Lista completa de Questões de Economia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Economia - Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
No que se refere ao comportamento da produção e do emprego nos estados e regiões brasileiras na década passada, julgue os itens seguintes.
A região Sudeste permanece absorvendo mais da metade do contingente de mão-de-obra empregada na indústria brasileira, seguida das regiões Nordeste e Sul, nesta ordem.
Tomando como caso o Brasil, não é considerado como residente para efeito de pagamento no balanço de pagamentos
embaixadas brasileiras no exterior
empresas multinacionais instaladas no Brasil
turistas brasileiros no exterior
instituições norte-americanas de ensino instaladas no Brasil.
filiais de empresas brasileiras no exterior
A respeito das externalidades, julgue os itens subseqüentes.
Em relação a essas duas formas de controle das externalidades, impostos e regulação, pode-se afirmar que a tributação é sempre superior, já que as alíquotas são facilmente definidas e o instrumento tributário permite aos agentes econômicos decidirem a respeito do nível ótimo de imposto a ser pago como compensação para a sociedade.
Todos os economistas sabem que poupança é igual a investimento. Logo, para crescer, o Brasil precisa tornar-se atraente para o capital estrangeiro.
Tendo como referência o texto acima, julgue os itens que se seguem.O Brasil não gera poupança interna suficiente para financiar o investimento necessário para atingir um determinado patamar de crescimento.
Economia - Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Julgue os itens a seguir, com base na questão das desigualdades regionais.
Uma crítica à conclusão da redução das desigualdades regionais é a de que esta não é robusta, sendo sensível ao tipo de indicador utilizado para caracterizar as desigualdades.
Com relação ao balanço de pagamentos, é incorreto afirmar que:
um déficit na balança de serviços não necessariamente implica um déficit em transações correntes.
entradas de mercadorias no país são, necessariamente, consideradas como importações
se o país não possui reservas, um déficit em transações correntes tem que ser necessariamente financiado com movimentos de capitais autônomos
os investimentos diretos são considerados como item dos movimentos de capitais autônomos
se, em valor absoluto, o déficit em transações correntes é igual ao superávit no movimento de capitais autônomos, então, na ausência de erros e omissões, o saldo total do balanço de pagamentos será nulo.
A respeito das externalidades, julgue os itens subseqüentes.
O chamado teorema de Coase assevera que os atores privados podem resolver, de forma eficiente, o problema das externalidades entre si, dependendo apenas da distribuição inicial de direitos entre esses atores.
Todos os economistas sabem que poupança é igual a investimento. Logo, para crescer, o Brasil precisa tornar-se atraente para o capital estrangeiro.
Tendo como referência o texto acima, julgue os itens que se seguem.Se o Brasil, hoje, já não gera poupança suficiente para financiar o investimento, com a elevação do investimento externo o problema se agravará, pois terá de elevar ainda mais o nível de poupança.
Economia - Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2002
quanto maior for TN, tudo o mais constante, maior i será TPE . m
caso TN > TN e ambas positivas, quanto maior wi, m i tudo o mais constante, menor será TPE . m
é desejável que TN seja maior que TN para que a i m tarifa de proteção efetiva seja maior do que a tarifa nominal.
a política protecionista mais adequada, caso se quei- ra proteger tanto o insumo I quanto a mercadoria M, é fixar a tarifa do primeiro em valor menor que a da segunda.
quanto maior for a diferença positiva entre TN e TN, m i menor será TPE .
A macroeconomia analisa o comportamento dos grandes agregados econômicos. Com base nessa teoria, julgue os itens subseqüentes.
A falácia da inflação refere-se ao fato de as pessoas acreditarem que a inflação, por si só, não conduz a reduções do poder aquisitivo da moeda.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...