Questões de Economia do ano 0000

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Em uma economia hipotética, num certo período de tempo, registra-se que:

I. C = 50 + 0,75 Y (C = consumo, Y = renda)

II. I = 120 - 125 i (I = investimento, i = taxa de juros)

III. Ms = 240 (Ms = oferta de moeda)

IV. Mt = 0,30 Y (Mt = demanda transacional e precaucional de moeda)

V. Me = 80  - 250 i (Me = demanda especulativa de moeda)

VI. G = 30 (G = gastos do governo)

O nível de investimento de equilíbrio dessa economia é:

  • A. 30
  • B. 95
  • C. 220
  • D. 575
  • E. 700

Num certo período de tempo, uma economia hipotética apresentou os seguintes dados:

Pode-se concluir que o nível de renda de equilíbrio é :

  • A.

    1 340

  • B.

    1 480

  • C.

    1 974

  • D.

    4 320

  • E.

    7 300

A variação no produto nacional de uma economia fechada, sem o setor governo, num certo período de tempo, em razão da elevação de $ 800 mil no agregado Investimento, sabendo-se que a propensão marginal a consumir equivale a 75%, corresponde a:

  • A.

    $ 200 mil

  • B.

    $ 250 mil

  • C.

    $ 600 mil

  • D.

    $ 2 400 mil

  • E.

    $ 3 200 mil

De acordo com os conceitos de produto agregado, é incorreto afirmar que

  • A.

    o crescimento do produto agregado total pode não significar um crescimento do produto per capita.

  • B.

    o produto interno tem sido maior que o produto nacional no Brasil.

  • C.

    o produto líquido é necessariamente menor que o produto bruto.

  • D.

    o produto agregado pode ser considerado como uma "variável fluxo".

  • E.

    não é possível o produto a custo de fatores ser maior que o produto a preços de mercado.

Considere os seguintes coeficientes:

c = papel-moeda em poder do público/M1

d = depósitos a vista nos bancos comerciais/M1

R = encaixe total dos bancos comerciais/depósitos a vista nos bancos comerciais

 

É correto afirmar que:

  • A.

    se c = d e R = 0,3, então o valor do multiplicador bancário será igual a 1,221, aproximadamente.

  • B.

    se c = d e R = 0,3, então o valor do multiplicador bancário será igual a 1,538, aproximadamente.

  • C.

    se c = 0,7 e R = 0,3, então o valor do multiplicador bancário será de 1,961, aproximadamente.

  • D.

    se d > c e R = 0,2, então o valor do multiplicador bancário será necessariamente maior que 2.

  • E.

    se d = 0, o valor do multiplicador bancário será zero, independente do valor de R.

Em uma economia fechada com a curva de oferta agregada completamente inelástica, um aumento dos gastos públicos deve:

  • A.

    Reduzir a participação do setor privado na economia.

  • B.

    Gerar um aumento no produto agregado.

  • C.

    Gerar um aumento generalizado nos preços, desde que seja financiado por emissão de títulos públicos.

  • D.

    Gerar um aumento no produto de equilíbrio, desde que seja financiado por emissão monetária.

  • E.

    Gerar uma redução no produto agregado.

Observe as preposições abaixo.

I. A propensão marginal a consumir (PMgC) é o acréscimo de consumo, dado um decréscimo na renda nacional.

II. O investimento visto como elemento da demanda agregada é a fase em que apenas se gasta com instalações, equipamentos etc., antes de o investimento maturar e resultar em acréscimos de produção.

III. Supondo investimentos autônomos em relação à renda nacional, se os indivíduos desejarem poupar mais nos diversos níveis de renda planejada, no novo equilíbrio o nível de poupança será constante e o da renda diminuirá.

IV. O investimento visto como elemento de oferta agregada ocorre quando aumenta a capacidade produtiva, após a maturação do investimento (ou seja, quando redunda em aumentos da produção).

São corretas as proposições

  • a.

    I, II e III, somente.

  • b.

    I, II e IV, somente.

  • c.

    I, III e IV, somente.

  • d.

    II, III e IV, somente.

  • e.

    I, II e III e IV.

No dia 28 de fevereiro de 1986, uma sexta-feira, o governo decretou feriado bancário e anunciou o Plano Cruzado, que incluía, dentre outras determinações:

  • A. a criação da URV, unidade real de valor;
  • B. o confisco da poupança;
  • C. o congelamento de todos os preços e salários;
  • D. um forte ajuste fiscal;
  • E. uma maior abertura ao comércio internacional.

O principal mote do novo federalismo inaugurado pela Constituição da República Federativa do Brasil foi a descentralização, processo que significava não só passar mais recursos e poder aos governos subnacionais, mas, principalmente, tinha como palavra de ordem a municipalização. Nessa linha, o Brasil se tornou uma das pouquíssimas federações do mundo a dar status de ente federativo aos municípios e esse processo culminou em alguns programas sociais de sucesso, adotados posteriormente em nível nacional como:

  • A. o FGTS e o Seguro Desemprego;
  • B. o Mais médicos e o Minha casa minha vida;
  • C. o Programa Saúde da Família (PSF) e o Bolsa Escola;
  • D. a aposentadoria rural e o programa de cotas em universidades;
  • E. o programa de concessões de infraestrutura.

Existem diversas metodologias para estimar a taxa de retorno oriunda de um ano a mais de educação para um determinado país. Desde os trabalhos pioneiros de Castro (1970) e Langoni (1974), vários estudos têm sido desenvolvidos e apresentados para o Brasil, destacando-se que:

  • A. a taxa de retorno da educação tem apresentado queda desde os anos 70;
  • B. a educação apresenta altas taxas de retorno em todos os níveis educacionais;
  • C. a taxa de retorno da educação apresenta estabilidade desde os anos 1970;
  • D. não há relação entre anos de estudo e renda adicional no Brasil;
  • E. as políticas educacionais do país têm apresentado sucesso na diminuição das desigualdades de renda.
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