Questões de Economia do ano 0000

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Considere a seguinte função de oferta P = (Q/4) - 25.

 A elasticidade-preço da oferta, quando o preço é igual a 25, é:

  • A. igual a 0;
  • B. igual a 0,5;
  • C. maior que 0,5 e menor ou igual a 1,0;
  • D. maior que 1,0 e menor ou igual a 2,0;
  • E. maior que 2,0.

Suponha um mercado de um certo produto que tem curva de demanda dada por QD = 10 - P e de oferta, QS = P. O governo fixa o preço de mercado em P = 4.

O impacto dessa medida é um excesso de demanda igual a:

  • A. 0,25 unidade;
  • B. 0,5 unidade;
  • C. 1 unidade;
  • D. 2 unidades;
  • E. 5 unidades.

Considere os principais agregados macroeconômicos e suas identidades.

O impacto inicial de um aumento da alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) é de:

  • A. elevação do PIB a preços de mercado;
  • B. elevação do PIB a preços de mercado;
  • C. elevação da renda nacional disponível líquida;
  • D. redução dos impostos diretos;
  • E. redução da renda líquida enviada ao exterior.

Na reportagem “Balança Comercial fecha 2016 com o maior superávit desde 1980”, publicada no Jornal Valor Econômico, no dia 02/01/2017, destaca-se o seguinte trecho:

“O desempenho histórico da balança comercial em 2016 se deve a uma queda menor nas exportações do que nas importações”.

A partir desse trecho, é correto concluir que:

  • A. houve superávit no balanço de transações correntes;
  • B. a balança comercial apresentou déficit em 2015 apesar do superávit em 2016;
  • C. esse superávit da balança comercial contribuiu para o superávit da conta capital e financeira;
  • D. as exportações free on board superaram as importações free on board;
  • E. a poupança externa foi negativa.

Considerando os conceitos de agregados monetários, em épocas de aumento da taxa de inflação ocorre:

  • A. aumento da relação M1 sobre M4, como forma de proteção contra a escalada de preços;
  • B. aumento por aplicações de longo prazo vis a vis as de curto prazo;
  • C. redução do grau de monetização da economia, com a população buscando mais aplicações que rendem juros;
  • D. redução pela demanda de títulos públicos de alta liquidez, elevando o volume de meios de pagamento;
  • E. aumento dos depósitos à vista como forma de proteção contra a perda de poder de compra do papel-moeda.

Em relação à criação dos meios de pagamento e da base monetária, analise as afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F):

I. Uma redução nas reservas internacionais realizada pelo Bacen aumenta a base monetária e os meios de pagamento.

II. Uma operação de compra de títulos públicos pelo Bacen aumenta o seu ativo e, portanto, o M1.

III. Um déficit fiscal reduz a base monetária e os meios de pagamento.

A sequência correta é:

  • A. V – V – V;
  • B. V – V – F;
  • C. V– F – V;
  • D. F – V – F;
  • E. F – F – F.

De acordo com o Efeito Fisher:

  • A. se as pessoas aceitarem que o governo irá elevar a oferta monetária, a inflação aumenta instantaneamente e a taxa de juros nominal cai;
  • B. um aumento na expectativa de inflação eleva a taxa nominal de juros, quando a taxa real de juros ex ante está fixa;
  • C. os agentes devem fazer uma análise de custo-benefício entre a retenção de moeda ou a aplicação no mercado financeiro;
  • D. a quantidade de moeda na economia é função do produto nominal e da velocidade de circulação da moeda;
  • E. um aumento do nível geral de preços é acompanhado por um aumento da velocidade de circulação da moeda ou da quantidade de moeda na economia.

Em relação aos setores de atividade econômica que compõem o cálculo atual do PIB, analise as afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F):

I. O Subsetor Industrial de Utilidade Pública (SIUP) provê os serviços de água, gás e energia.

II. O setor industrial inclui o subsetor de construção.

III. O setor de serviços provê serviços de atividades imobiliárias e de administração, saúde e educação públicas.

A sequência correta é:

  • A. V– V – V;
  • B. V – V – F;
  • C. V – F – F;
  • D. F – V – V;
  • E. F – F – V.

De acordo com os últimos dados sobre mobilidade de educação e renda no Brasil (IBGE, 2016), a renda dos filhos ainda depende fortemente da educação dos pais. Por exemplo, a percentagem de filhos de analfabetos que ganham mais do que 5 salários mínimos é de apenas 3%, ao passo que entre os filhos de universitários esse percentual atinge 46%.

Esses dados indicam que:

  • A. a despeito das melhorias apresentadas nas últimas décadas, há ainda muito o que avançar na direção de uma sociedade justa;
  • B. ter pais analfabetos determina a condição social dos filhos;
  • C. ter pais com grau universitário determina a condição social dos filhos;
  • D. a educação dos pais possui baixa correlação com a posição social dos filhos;
  • E. a educação dos pais determina a condição social dos filhos.

O bônus demográfico é considerado uma oportunidade para o crescimento de um país e acontece quando há um número menor de crianças e idosos em relação à população total. No Brasil, o número de crianças apresenta trajetória de queda, mas o de idosos cresce, de modo que podem-se aproveitar ainda os benefícios do bônus demográfico.

Para isso, é necessário que:

  • A. a população total tenha seu crescimento estabilizado;
  • B. haja uma queda no crescimento da população total;
  • C. a população economicamente ativa (PEA) cresça em relação à população total;
  • D. a população total cresça mais do que a população economicamente ativa (PEA);
  • E. a população economicamente ativa (PEA) cresça no mesmo ritmo da população total.
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