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Economia - Determinação do Nível de renda e Produtos Nacionais - Mercado de Bens e Serviços - - 0000
Em uma economia hipotética, num certo período de tempo, registra-se que:
I. C = 50 + 0,75 Y (C = consumo, Y = renda)
II. I = 120 - 125 i (I = investimento, i = taxa de juros)
III. Ms = 240 (Ms = oferta de moeda)
IV. Mt = 0,30 Y (Mt = demanda transacional e precaucional de moeda)
V. Me = 80 - 250 i (Me = demanda especulativa de moeda)
VI. G = 30 (G = gastos do governo)
O nível de investimento de equilíbrio dessa economia é:
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Num certo período de tempo, uma economia hipotética apresentou os seguintes dados:
Pode-se concluir que o nível de renda de equilíbrio é :
1 340
1 480
1 974
4 320
7 300
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A variação no produto nacional de uma economia fechada, sem o setor governo, num certo período de tempo, em razão da elevação de $ 800 mil no agregado Investimento, sabendo-se que a propensão marginal a consumir equivale a 75%, corresponde a:
$ 200 mil
$ 250 mil
$ 600 mil
$ 2 400 mil
$ 3 200 mil
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De acordo com os conceitos de produto agregado, é incorreto afirmar que
o crescimento do produto agregado total pode não significar um crescimento do produto per capita.
o produto interno tem sido maior que o produto nacional no Brasil.
o produto líquido é necessariamente menor que o produto bruto.
o produto agregado pode ser considerado como uma "variável fluxo".
não é possível o produto a custo de fatores ser maior que o produto a preços de mercado.
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Considere os seguintes coeficientes:
c = papel-moeda em poder do público/M1
d = depósitos a vista nos bancos comerciais/M1
R = encaixe total dos bancos comerciais/depósitos a vista nos bancos comerciais
É correto afirmar que:
se c = d e R = 0,3, então o valor do multiplicador bancário será igual a 1,221, aproximadamente.
se c = d e R = 0,3, então o valor do multiplicador bancário será igual a 1,538, aproximadamente.
se c = 0,7 e R = 0,3, então o valor do multiplicador bancário será de 1,961, aproximadamente.
se d > c e R = 0,2, então o valor do multiplicador bancário será necessariamente maior que 2.
se d = 0, o valor do multiplicador bancário será zero, independente do valor de R.
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Em uma economia fechada com a curva de oferta agregada completamente inelástica, um aumento dos gastos públicos deve:
Reduzir a participação do setor privado na economia.
Gerar um aumento no produto agregado.
Gerar um aumento generalizado nos preços, desde que seja financiado por emissão de títulos públicos.
Gerar um aumento no produto de equilíbrio, desde que seja financiado por emissão monetária.
Gerar uma redução no produto agregado.
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Observe as preposições abaixo.
I. A propensão marginal a consumir (PMgC) é o acréscimo de consumo, dado um decréscimo na renda nacional.
II. O investimento visto como elemento da demanda agregada é a fase em que apenas se gasta com instalações, equipamentos etc., antes de o investimento maturar e resultar em acréscimos de produção.
III. Supondo investimentos autônomos em relação à renda nacional, se os indivíduos desejarem poupar mais nos diversos níveis de renda planejada, no novo equilíbrio o nível de poupança será constante e o da renda diminuirá.
IV. O investimento visto como elemento de oferta agregada ocorre quando aumenta a capacidade produtiva, após a maturação do investimento (ou seja, quando redunda em aumentos da produção).
São corretas as proposições
I, II e III, somente.
I, II e IV, somente.
I, III e IV, somente.
II, III e IV, somente.
I, II e III e IV.
No dia 28 de fevereiro de 1986, uma sexta-feira, o governo decretou feriado bancário e anunciou o Plano Cruzado, que incluía, dentre outras determinações:
O principal mote do novo federalismo inaugurado pela Constituição da República Federativa do Brasil foi a descentralização, processo que significava não só passar mais recursos e poder aos governos subnacionais, mas, principalmente, tinha como palavra de ordem a municipalização. Nessa linha, o Brasil se tornou uma das pouquíssimas federações do mundo a dar status de ente federativo aos municípios e esse processo culminou em alguns programas sociais de sucesso, adotados posteriormente em nível nacional como:
Existem diversas metodologias para estimar a taxa de retorno oriunda de um ano a mais de educação para um determinado país. Desde os trabalhos pioneiros de Castro (1970) e Langoni (1974), vários estudos têm sido desenvolvidos e apresentados para o Brasil, destacando-se que:
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