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Economia - Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Justiça, segurança pública e defesa nacional são exemplos de bens:
públicos;
semi-públicos;
privados;
afetados;
tangíveis.
Assinale a alternativa correta:
um bem é considerado de Giffen quando o efeito renda e o efeito substituição agem em direções opostas;
um consumidor com função de utilidade von Neumann- Morgenstern dada por u(M) = m2 + 4, onde m é sua riqueza, é avesso ao risco e nunca irá participar de jogos de apostas;
se as preferências de um consumidor maximizador são representadas pela função de utilidade U(xA, xB) =xA 0,4xB 0,6, onde xA e xB são as quantidades consumidas de dois bens (A e B), e sua renda é de R$100 e os preços dos bens A e B são, respectivamente, R$2 e R$4, o valor em módulo da taxa marginal de substituição do bem A pelo bem B, no ponto de escolha ótima, será 2;
se a função de demanda de um determinado produto for dada por D(p) = 1000p-2, onde p é seu preço, a elasticidade-preço irá variar ao longo da curva de demanda;
quanto maior for o número de substitutos para um produto, menor será o efeito de uma variação do preço deste produto sobre a variação em sua quantidade demandada.
Economia - Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com relação a conceitos básicos associados à regulação dos mercados, julgue os itens a seguir.
A liderança de preços não necessariamente pela maior firma ou por aquela que apresenta o custo mais baixo é uma das formas por meio das quais os cartéis resolvem seus problemas de fixação de preços, para garantir, assim, os maiores lucros associados à colusão.
Quanto aos efeitos substituição e renda no consumo, podese afirmar que:
ambos são sempre negativos;
ambos podem ter qualquer sinal;
o efeito substituição é sempre negativo e o efeito renda é sempre positivo;
o efeito substituição é sempre positivo e o efeito renda é sempre negativo;
o efeito substituição é sempre negativo e o efeito renda pode ter qualquer sinal.
Economia - Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com relação a conceitos básicos associados à regulação dos mercados, julgue os itens a seguir.
Práticas restritivas utilizadas para limitar a concorrência incluem acordos sobre limites de produção, repartição de mercados ou fontes de abastecimento e ligação de contratos (cláusulas de tie-in).
As estruturas de mercado são modelos que captam aspectos inerentes de como os mercados estão organizados. As estruturas básicas são divididas em, EXCETO:
Outras estruturas clássicas.
Estruturas clássicas básicas.
Modelos marginais clássicos.
Modelos marginalistas de oligopólio.
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Com relação a conceitos básicos associados à regulação dos mercados, julgue os itens a seguir.
A prática de uma empresa de software que cria incompatibilidades entre os produtos que fabrica e os de concorrentes pode ser interpretada como uma vantagem não competitiva, contribuindo, assim, para restringir a concorrência no mercado de software.
As hipóteses do monopólio são, EXCETO:
O setor é constituído de uma única firma.
Existe concorrência entre os consumidores.
A curva da receita total é a curva de demanda do mercado.
A firma produz um produto para o qual não existe substituto próximo.
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Com relação a conceitos básicos associados à regulação dos mercados, julgue os itens a seguir.
A regulação do sistema de transporte aquaviário justifica-se pelo fato de que esse mercado se organiza como um monopólio natural, no qual a fixação do preço ao nível do custo marginal assegura a existência de lucros monopolistas positivos.
Diversos fatores podem concorrer para a manutenção do monopólio, representando barreiras ao acesso de novas firmas, com destaque para, EXCETO:
a dimensão ampliada do mercado.
a proteção oferecida por leis governamentais.
o controle das fontes de suprimento de matérias-primas para a produção de seu produto.
a existência de patentes, o que impede a produção de um dado produto por firmas concorrentes.
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