Questões de Economia do ano 2002

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Uma das formas de financiamento do setor público é o crédito junto ao mercado financeiro. Para isso, entre outras modalidades de crédito, é praticada a venda de títulos da dívida mobiliária, que é utilizada como investimento pelos agentes econômicos. Variados têm sido os títulos emitidos pelo governo federal nos últimos anos. Quanto às características desses títulos, julgue os itens abaixo.

As letras do tesouro destinam-se a prover os recursos necessários à cobertura de déficits orçamentários em moeda estrangeira.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma das formas de financiamento do setor público é o crédito junto ao mercado financeiro. Para isso, entre outras modalidades de crédito, é praticada a venda de títulos da dívida mobiliária, que é utilizada como investimento pelos agentes econômicos. Variados têm sido os títulos emitidos pelo governo federal nos últimos anos. Quanto às características desses títulos, julgue os itens abaixo.

Os bônus do tesouro destinam-se a prover os recursos necessários à cobertura de déficits orçamentários ou à realização de operações de crédito por antecipação de receita e a efetuar troca voluntária por bônus da dívida externa (BTN-BIB).

  • C. Certo
  • E. Errado

O problema econômico básico, cuja solução depende da forma como as economias estão organizadas, gira em torno do binômio escassez e escolha. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

O problema econômico de como produzir determinado bem, expresso por meio da função de produção, ocorre somente quando o processo produtivo exclui qualquer possibilidade de substituição entre os fatores de produção.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens abaixo, com relação às diferentes teorias acerca do desenvolvimento regional.

A análise de Weber, ainda centrada na perspectiva neoclássica, examina a influência de fatores regionais e aglomerativos que podem afetar a escolha locacional das empresas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a perspectiva neoclássica e o arcabouço analítico proposto por Hicks-Marshall, julgue os itens subseqüentes.

O nível socialmente ótimo para investimento em treinamento de mão-de-obra é aquele que resulta em uma taxa de retorno igual àquela resultante de investimentos realizados pela sociedade em outras formas de capital.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as informações a seguir, afirma-se que a produtividade média da mão-de-obra empregada na produção de dado produto é:

  • A.

    3,00

  • B.

    2,66

  • C.

    2,00

  • D.

    1,50

Para maximizar a produção de uma tecnologia que use um insumo variável no curto prazo, é preciso empregar esse insumo de tal forma que a produtividade:

  • A. (A) marginal seja igual a seu preço por unidade;
  • B. (B) média seja máxima;
  • C. (C) marginal seja zero;
  • D. (D) média seja zero;
  • E. (E) média seja crescente.

Pode-se concluir que

  • A. a estratégia dominante para a empresa A é vender 20 unidades.
  • B. a estratégia dominante para a empresa B é vender 20 unidades.
  • C.

    não há estratégia dominante para nenhuma das duas empresas.

  • D.

    ão há equilíbrio de Nash para a situação em análise.

  • E.

    a estratégia dominante para as duas empresas é vender 26 unidades.

Um economista, com o objetivo de avaliar o comportamento das vendas de um produto em relação ao correspondente investimento em propaganda, estimou, utilizando o método dos mínimos quadrados, a seguinte função entre essas variáveis, a partir dos dados de 10 empresas, em um determinado período:

(1,80) (1,84)

 = 2,01 +1,95 Xi

onde Yi e Xi representam, respectivamente, em milhares de reais, as vendas e investimentos da empresa i. Os números em parênteses são os resultados amostrais da estatística t (Student) para os testes de hipótese de nulidade dos respectivos coeficientes. A tabela a seguir fornece, para teste unicaudal, as probabilidades de t > 1,84 para diversos graus de liberdade (distribuição t de Student):

  • A. ao nível de significância de 1%, os dados permitem aceitar a hipótese de que as vendas são crescentes com relação ao investimento em propaganda.
  • B. os dados não permitem rejeitar a hipótese, ao nível de significância de 5%, de que as vendas não são cres- centes com relação ao investimento em propaganda.
  • C. para testar qualquer hipótese a respeito dos coeficien tes da função estimada, é irrelevante o número de grau de liberdade a considerar.
  • D. ao nível de significância de 5%, os dados não permi tem aceitar a hipótese de que as vendas são indepen dentes do montante de investimento em propaganda.
  • E. os dados permitem aceitar a hipótese das vendas se- rem crescentes com relação ao investimento em pro- paganda somente a um nível de significância inferior a 4,8%.

Um projeto de investimento deve estar respaldado por uma análise detalhada do mercado do produto cuja fabri- cação se quer iniciar ou expandir. Nesse sentido, dados históricos sobre o consumo aparente do bem são de gran- de utilidade para a projeção de suas vendas futuras. Defi- nindo-se P = Produção, X = Exportação e M = Importa- ções, o consumo aparente é dado pela expressão:

  • A. P + M - X
  • B. P + X + M
  • C. P - X - M
  • D. M + X - P
  • E. P + X - M
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