa.

A curva de cupom cambial, com base nos contratos negociados nos mercados futuros de taxa de juros e dólar comercial, projeta uma taxa de 8% a.a. para o prazo de 180 dias corridos. Nesse momento, uma instituição financeira brasileira consegue captar recursos por meio de uma linha de câmbio de um banco internacional ao custo de 4% a.a. Considerada a hipótese mencionada, a operação mais adequada para obter lucro, sem risco de preço, é a de

  • A. especulação.
  • B. financiamento.
  • C. hedge.
  • D. arbitragem.
  • E. securitização.

A política de valorização do café no Brasil, iniciada em 1906 no Convênio de Taubaté e recorrentemente utilizada para evitar quedas significativas no preço internacional do produto, apresentava como principais determinantes a(o):

  • A. retenção de parcela da produção doméstica para reduzir as exportações do produto, prática possibilitada pela participação brasileira no mercado internacional do café e por sua baixa elasticidade-preço.
  • B. retenção da produção de café por alguns anos, eliminando as exportações, em decorrência das graves crises internacionais que afetavam a demanda externa do produto, como ocorreu na década de 30 (do século XX).
  • C.

    punição de produtores de café que ultrapassassem as cotas de produção pré-determinadas pelo governo central, visando à manutenção dos preços internacionais do produto.

  • D.

    busca de maior diversificação produtiva nas áreas de plantio do café, evitando a forte dependência dos produtores em relação a um único item.

  • E.

    impedimento do plantio de novas áreas para a produção de café, determinando uma drástica redução estrutural da oferta internacional de café.

A análise microeconômica é o estudo do comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui fundamento sólido para a análise dos grandes agregados econômicos. A esse respeito, julgue os seguintes itens.

Se a elasticidade da demanda de serviços jurídicos for unitária, então, um aumento de preços elevará a receita total com esses serviços.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com a teoria microeconômica tradicional, é correto afirmar que:

  • A.

    num mercado de concorrência perfeita, quando a curva de demanda é completamente inelástica, a incidência de um imposto sobre vendas é integralmente suportada pelo produtor.

  • B.

    o preço que maximiza o lucro do monopolista é igual ao custo marginal da n-ésima unidade do produto por ele vendida no mercado.

  • C.

    a curva de demanda quebrada (kinked demand curve) de Sweezy é um modelo cujo objetivo é explicar porque os oligopolistas freqüentemente fazem guerras de preços entre si.

  • D.

    o conhecido modelo do dilema dos prisioneiros na teoria dos jogos explica porque as empresas de um duopólio que agem no mercado, de forma não cooperativa, não conseguem atingir a melhor situação para ambas, apesar de terem estratégias dominantes perfeitamente definidas.

  • E.

    o resultado de jogos seqüenciais é sempre igual ao de jogos simultâneos, já que está envolvida a mesma matriz de perdas e ganhos para todos os participantes em ambos os casos.

Uma convenção no mercado internacional consiste em declarar todas as taxas de câmbio, com exceção da libra esterlina, com base no dólar. Contudo, é possível encontrar a taxa cruzada entre duas moedas se soubermos as suas cotações em dólar. Se as cotações diretas do real (Brasil) e do peso Argentino, em relação ao dólar norte-americano, são respectivamente $2,00 e $4,00, a taxa cruzada entre reais e pesos argentinos é igual a:

  • A.

    2 reais por peso.

  • B.

    4 reais por peso

  • C.

    0,50 reais por peso.

  • D.

    1 real por peso.

  • E.

    8 reais por peso.

A análise do Balanço de Pagamentos de um país em um determinado período, realizada a partir das identidades das contas nacionais indica que

  • A.

    quando há déficit na Balança de Transações Correntes, há Poupança Externa Positiva.

  • B.

    o aumento dos Empréstimos Externos tende a diminuir o saldo da Balança de Capitais.

  • C.

    a política de aumento da taxa de juros interna em relação à taxa de juros internacional, tende a aumentar o déficit no Balanço de Capitais.

  • D.

    o déficit no Balanço de Pagamentos é igual ao volume de reservas em moeda estrangeira.

  • E.

    quanto maior a renda do país, maior tende a ser o saldo da Balança Comercial.

A participação da indústria no PIB brasileiro cresceu significativamente a partir da década de 30 (do século XX). De acordo com Celso Furtado, esse movimento determinou um deslocamento do centro dinâmico da economia brasileira, passando o mercado interno a ser o principal fator de formação da renda interna. A política de valorização do café no Governo Vargas contribuiu para essa mudança de perfil econômico no Brasil porque:

  • A.

    garantiu a manutenção do nível de renda da economia brasileira e, portanto, do mercado interno, diante do quadro de crise mundial no período.

  • B.

    permitiu a formação de uma classe empresarial moderna e voltada para empreendimentos industriais de alta sofisticação para o período.

  • C.

    estimulou a entrada de recursos externos necessários à viabilização dos investimentos industriais no País.

  • D.

    foi responsável pela urbanização da economia brasileira e a conseqüente formação de um importante mercado interno.

  • E.

    determinou grandes investimentos em infra-estrutura no Brasil, aspecto crucial para o deslanche dos investimentos industriais.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...