Lista completa de Questões de Economia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A análise microeconômica é o estudo do comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui fundamento sólido para a análise dos grandes agregados econômicos. A esse respeito, julgue os seguintes itens.
Tarifas telefônicas mais baixas durante o fim de semana e o período noturno são compatíveis com o fato de os consumidores domésticos desses serviços possuírem menor elasticidade-preço da demanda por esses serviços.
A teoria macroeconômica analisa o comportamento dos grandes agregados econômicos. Utilizando os conceitos básicos dessa teoria, julgue itens que se seguem.
De acordo com a visão keynesiana, durante uma recessão, as expectativas dos agentes econômicos podem ser tão pessimistas que, para qualquer taxa de juros, a poupança planejada excederá o investimento planejado.
Analise as afirmativas e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. Em se tratando de letra de câmbio, o aceite é obrigatório se a letra for à vista, não sendo porém obrigatório, nas modalidades de letra de câmbio com vencimento a prazo.
II. É possível que a letra de câmbio seja garantida por aval, isso ocorrendo, o avalista passa a ser responsável pelo pagamento da mesma forma que o avalizado.
III. A letra de câmbio é uma ordem de pagamento à vista ou a prazo e é criada através de um ato chamado de saque.
IV. A letra de câmbio pode ainda ser à ordem do próprio sacador, hipótese em que este é também o tomador ou beneficiário; ou pode também ser sacada, sobre o próprio sacador, caso em que ele ocupa também a posição de sacado
Todas as afirmativas estão erradas.
Todas as afirmativas estão certas.
Apenas a afirmativa I está errada.
Apenas as afirmativas I e IV estão certas.
Apenas as afirmativas II e IV estão certas.
Sobre o balanço de pagamentos, é correto afirmar que
Economia - A Economia Agro-Exportadora e o Desenvolvimento Industrial - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Até o início do século XX, a economia brasileira era considerada uma economia agroexportadora. Com relação a esse modelo, considere as seguintes afirmativas:
1. A exportação é uma variável quase que exclusiva na determinação da Renda Nacional e sua única fonte de dinamismo.
2. A pauta de exportação possui base estreita, isto é, ela é fortemente concentrada em poucos produtos primários.
3. As importações constituem uma fonte flexível de suprimento de bens para atender a boa parte da demanda interna.
4. Existe grande diferença entre a base produtiva e a estrutura de demanda que precisa ser atendida pelas importações.
Assinale a alternativa correta.
Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Com base na doutrina e na legislação sobre finanças públicas, julgue os itens a seguir.
Considere a seguinte situação ocorrida em um país.
Do ponto de vista da produtividade do imposto, é correto afirmar que o coeficiente de elasticidade da receita em relação à renda foi de 50%.
A teoria macroeconômica analisa o comportamento dos grandes agregados econômicos. Utilizando os conceitos básicos dessa teoria, julgue itens que se seguem.
No curto prazo, um aumento na propensão marginal a poupar, decorrente, por exemplo, da redução do valor real esperado das pensões e das aposentadorias devido à crise atual do sistema de seguridade social, desloca a curva de demanda agregada para cima e para a direita.
David Ricardo, economista inglês, nascido em 1772, desenvolveu uma Teoria que demonstrava que o comércio internacional também seria proveitoso para os países, mesmo que um deles tivesse vantagem sobre o outro na produção de mercadorias. Essa é a Teoria:
das Vantagens Absolutas.
das Vantagens Comparativas.
de Custos e Oportunidades.
da Mais Valia.
da Produção.
Economia - A Economia Agro-Exportadora e o Desenvolvimento Industrial - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Duas correntes procuram explicar a origem da industrialização no Brasil antes de 1930: a teoria dos choques adversos e a industrialização induzida por exportações. Considere as seguintes afirmativas referentes a essas duas correntes:
1. A industrialização induzida por exportações afirma que a indústria surgiu no Brasil como resposta às dificuldades de importar produtos industriais em determinados períodos.
2. A teoria dos choques adversos afirma que é nos momentos de crise do setor exportador que se desenvolve o setor industrial.
3. A industrialização induzida por exportações afirma que a indústria crescia justamente nos momentos de expansão da economia cafeeira.
4. A teoria dos choques adversos afirma que a indústria surgiu no Brasil como resposta às dificuldades de importar produtos industriais em determinados períodos.
Assinale a alternativa correta.
Somente a afirmativa 4 é verdadeira.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras
Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
A contabilidade nacional de uma economia, num determinado período de tempo, apresentou os seguintes dados:
O valor do Produto Interno Líquido a custo de fatores fixa-se em:
17.800
18.000
19.200
19.400
20.800
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...