Lista completa de Questões de Economia do ano 2002 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O governo de um país pratica até hoje uma política de subsídio ao preço do leite com o objetivo de garantir que todas as famílias tenham acesso a um consumo mínimo desse produto. Esse governo está estudando a possibilidade de eliminar esse subsídio. Em contrapartida cada família pobre receberia um cupom que daria acesso a um consumo mínimo de leite. O valor desse cupom assume valores diferenciados para cada família e é projetado para garantir que, para cada uma das famílias pobres, a cesta de bens consumida antes da eliminação do subsídio ao preço do leite continue sendo acessível, mas apenas com o uso de toda a renda da família, após a eliminação do subsídio ao leite e a introdução do cupom. Se essa política for implementada, pode-se afirmar que:
o consumo de leite por parte de cada uma das famílias pobres pode diminuir ou permanecer inalterado, mas não irá aumentar.
o consumo de leite por parte das famílias pobres deverá aumentar.
o gasto do governo com o novo programa será superior ao gasto com o programa de subsídio ao preço do leite.
se o leite for um bem de Giffen, seu consumo deve aumentar, se ele for um bem normal, seu consumo deve diminuir.
se o leite for um bem normal, seu consumo deve aumentar, se ele for um bem de Giffen, seu consumo deve diminuir.
Com relação à teoria da produção, pode-se afirmar que:
se a função de produção apresentar rendimentos decrescentes de escala, o produto será menor do que o estritamente necessário para remunerar todos os fatores de produção segundo suas produtividades marginais.
se a função de produção de uma empresa apresenta retornos constantes de escala e, para determinado emprego dos fatores de produção, um fator de produção tem produtividade marginal negativa, então existe pelo menos um outro fator de produção para o qual o produto marginal é superior ao produto médio.
se a função de produção apresentar rendimentos crescentes de escala, o produto será maior do que o estritamente necessário para remunerar todos os fatores de produção segundo suas produtividades marginais.
se a função de produção apresentar rendimentos constantes de escala, o produto será maior do que o estritamente necessário para remunerar todos os fatores de produção segundo suas produtividades médias.
Uma empresa foi contratada para produzir uma quantidade predeterminada de um bem por um período de tempo bastante longo. Ela considera duas alternativas para a localização de suas atividades produtivas: o país A e o país B. Os dois países são similares em todos os aspectos relevantes para a decisão da empresa com exceção do preço de um insumo de produção. No país A esse preço é constante e igual a $10,00. No país B, esse preço varia constantemente sendo que, em 50% do tempo ele é igual a $5,00 e em 50% do tempo ele é igual a $15,00. A empresa consegue ajustar o emprego de todos os seus fatores de produção instantaneamente. Nessas condições pode-se afirmar que:
se a função de custo da empresa apresentar economia de escala, ela deverá localizar suas atividades produtivas no país A.
a empresa não preferirá localizar suas atividades produtivas no país B a localizar essas atividades no país A.
certamente à empresa será indiferente localizar suas atividades produtivas no país A ou no país B.
a empresa não preferirá localizar suas atividades produtivas no país A a localizar essas atividades no país B.
se a função de custo da empresa apresentar deseconomias de escala, ela deverá localizar suas atividades produtivas no país A.
Uma empresa é a única produtora de determinado bem em um país. O mercado desse bem é totalmente fechado, sendo proibida a sua importação e a sua exportação. Com relação a essa situação inicial, é correto afirmar com certeza que:
caso seja liberada a importação do bem, permanecendo a proibição à sua exportação, o produto da empresa irá diminuir.
caso o país permita a livre importação e exportação do bem em questão, seu preço interno irá, necessariamente, aumentar.
caso a exportação do bem passe a ser permitida continuando proibida a importação, e a empresa passe a exportar esse bem, então o preço interno do mesmo deverá aumentar.
com a liberação da importação e da exportação de seu bem, o produto da empresa irá aumentar.
com a liberação da importação e da exportação de seu bem, o produto da empresa deverá diminuir.
Considere um jogo com dois jogadores: o jogador A e o jogador B. Em jogo está uma premiação de R$ 10.000,00. Cada jogador deve colocar em um papel, sem que o outro veja, um número real positivo (maior ou igual a zero) qualquer. O jogador A será considerado vencedor caso tenha escolhido o mesmo número que o jogador B. O jogador B será considerado vencedor caso tenha escolhido um número igual à raiz quadrada do número escolhido pelo jogador A. Caso haja apenas um vencedor ele fica com todo o prêmio. Caso haja dois vencedores, o prêmio será dividido igualmente entre eles. Com respeito a esse jogo pode-se afirmar que:
se o jogador A anuncia que vai colocar em seu papel o número 100, o jogador B deve acreditar no jogador A e colocar o número 10 em seu papel.
o jogo apresenta dois equilíbrios de Nash.
o jogo apresenta uma infinidade de equilíbrios de Nash.
não é possível determinar os equilíbrios de Nash do jogo visto que não se pode construir sua matriz de payoffs uma vez que há um número infinito de estratégias disponíveis para cada jogador.
o jogo apresenta apenas um equilíbrio de Nash.
Considere a representação de um jogo em sua forma estratégica que se segue:
o jogo possui apenas um equilíbrio de Nash.
uma combinação de estratégias que faça com que o jogador 1 escolha a ação A e o jogador 2 escolha a ação a constitui um equilíbrio de Nash perfeito de subjogos.
o jogo possui dois equilíbrios de Nash perfeitos de subjogos.
cada jogador pode escolher entre duas estratégias apenas.
o jogo possui um equilíbrio de Nash perfeito de subjogos.
Considere uma cidade cujas vias públicas apresentam- se freqüentemente congestionadas. A prefeitura dessa cidade está considerando duas alternativas para contornar esse problema: a introdução de um sistema de restrição ao tráfego de veículos e a ampliação do sistema viário financiada por meio de um aumento da carga tributária sobre os usuários desse sistema. Não é correto afirmar que:
é possível que um usuário prefira que nada seja feito à adoção da alternativa de ampliação do sistema viário financiado com o aumento da carga tributária.
não é possível dizer de antemão qual alternativa para a melhoria do tráfego é mais eficiente.
a melhoria das condições de tráfego decorrente de uma ampliação do sistema viário é um bem público.
se for adotado um esquema de restrição de tráfego, pelo menos um usuário das vias públicas será prejudicado.
é possível que um usuário prefira que nada seja feito à adoção de um sistema específico de restrição ao tráfego.
No caso de mercados em que não prevalece a concorrência perfeita é correto afirmar que:
a fixação de um preço mínimo para um insumo pode induzir uma empresa monopsonista a aumentar a contratação do mesmo.
não há produção eficiente de um bem caso seu mercado não seja perfeitamente competitivo.
não é possível induzir um monopolista a aumentar sua produção por meio da fixação de um preço máximo para seu produto.
não podem existir empresas monopolistas que aufiram lucro econômico nulo quando não reguladas.
o monopólio natural é o monopólio na exploração de um recurso natural.
As taxas de juros cobradas para o crédito ao consumidor embutem o risco de inadimplência. Caso este seja calculado com base no risco médio de inadimplência dos devedores, é correto afirmar que:
haverá um processo de seleção adversa com a expulsão dos consumidores de alto risco do mercado.
a taxa de juros ao consumidor será igual à taxa básica de juros da economia caso os credores sejam neutros em relação ao risco.
o mercado de crédito ao consumidor deverá acabar em virtude de um processo de seleção adversa.
não haverá processo de seleção adversa pois esse processo ocorre tipicamente em mercado de automóveis.
é provável que consumidores de baixo risco de inadimplência optem por não financiar o seu consumo o que levará a uma taxa de juros ao consumidor bastante superior à taxa de juros básica da economia.
Os acionistas de uma empresa devem firmar um contrato com um executivo para que ele assuma a direção da mesma. O lucro da empresa depende do esforço do diretor e de uma série de fatores aleatórios. Pode-se dizer que:
caso o lucro da empresa dependa exclusivamente do esforço do executivo, sem a influência de fatores aleatórios, então haverá apenas um contrato ótimo possível.
um contrato que prevê que o executivo tenha o direito a um salário fixo mais uma participação no lucro da empresa indica que os acionistas da empresa têm maior aversão ao risco do que o executivo.
caso tanto o executivo quanto os acionistas da empresa sejam neutros em relação ao risco, um contrato ótimo seria aquele que pagaria o executivo com o valor do lucro obtido pela empresa menos um valor fixo predeterminado.
pode haver um problema de seleção adversa.
caso o executivo tenha aversão ao risco, ele não firmará um contrato com cláusula de participação nos lucros.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...