Lista completa de Questões de Economia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto III- para questões 4 e 5
A partir da leitura interpretativa do texto III, julgue os itens seguintes.
Ao afirmar, no primeiro parágrafo do texto, que o "mesmo acontece com a chamada integração cultural do MERCOSUL", o autor refere-se ao elevado nível de afinidade existente hoje entre os países-membros do Mercado Comum do Sul no que diz respeito ao comércio, às políticas internas, ao sistema financeiro e, sobretudo, à cultura.
Economia - Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Julgue os itens abaixo, referentes à evolução dos indicadores de desigualdade de renda no Brasil dos últimos vinte anos.
A percentagem de renda apropriada pelos 10% mais ricos vem sendo mantida aproximadamente estável, em média um pouco abaixo da metade do valor total da renda gerada.
Considere
M1/Base monetária = 1,481481;
papel moeda em poder do público/M1 = 0,35.
Com base nestas afirmações, pode-se afirmar que a proporção "encaixes totais dos bancos comerciais/ depósitos a vista dos bancos comerciais" será de:
Acerca do tratamento tributário previsto na medida provisória que instituiu o PROER, com relação às instituições participantes do programa, em caso de incorporação das instituições financeiras, julgue os itens seguintes.
As perdas apropriadas referentes aos valores dos créditos de difícil recuperação deveriam ser adicionadas ao lucro líquido da instituição a ser incorporada, para fins de determinação do lucro real e da base de cálculo da contribuição social sobre o lucro líquido.
Julgue os itens abaixo.
O Banco Mundial foi criado para ser o embrião do Banco Central Mundial.
Economia - Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Julgue os itens abaixo, referentes à evolução dos indicadores de desigualdade de renda no Brasil dos últimos vinte anos.
A percentagem de renda apropriada pelos 20% mais pobres praticamente dobrou, em função da estabilização da economia.
Considere o modelo IS/LM para uma economia aberta supondo as seguintes hipóteses:
- pequena economia aberta;
- livre e perfeita mobilidade de capital;
- taxa de câmbio flutuante.
Com base nestas informações, é correto afirmar que:
um corte nos impostos tende a elevar não apenas o produto mas também as exportações via os efeitos indiretos deste corte sobre a taxa de câmbio
qualquer movimento nos gastos autônomos agregados não provoca mudanças nas taxas de câmbio
qualquer alteração na quantidade de moeda na economia não altera as taxas de juros
as hipóteses do modelo garantem uma curva LM vertical
a utilização da política monetária é mais adequada do que a política fiscal se o objetivo da autoridade econômica for a elevação do produto
Acerca do tratamento tributário previsto na medida provisória que instituiu o PROER, com relação às instituições participantes do programa, em caso de incorporação das instituições financeiras, julgue os itens seguintes.
Para efeitos de determinação do lucro real, a soma do ágio amortizado com o valor compensado dos prejuízos fiscais de períodos-base anteriores não poderia exceder, em cada período-base, 30% do lucro líquido, ajustado pelas adições e exclusões previstas na legislação aplicável.
Julgue os itens abaixo.
Na América Latina, nos últimos anos, não obstante o grande debate sobre o tema, só dois países dolarizaram suas economias: Equador e El Salvador.
Economia - Controle de Dinheiro Por Parte do Banco Central do Brasil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
O controle da dívida pública e do endividamento é um dos tópicos mais relevantes da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), embora não seja novidade na administração pública, posto que a Resolução n.o 78/1998 do Senado Federal já vinha dispondo acerca de operações de crédito interno e externo dos estados, do Distrito Federal, dos municípios e de suas respectivas autarquias e fundações, inclusive acerca de concessão de garantias, seus limites e condições de autorização. Regulamentando as disposições dos incisos VI, VII, VIII e IX do artigo 52 da Constituição da República, a lei acrescenta novas regras para contratação de operações de crédito, inclusive de antecipação de receitas. Lista, ainda, as operações que estão vedadas ao setor público e, principalmente, estabelece condições para a recondução da dívida aos seus limites, quando ocorrerem excessos, e as penalidades a que o ente ficará sujeito, caso não adote as providências para correção dos desvios. Considerando esse contexto e as regras da LRF relativas a dívida e endividamento, julgue os itens a seguir.
O BACEN só poderá comprar diretamente títulos emitidos pela União para refinanciar a dívida mobiliária federal que estiver vencendo na sua carteira.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...