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Os resultados do setor público podem ser apresentados segundo três conceitos: nominal, operacional e primário. Julgue os itens que seguem, referentes ao conteúdo desses três conceitos e à sua aplicação atualmente no Brasil.
O principal objetivo do cálculo do resultado operacional é avaliar a sustentabilidade da política fiscal em um dado exercício financeiro, tendo em vista o patamar atual da dívida consolidada e a capacidade de pagamento dessa dívida pelo setor público a longo prazo.
Os resultados do setor público podem ser apresentados segundo três conceitos: nominal, operacional e primário. Julgue os itens que seguem, referentes ao conteúdo desses três conceitos e à sua aplicação atualmente no Brasil.
Os superávits primários que vêm sendo obtidos pelo governo federal têm sido direcionados ao serviço da dívida, o que contribui para reduzir o seu crescimento real.
Os resultados do setor público podem ser apresentados segundo três conceitos: nominal, operacional e primário. Julgue os itens que seguem, referentes ao conteúdo desses três conceitos e à sua aplicação atualmente no Brasil.
No Brasil, a relação dívida líquida/PIB já ultrapassou 45%, o que indica que o esforço fiscal deverá perdurar, mantidos os atuais objetivos da política econômica.
Considere os seguintes dados (em unidades monetárias, em um determinado período de tempo):
Saldo da balança comercial: déficit de 100
Saldo em transações correntes: déficit de 300
Saldo total do balanço de pagamentos: superávit de 500
Considerando a ausência de lançamento nas contas de "transferências unilaterais" e "erros e omissões", pode-se concluir que o saldo do balanço de serviços e o saldo do movimento de capitais autônomos foram, respectivamente:
Tomando como caso o Brasil, não é considerado como residente para efeito de pagamento no balanço de pagamentos
embaixadas brasileiras no exterior
empresas multinacionais instaladas no Brasil
turistas brasileiros no exterior
instituições norte-americanas de ensino instaladas no Brasil.
filiais de empresas brasileiras no exterior
Com relação ao balanço de pagamentos, é incorreto afirmar que:
um déficit na balança de serviços não necessariamente implica um déficit em transações correntes.
entradas de mercadorias no país são, necessariamente, consideradas como importações
se o país não possui reservas, um déficit em transações correntes tem que ser necessariamente financiado com movimentos de capitais autônomos
os investimentos diretos são considerados como item dos movimentos de capitais autônomos
se, em valor absoluto, o déficit em transações correntes é igual ao superávit no movimento de capitais autônomos, então, na ausência de erros e omissões, o saldo total do balanço de pagamentos será nulo.
Considere que tenham ocorrido apenas as seguintes operações nas contas de transações correntes, operações essas realizadas entre residentes e não-residentes de um país, em um determinado período de tempo, em unidades monetárias:
o país exporta mercadorias no valor de 500, recebendo a vista;
o país importa mercadorias no valor de 400, pagando a vista;
o país realiza doação de medicamentos no valor de 150;
o país paga 300 a vista referente a juros e lucros;
o país paga 50 a vista referente a fretes.
Com base nessas informações e supondo que a conta de erros e omissões tenha saldo nulo, é incorreto afirmar que, no período considerado:
o balanço de serviços apresentou déficit de 350
o saldo da balança comercial apresentou superávit de 100
o saldo do item "transferências unilaterais" foi deficitário em 150
o país apresentou déficit em transações correntes
para que o país apresente um saldo nulo do balanço de pagamentos, o ingresso líquido de recursos na conta de movimento de capitais deverá ser de 250.
Considere e = taxa de câmbio (conceito utilizado no Brasil referente a quantidade de reais necessários para a compra de um dólar).
Suponha que o país adote um regime de bandas cambiais com limite inferior e¹ = 1,00 e limite superior e² = 1,20. Suponha que o mercado sinalize para negócios com e = 0,90. Para manter o sistema de bandas, o Banco Central deverá:
comprar a moeda americana a um valor e¹ > 0,90 e em seguida vender moeda americana a um valor e¹ < 1,00
vender moeda americana no mercado a um valor e¹ < 1,00
vender moeda americana a qualquer valor
comprar a moeda americana no mercado a um valor e¹ > 1,00
não intervir no mercado pois a sinalização implica que, necessariamente, o valor de e irá subir no futuro
Em uma das formas de se medir a taxa real de câmbio, consideram-se as inflações interna e externa, além da taxa nominal de câmbio. Considerando que as exportações e importações respondem às variações na taxa real de câmbio, é correto afirmar que:
pode-se considerar a fórmula E = e.(p*/p) onde e = taxa nominal de câmbio; E = taxa real de câmbio; p* = inflação interna; p = inflação externa.
inflação externa serve de desestímulo às exportações
inflação interna é mais importante do que a inflação externa para as exportações.
independente das taxas de inflação, uma desvalorização nominal da taxa de câmbio necessariamente resulta em uma desvalorização da taxa real de câmbio
a inflação interna serve de estímulo às importações
O "Tratado de Masstrich" especifica critérios que os países-membros da União Européia (UE) devem seguir para serem admitidos na União Econômica e Monetária (UEM). Entre os critérios, destacam-se:
o fim dos subsídios agrícolas em um prazo de 10 anos a partir da data de lançamento do "Euro"
a necessidade de deflação tendo como objetivo alcançar a inflação média dos dois países membros da UE com menor inflação
metas para as taxas de inflação, déficit e dívida públicas para que se tenha algum grau de convergência macroeconômica entre os países
redução do déficit público para zero e dívida pública para 50% do PIB
adoção de bandas cambiais e redução nas taxas de inflação para no máximo 1% ao ano
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