Lista completa de Questões de Economia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Economia - Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2002
Analise as seguintes proposições relativas à economia do meio ambiente.
I. Segundo o teorema de Coase, na ausência de custos de transação entre as partes, e havendo a definição de qual é o agente econômico que detém os direitos de emissão de poluentes, a livre negociação entre as partes levará a um nível ótimo de emissão da poluição.
II. A taxa pigouviana e a restrição direta à emissão de poluentes pelo Governo podem gerar um nível eficien- te de poluição, caso se tenha um conhecimento preciso das condições de custos e de benefícios de uma redu- ção da poluição.
III. Na falta de um conhecimento preciso dos custos e be- nefícios da poluição, quando o objetivo do Governo for garantir um padrão mínimo de qualidade ambiental, a taxa pigouviana é preferível à regulamentação direta dos níveis de poluição.
Pode-se afirmar que
Economia - Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2002
Em relação à curva de oferta, assinale a afirmação INCORRETA:
Economia - Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Em relação aos indicadores de desenvolvimento utilizados no Brasil e no mundo, julgue os itens abaixo.
O índice de condições de vida (ICV), outro indicador muito utilizado no Brasil, é uma extensão do IDH, e resulta na combinação de vinte indicadores básicos agrupados em cinco dimensões: renda, educação, saúde, saneamento e transporte.
Considere as seguintes informações:
Produto agregado de equilíbrio = 1000; Consumo autônomo = 50;
Investimento agregado = 100;
Exportações = 50;
Importações = 30;
Gastos do Governo = 100.
Considerando o modelo de determinação da renda, é correto afirmar que o valor da propensão marginal a consumir, do consumo total e do multiplicador são, respectivamente:
0,73; 780; 3,70 aproximadamente.
0,80; 800; 2,60 aproximadamente
0,90; 950; 4,10 aproximadamente
0,73; 500; 1,50 aproximadamente
0,80; 400; 1,38 aproximadamente.
Com referência aos monopólios e oligopólios, julgue os itens em seguida.
O controle dos monopólios naturais pode ser feito, de forma simples, eficaz e eficiente: basta o governo determinar que os preços a serem cobrados devem ser iguais ao custo marginal do monopolista.
A implementação da política desenvolvimentista da administração Kubitschek marcou a utilização, pela primeira vez, de uma política deliberada de industrialização. Essa política consistia essencialmente de uma tarifa aduaneira efetivamente protecionista, combinada com um sistema cambial que subsidiava a importação de bens de capital e insumos básicos, e atração do capital estrangeiro por investimento direto. Ao mesmo tempo, e complementarmente, a política fiscal era francamente expansionista e iniciou, no fim da década de 50, a concessão de incentivos fiscais (regionais) para o desenvolvimento industrial; e a política monetária permitiu uma rápida expansão do crédito bancário e uma maior utilização do crédito externo de curto prazo.
Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens subseqüentes.A implementação da política desenvolvimentista descrita no texto foi um triunfo dos teóricos das vantagens comparativas sobre o pensamento da escola da Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL).
Economia - Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2002
Curvas de indiferença NÃO são:
Economia - Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Julgue os itens abaixo, referentes à evolução dos indicadores de desigualdade de renda no Brasil dos últimos vinte anos.
A desigualdade de renda, se medida pelo coeficiente de Gini, vem crescendo de forma significativa.
Considere uma economia hipotética com os seguintes dados:
- Exportações de bens e serviços não fatores = 300;
- Importações de bens e serviços não fatores = 100;
- Renda recebida do exterior = 50;
- Renda enviada ao exterior = 650;
- Poupança interna líquida = 200;
- Variação de estoques = 100;
- Depreciação = 50.
Com base nestes dados, a poupança externa e a formação bruta de capital fixo desta economia são, respectivamente:
Com referência aos monopólios e oligopólios, julgue os itens em seguida.
Outra possibilidade para o controle dos monopólios é a fixação de uma taxa de retorno desejada, que deve tomar por base a expectativa do que ocorreria caso esta operasse em um ambiente competitivo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...