Lista completa de Questões de Economia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para um período de 30 anos, em um dado país, verificou-se que o produto do setor transporte apresentava uma elasticidade de 1,34 com respeito ao produto nacional. Nesse caso, pode-se afirmar que o setor transporte apresentou no período um ritmo de crescimento:
As tarifas portuárias devem remunerar a utilização da infra-estrutura portuária constituída por: proteção e acesso ao porto, instalações de acostagem, instalações terrestres, armazenagem, aluguel de equipamentos e serviços diversos. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
As instalações de acostagem são sempre constituídas por cais contínuos, com extensão suficiente para permitir a atracação de todo o comprimento do navio.
Economia - A Crise da Dívida Externa no Brasil no Início dos Anos 80 - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
A década de 1980 é conhecida, no Brasil, como um período de nítida deterioração das contas públicas, refletida no contínuo aumento do déficit público. Uma das causas dessa deterioração, amplamente apontada na literatura sobre o tema, foi a crise da dívida externa brasileira e, em especial, o fato de que a maior parte dela era de responsabilidade do governo federal. A relação entre endividamento externo do governo e aumento do déficit público no Brasil, durante os anos 1980, era explicada como se segue:
para pagar o serviço da dívida externa, o governo federal contraía novas dívidas com os credores externos, aumentando, assim, as despesas financeiras do governo central e o déficit público;
para pagar o serviço da dívida externa, o governo federal, através do Banco Central, comprava dólares dos exportadores; como essas compras são contabilizadas como despesas financeiras do setor público, elevavase o déficit público;
para pagar o serviço da dívida externa, o governo federal, através do Banco Central, comprava dólares dos exportadores, financiando estas compras com aumento de impostos; estes, por sua vez, aumentavam a inflação e, com ela, as despesas do governo com a dívida interna indexada;
para pagar o serviço da dívida externa, o governo federal, através do Banco Central, comprava dólares dos exportadores, expandindo a base monetária; para controlar os efeitos inflacionários dessa expansão, o governo vendia títulos públicos ao mercado (operação de "esterilização"), aumentando, assim, as despesas financeiras do governo central e o déficit público;
para pagar o serviço da dívida externa, o governo federal, através do Banco Central, comprava dólares dos exportadores, expandindo a base monetária; esta expansão, por sua vez, aumentava a inflação e, com ela, as despesas do governo com a dívida interna indexada.
Se tivermos conhecimento de que uma firma entrou no mercado a termo como vendedor, a fim de se "cobrir", devemos entender que ela fez esse contrato a termo para se proteger contra a possibilidade de:
escassez dos produtos comercializados pelas companhias que fazem parte da carteira;
o preço de mercado estar baixo em determinada data futura;
o preço de mercado estar elevado em determinada data futura
o preço de mercado, em determinada data futura, ser diferente do que é no momento, seja mais alto, seja mais baixo;
o mercado futuro estar operando com pouco volume no vencimento.
As tarifas portuárias devem remunerar a utilização da infra-estrutura portuária constituída por: proteção e acesso ao porto, instalações de acostagem, instalações terrestres, armazenagem, aluguel de equipamentos e serviços diversos. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Os guindastes portuários localizados ao longo da faixa do cais devem estar devidamente equipados para realizar processos de carga e descarga de qualquer mercadoria transportada comercialmente pelos navios.
Uma curva de possibilidades de produção:
deslocar-se-á para a direita, afastando-se da origem dos eixos cartesianos, se diminuir o preço do fator de produção mais escasso;
deslocar-se-á para a esquerda, aproximando-se da origem dos eixos cartesianos, se for incorporada ao processo produtivo maior quantidade do fator de produção menos escasso;
reflete a escassez de pelo menos um recurso produtivo;
é convexa em relação à origem dos eixos cartesianos, em função da hipótese de que os recursos produtivos apresentam produtividade marginal decrescente;
indica combinações de fatores produtivos que geram um mesmo nível de produto.
As tarifas portuárias devem remunerar a utilização da infra-estrutura portuária constituída por: proteção e acesso ao porto, instalações de acostagem, instalações terrestres, armazenagem, aluguel de equipamentos e serviços diversos. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
A proteção e acesso ao porto compreende o canal de acesso e a bacia de evolução, que proporcionam águas abrigadas, tranqüilas, profundas e sinalizadas para que as embarcações realizem suas operações com segurança.
Todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
A firma é uma unidade técnica que produz bens.
Os fatores de produção são os bens ou serviços transformáveis em produção.
Produção é a transformação dos fatores adquiridos pela empresa em produtos para a venda no mercado.
A função de produção é a relação que mostra qual a qualidade obtida do produto, a partir da quantidade utilizada dos fatores de produção.
Instruções: Para resolver às questões de números 52 e 53, considere que foi realizado um estudo em um país com a finalidade de se determinar a relação entre a Renda Disponível (Y), em milhões de dólares, e o Consumo (C), também em milhões de dólares.
A equação da reta ajustada pelo método dos mínimos quadrados encontrada foi:
Ci = 20 + 0,60 Yi
Ci = 10 + 0,70 Yi
Ci = 8 + 0,72 Yi
Ci = 6 + 0,74 Yi
Ci = 4 + 0,76 Yi
Sobre o mercado de câmbio no Brasil, é verdadeiro afirmar que:
se a taxa de câmbio nominal aumenta, coeteris paribus, ocorre uma valorização do Real.
a taxa de câmbio de mercado de cabo refere-se à taxa de compra e venda de moeda estrangeira que incide sobre operações comerciais internacionais, via Internet.
a taxa PTAX do Banco Central é uma taxa média, ponderada pelos volumes negociados, da taxa de câmbio comercial.
a liberalização do mercado cambial e a adoção de um regime de taxas de câmbio fl exíveis tende a aumentar o spread cambial no mercado paralelo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...