Lista completa de Questões de Economia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma agência governamental de desenvolvimento regional deve decidir qual de 4 (quatro) projetos de investimento mutuamente exclusivos ela deve financiar. Todos implicam mesmo desembolso inicial de R$ 100 milhões. Os técnicos da agência avaliaram os benefícios e custos associados a cada projeto e discriminaram os resultados na tabela a seguir (em milhões R$):
Utilizando as técnicas de avaliação de projetos, a agência, que procura o benefício máximo para o desenvolvimento de sua região, deve escolher financiar o projeto
A, porque é o único em que o custo social é menor que o custo privado.
B, porque é o que tem o maior benefício social.
A, porque é o que apresenta maior benefício líquido privado.
D, porque é o que tem menor custo privado e menor custo social.
C, porque é o que apresenta o melhor benefício social líquido de custos sociais.
Em Formação econômica do Brasil (São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2003), Celso Furtado considera errôneo supor que a elevação do nível de preços e a redistribuição da renda sejam dois problemas autônomos.
Conforme a concepção do autor, é correto afirmar:
a redistribuição da renda real é o meio pelo qual o sistema econômico procura expandir o processo inflacionário, com o fim de alcançar novo equilíbrio;
se todos os grupos sociais desenvolvessem mecanismos de defesa para impossibilitar a distribuição de renda, haveria uma espécie de inflação neutra, sem efeitos reais;
o estudo do processo inflacionário mostra que o aspecto da expansão monetária ocupa, de forma inequívoca, o primeiro plano no processo de redistribuição de renda;
a inflação é fundamentalmente uma luta entre grupos pela redistribuição da renda real e a elevação do nível de preços é apenas uma manifestação exterior desse fenômeno;
a elevação do nível de preços é a forma como o sistema econômico corrobora uma redistribuição de renda que já existia virtualmente, sempre que ocorre um desequilíbrio.
Economia - Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Em relação aos programas de transferência de renda implementados no país pelo Governo Federal, NÃO é correto afirmar que:
nas regiões Norte e Nordeste, as carências não se limitam à insuficiência de renda, mas também ao acesso aos serviços essenciais, de modo que as ações das esferas de poder estadual e federal devem ser preponderantes em relação ao poder municipal;
nas periferias dos grandes centros urbanos, os governos Federal, Estadual e Municipal têm de atuar de forma integrada, com o apoio da sociedade civil;
os gigantescos níveis de desigualdade social brasileiros devem ser combatidos preponderantemente por programas de transferência de renda tais como o Fome Zero;
dados os níveis atuais de desigualdade de renda, de violência urbana e de acesso a serviços essenciais por parte de parcela significativa da população, os programas devem ser planejados com uma perspectiva de longa duração;
na implementação dos programas, devem ser priorizadas as situações mais críticas de pobreza, de desigualdade, de carências essenciais.
Economia - Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Crescimento econômico e preservação do meio ambiente não podem ser entendidos como princípios mutuamente excludentes. Empresas que, por suas atividades, afetam o meio ambiente, causando poluição, por exemplo, podem e devem adotar medidas mitigadoras.
Em relação a esta temática, observe as afirmativas a seguir:
I - Empresas que poluem devem adotar práticas ecologicamente corretas não apenas por exigência da sociedade, mas também por razões estratégicas empresariais.
II - Empresas que incluem preocupações ambientais em suas estratégias ficam necessariamente menos competitivas mas ganham em imagem junto ao público consumidor.
III - As regulações ambientais que obriguem as empresas a adotar ações menos degradantes são instrumentos importantes principalmente quando as empresas têm a convicção de que investimentos ambientais representam apenas custos.
IV - Investimentos ambientais são induzidos basicamente pelas pressões das regulamentações ambientais, dos consumidores finais e intermediários, dos stakeholders e dos investidores.
Estão corretas as afirmativas:
I e II, apenas;
II e IV, apenas;
I, III e IV, apenas;
I, II e III, apenas;
I, II, III e IV.
Considere a curva de custo médio de longo prazo de uma empresa que atua em um mercado perfeitamente competitivo. O formato em "U" desta curva se explica pelas seguintes propriedades de sua função de produção:
rendimentos marginais crescentes;
rendimentos marginais decrescentes;
inicialmente retornos crescentes de escala, retornos constantes de escala no ponto médio e retornos decrescentes de escala a partir do ponto médio;
inicialmente retornos decrescentes de escala, retornos constantes de escala no ponto médio e retornos crescentes de escala a partir do ponto médio;
retornos constantes de escala no longo prazo e rendimentos marginais decrescentes a curto prazo.
Em um modelo de precificação de ativos, é verdadeiro afirmar que:
um investidor agressivo deve preferirações com um valor do coefi ciente beta maior do que 1.
o risco não sistemático é identifi cado pelo coeficiente beta, ou seja, pelo parâmetro angular da reta característica.
o risco sistemático é aquele que pode ser reduzido em uma carteira de ações, através de uma estratégia de diversificação.
a reta do mercado de capitais estabelece uma relação inversa entre o retorno esperado e o risco de uma carteira de ativos.
O índice de correlação varia entre:
0 e 1
-1 e 1
10 e +10
100 e +100
No contexto da Logística de Serviços, define-se a Função de Perda de Taguchi – mensurada pela variável perda em unidades monetárias por unidade produzida. Taguchi argumenta que a inconsistência de Qualidade e Serviços conduz fatalmente a despesas imprevistas, desperdício, redução da simpatia dos clientes e oportunidades perdidas sempre que o valor pretendido em qualidade deixa de ser atingido. Sendo assim, assinale a opção que contém as variáveis expressas na Função de Perda de Taguchi:
Estruturas de mercado que se distanciam da concorrência perfeita, muitas vezes, implicam perda de eficiência e bem-estar. Uma vez que políticas públicas podem mitigar esses problemas, é verdadeiro afirmar que:
no caso de um monopólio natural, se por regulamentação o preço for fixado igual ao custo marginal, a empresa monopolista não terá lucro ou prejuízo na situação de equilíbrio.
a redução da ineficiência em concorrência monopolista, através de regulamentação, envolve elevados custos administrativos, em função do grande numero de produtos diferenciados produzidos pelas empresas.
a legislação antitruste visa impedir que a empresa exporte seu produto a um preço abaixo daquele pelo qual ela vende o mesmo produto no mercado doméstico.
a representação de um cartel, através do jogo dilema do prisioneiro, mostra que a cooperação entre empresas é indesejável do ponto de vista privado e que cada empresa deve fixar seu preço independentemente.
Sobre os diversos aspectos que envolvem os métodos de avaliação de empresas, é falso afirmar que:
com relação aos índices de estrutura, quanto menor o índice de imobilização do patrimônio líquido, maior a nota de avaliação da empresa.
com relação aos índices de estrutura, quanto maior a relação de capitais de terceiros com o patrimônio líquido, maior a nota de avaliação da empresa.
um dos primeiros passos é classificar os índices econômico-financeiros da empresa por categorias, como estrutura, liquidez e rentabilidade.
um dos métodos de avaliação de empresas propõe que a nota de uma empresa seja obtida a partir da comparação de seus índices com índices padrões, os quais são médias obtidas para a indústria onde a empresa atua.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...