Lista completa de Questões de Economia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere um oligopólio, com produto homogêneo, cuja demanda de mercado é dada por P(Q) = 120 – Q, onde Q é a quantidade total demandada, com n firmas, todas com custo marginal igual a 10, que agem de forma não cooperativa. Nessas condições, NÃO é correto afirmar que:
se n =10, o preço de equilíbrio de Cournot será 20 e a quantidade produzida por cada firma, 10;
se n=10 e as firmas formarem um cartel, o resultado de equilíbrio de Cournot não será o mesmo;
quanto maior n, mais próximo estará o equilíbrio de Cournot do equilíbrio competitivo;
se n=2, no equilíbrio de Bertrand, a quantidade total produzida será a mesma que seria produzida caso este mercado estivesse em concorrência perfeita com firmas idênticas a essas;
se n=2, no equilíbrio de Stakelberg, a quantidade produzida pela firma líder será a mesma que ela produziria no equilíbrio de Cournot.
Um dos importantes "pressupostos" utilizado na análise entre inflação e desemprego é conhecido na literatura como "Lei de Okun" e relaciona a taxa de desemprego com a taxa de crescimento do produto. Considerando gyt = taxa de crescimento do produto no período t, ut e u t-1 as taxas de desemprego nos períodos t e t-1 respectivamente e go a taxa "normal" de crescimento da economia, não está de acordo com a Lei de Okun:
a Lei de Okun permite a passagem da oferta agregada de curto prazo para a curva de Phillips
Economia - A Inflação / As Tentativas de Estabilização / O Plano Real / Sistema de Metas de Inflação - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
Considerando o comportamento do saldo em transações correntes durante a década de 90, é correto afirmar que
na média, o saldo permaneceu nulo durante o período em que o país adotou o regime de bandas cambiais
tal saldo passou a ser superavitário após a implantação do Plano Real, graças à forte entrada líquida de capitais de curto prazo.
tal saldo foi deficitário após a implantação do Plano Real; entretanto, a partir de 1999, o saldo passa a ser superavitário, apresentando uma resposta imediata à mudança do regime cambial naquele ano.
tal saldo continuou a ser superávitário após a implantação do Plano Real graças ao desempenho da balança de serviços que passou a ser favorecida pela política cambial baseada na denominada "ancoragem".
tal saldo passou a ser deficitário após a implantação do Plano Real, podendo ser considerado como um dos fatores que contribuíram para a mudança cambial no final da década.
Analise as proposições a seguir:
I - A formação das cadeias produtivas está associada ao processo de divisão de trabalho e à maior interdependência entre os agentes econômicos e são criadas através de processos de desintegração vertical e especialização.
II - Segundo Porter, a ameaça de novos entrantes, a ameaça de produtos substitutos e a rivalidade entre os concorrentes atuais são as únicas forças competitivas básicas determinantes do grau de concorrência em uma indústria.
III - Segundo Porter, a estratégia competitiva de uma empresa deve ter como objetivo uma posição defensável contra as forças competitivas e pode ser resumida em 3 estratégias genéricas: liderança no custo total, diferenciação e enfoque.
Assinale a alternativa correta:
apenas as proposições I e II estão corretas;
apenas as proposições I e III estão corretas;
apenas as proposições II e III estão corretas;
todas as proposições estão corretas;
todas as proposições estão incorretas.
A função de produção que gera rendimentos marginais decrescentes é do tipo:
homogênea de grau 1.
com insumos fixos.
com insumos (capital e trabalho) variáveis.
com apenas um insumo, o capital.
com apenas um insumo, o trabalho.
Economia - Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Uma organização denominada Hospital de Saúde Infantil (HSI) tem tido dificuldades para se destacar no mercado. O atendimento oferecido pelo setor de recepção/marcação, por exemplo, deixa os clientes irritados, pois, com freqüência, ocorrem marcações duplas de consulta com o mesmo médico, no mesmo horário. O gestor dessa instituição acredita que, apesar dos problemas, a modernização das instalações, efetivada recentemente, e a campanha de divulgação, a ser realizada em breve, possibilitarão ao hospital captar novos clientes.
Considerando a situação descrita no texto acima, julgue os itens que se seguem, acerca da estrutura e da estratégia organizacional de empresas prestadoras de serviços.
Os elementos que, caracteristicamente, têm influência na satisfação de clientes consumidores de produtos são os mesmos que influenciam os consumidores de serviços, como, por exemplo, os oferecidos pelo referido hospital, pois, independentemente do que está consumindo, o cliente quer obter o máximo de benefício com o mínimo de custo.
Economia - Determinação do Nível de renda e Produtos Nacionais - Mercado de Bens e Serviços - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
O esquema oferta agregada (OA) e demanda agregada (DA) fornece uma visão do equilíbrio macroeconômico. Sobre isso é falso afi rmar que:
um dos argumentos que justifi ca uma curva descendente de DA é o efeito riqueza de Pigou.
uma curva de OA é ascendente devido, por exemplo, ao argumento dos economistas novos Keynesianos de que existe percepção equivocada dos empresários quanto ao nível geral de preços e ao preço do mercado específi co em que atuam.
um dos argumentos que justifi ca uma curva descendente de DA é que quando os preços caem, as taxas de juros também são reduzidas, o que estimula o investimento e, assim, a demanda por bens e serviços.
um dos argumentos que justifi ca uma curva descendente de DA é que quando os preços caem, e as taxas de juros são reduzidas, a taxa de câmbio se eleva, estimulando as exportações líquidas e, assim, a demanda por bens e serviços.
Considere a seguinte função demanda:
X = (α/β) - (P/β)
onde X = quantidade demandada; P = o preço do bem e α e β constantes positivas.
Com base nessas informações e supondo RT = receita total e Rmg = a receita marginal, é incorreto afirmar que
Rmg depende de P.
se X = 0, então RT = 0.
se X = 1, então RT = α-β.
se Rmg = 0; então X = α/β.
se X = 0, então Rmg = α.
No modelo de concorrência imperfeita ocorre que:
os lucros econômicos das empresas são negativos no curto prazo e estritamente positivos no longo prazo;
os lucros econômicos das empresas são positivos no curto prazo e nulos no longo prazo;
não há diferenciação de produto;
não há entrada de novas empresas no longo prazo;
os retornos de escala são crescentes para toda a escala relevante da produção.
A microeconomia estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um sólido fundamento à análise dos agregados econômicos. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
No monopólio, a discriminação de preço, ao separar os consumidores de acordo com diferentes características, permite cobrar mais caro nos mercados cujas elasticidades preços são mais baixas, ocorrendo o contrário nos mercados caracterizados por elasticidades preços mais elevadas, o que permite expandir os lucros monopolistas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...