Questões de Economia do ano 2002

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Os resultados do setor público podem ser apresentados segundo três conceitos: nominal, operacional e primário. Julgue os itens que seguem, referentes ao conteúdo desses três conceitos e à sua aplicação atualmente no Brasil.

O principal objetivo do cálculo do resultado operacional é avaliar a sustentabilidade da política fiscal em um dado exercício financeiro, tendo em vista o patamar atual da dívida consolidada e a capacidade de pagamento dessa dívida pelo setor público a longo prazo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os resultados do setor público podem ser apresentados segundo três conceitos: nominal, operacional e primário. Julgue os itens que seguem, referentes ao conteúdo desses três conceitos e à sua aplicação atualmente no Brasil.

Os superávits primários que vêm sendo obtidos pelo governo federal têm sido direcionados ao serviço da dívida, o que contribui para reduzir o seu crescimento real.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os resultados do setor público podem ser apresentados segundo três conceitos: nominal, operacional e primário. Julgue os itens que seguem, referentes ao conteúdo desses três conceitos e à sua aplicação atualmente no Brasil.

No Brasil, a relação dívida líquida/PIB já ultrapassou 45%, o que indica que o esforço fiscal deverá perdurar, mantidos os atuais objetivos da política econômica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere os seguintes dados (em unidades monetárias, em um determinado período de tempo):

• Saldo da balança comercial: déficit de 100
• Saldo em transações correntes: déficit de 300
• Saldo total do balanço de pagamentos: superávit de 500

Considerando a ausência de lançamento nas contas de "transferências unilaterais" e "erros e omissões", pode-se concluir que o saldo do balanço de serviços e o saldo do movimento de capitais autônomos foram, respectivamente:

  • A. - 100 e + 800
  • B. + 100 e + 800
  • C. - 200 e + 500
  • D. + 200 e + 500
  • E. - 200 e + 800

Tomando como caso o Brasil, não é considerado como residente para efeito de pagamento no balanço de pagamentos

  • A.

    embaixadas brasileiras no exterior

  • B.

    empresas multinacionais instaladas no Brasil

  • C.

    turistas brasileiros no exterior

  • D.

    instituições norte-americanas de ensino instaladas no Brasil.

  • E.

    filiais de empresas brasileiras no exterior

Com relação ao balanço de pagamentos, é incorreto afirmar que:

  • A.

    um déficit na balança de serviços não necessariamente implica um déficit em transações correntes.

  • B.

    entradas de mercadorias no país são, necessariamente, consideradas como importações

  • C.

    se o país não possui reservas, um déficit em transações correntes tem que ser necessariamente financiado com movimentos de capitais autônomos

  • D.

    os investimentos diretos são considerados como item dos movimentos de capitais autônomos

  • E.

    se, em valor absoluto, o déficit em transações correntes é igual ao superávit no movimento de capitais autônomos, então, na ausência de erros e omissões, o saldo total do balanço de pagamentos será nulo.

Considere que tenham ocorrido apenas as seguintes operações nas contas de transações correntes, operações essas realizadas entre residentes e não-residentes de um país, em um determinado período de tempo, em unidades monetárias:

• o país exporta mercadorias no valor de 500, recebendo a vista;

• o país importa mercadorias no valor de 400, pagando a vista;

• o país realiza doação de medicamentos no valor de 150;

• o país paga 300 a vista referente a juros e lucros;

• o país paga 50 a vista referente a fretes.

Com base nessas informações e supondo que a conta de erros e omissões tenha saldo nulo, é incorreto afirmar que, no período considerado:

  • A.

    o balanço de serviços apresentou déficit de 350

  • B.

    o saldo da balança comercial apresentou superávit de 100

  • C.

    o saldo do item "transferências unilaterais" foi deficitário em 150

  • D.

    o país apresentou déficit em transações correntes

  • E.

    para que o país apresente um saldo nulo do balanço de pagamentos, o ingresso líquido de recursos na conta de movimento de capitais deverá ser de 250.

Considere e = taxa de câmbio (conceito utilizado no Brasil referente a quantidade de reais necessários para a compra de um dólar).

Suponha que o país adote um regime de bandas cambiais com limite inferior e¹ = 1,00 e limite superior e² = 1,20. Suponha que o mercado sinalize para negócios com e = 0,90. Para manter o sistema de bandas, o Banco Central deverá:

  • A.

    comprar a moeda americana a um valor e¹ > 0,90 e em seguida vender moeda americana a um valor e¹ < 1,00

  • B.

    vender moeda americana no mercado a um valor e¹ < 1,00

  • C.

    vender moeda americana a qualquer valor

  • D.

    comprar a moeda americana no mercado a um valor e¹ > 1,00

  • E.

    não intervir no mercado pois a sinalização implica que, necessariamente, o valor de e irá subir no futuro

Em uma das formas de se medir a taxa real de câmbio, consideram-se as inflações interna e externa, além da taxa nominal de câmbio. Considerando que as exportações e importações respondem às variações na taxa real de câmbio, é correto afirmar que:

  • A.

    pode-se considerar a fórmula E = e.(p*/p) onde e = taxa nominal de câmbio; E = taxa real de câmbio; p* = inflação interna; p = inflação externa.

  • B.

    inflação externa serve de desestímulo às exportações

  • C.

    inflação interna é mais importante do que a inflação externa para as exportações.

  • D.

    independente das taxas de inflação, uma desvalorização nominal da taxa de câmbio necessariamente resulta em uma desvalorização da taxa real de câmbio

  • E.

    a inflação interna serve de estímulo às importações

O "Tratado de Masstrich" especifica critérios que os países-membros da União Européia (UE) devem seguir para serem admitidos na União Econômica e Monetária (UEM). Entre os critérios, destacam-se:

  • A.

    o fim dos subsídios agrícolas em um prazo de 10 anos a partir da data de lançamento do "Euro"

  • B.

    a necessidade de deflação tendo como objetivo alcançar a inflação média dos dois países membros da UE com menor inflação

  • C.

    metas para as taxas de inflação, déficit e dívida públicas para que se tenha algum grau de convergência macroeconômica entre os países

  • D.

    redução do déficit público para zero e dívida pública para 50% do PIB

  • E.

    adoção de bandas cambiais e redução nas taxas de inflação para no máximo 1% ao ano

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