Lista completa de Questões de Economia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Economia - A Inflação / As Tentativas de Estabilização / O Plano Real / Sistema de Metas de Inflação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O estudo da economia brasileira, incluindo-se aí o fenômeno inflacionário que a caracterizou durante um longo período, é importante para a compreensão da situação econômica atual. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
As necessidades de financiamento do setor público (NFSP), no Brasil, correspondem à variação do endividamento do setor público não-financeiro junto ao sistema financeiro e ao setor privado, tanto doméstico como do resto do mundo.
Economia - Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
No tocante à economia brasileira é correto afirmar que:
A política fiscal e monetária brasileira tem sido coordenada com as políticas fiscal e monetária dos países sócios do MERCOSUL.
Os superávits primários ao longo do último ano têm alcançado recordes. No entanto, não têm sido suficientes para cobrir o total das despesas, inclusive os juros, gerando déficis nominais.
A política fiscal do governo, tipicamente Keynesiana, tem se baseado na elevação de receitas, gastos, juros e apreciação cambial.
Excessivo superávit primário tem gerado desemprego, aumento das despesas com juros e desequilíbrios na balança de pagamentos.
Economia - Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Sobre a economia do Estado do Maranhão é correto afirmar que:
sua economia baseada no extrativismo do babaçu é fortemente influenciada pela população de 5.651.425 habitantes – dados de 2000 – e pela significativa densidade populacional de 26,95 habitantes por Km2.
o PIB do Maranhão tem sido influenciado pelo crescimento do turismo, levando o setor turístico à posição de principal gerador de empregos e de produção de riquezas da economia estadual.
o turismo tem influenciado significativamente todas as atividades econômicas do estado do Maranhão. No entanto, mais de 90% da economia estadual, todavia depende do extrativismo (babaçu e madeira) e do cultivo de mandioca, arroz, soja e milho. A indústria de transformação representa menos de 2,8% do PIB estadual.
sua economia se baseia na indústria (transformação de alumínio e alumina, alimentícia, madeireira), nos serviços, no extrativismo (babaçu), na agricultura (mandioca, arroz, milho) e na pecuária.
Economia - Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2004
Sobre a economia catarinense é incorreto afirmar:
Dentre as importações catarinenses, destacam-se as máquinas e aparelhos, materiais elétricos.
As exportações catarinenses ultrapassaram a marca dos US$ 3 bilhões em 2001.
Dentre as exportações catarinenses destacam-se os animais vivos e produtos do reino animal, bem como as máquinas, aparelhos e material elétrico.
A Economia Catarinense é a 5a maior do país.
Os valores das importações catarinenses não alcançaram a cifra do US$1bilhão (valor FOB) por ano entre 1999 e 2001.
Economia - Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2004
Assinale a alternativa correta:
O orçamento da seguridade social engloba as receitas e despesas de todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo poder público, e referente à previdência.
Em Santa Catarina, as transferências da União são inferiores às receitas com o ICMS.
A política macroeconômica, por exemplo, através da Política Fiscal, é uma forma de intervenção direta do Governo na Economia.
A Constituição Federal de 1988 ampliou a participação do Poder Executivo na elaboração do orçamento; antes o papel era só homologatório.
A implantação do orçamento-programa envolve, no mínimo, 2 (duas) etapas: 1 a classificação das despesas por programa e 2 o estabelecimento de metas e quantificação dos recursos necessários.
Economia - Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2004
Nos Planos do Governo do Estado da Bahia, o setor terciário tem um papel estratégico a desempenhar, na medida em que os serviços
sociais, a metrologia, o design e a gestão assumem importância na fixação e atração de empreendimentos que privilegiem a agregação de valor.
comerciais, a metereologia, o design e a gestão assumem importância na fixação e atração de empreendimentos que privilegiem a agregação de valor nos espaços nacionais.
agrícolas, a metrologia, o design agrícola e a gestão assumem importância na fixação e atração de empreendimentos que privilegiem a agregação de valor.
industriais, a metrologia, o design e a gestão assumem importância na fixação e atração de empreendimentos que privilegiem a agregação de valor.
agrícolas, a metereologia, o design e a gestão assumem importância na fixação e atração de empreendimentos que privilegiem a agregação de valor.
Economia - Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2004
Para o planejamento do Governo do Estado da Bahia, foram aproveitados estudos envolvendo, entre outras, as seguintes regiões/cadeias
Região Piemonte da Diamantina/Pilar (cadeia florestal) e Região Chapada da Diamantina (cadeia florestal).
região Baixo Médio São Francisco/Pólo Juazeiro (cadeia caprino-ovinocultura) e Região Extremo Sul (cadeia cachaça artesanal).
Região Piemonte da Diamantina/Pilar (fruticultura irrigada) e Região Chapada da Diamantina (cadeia florestal).
Região Baixo Médio São Francisco/Pólo Juazeiro (fruticultura irrigada) e Região Chapada da Diamantina (cadeia da maricultura).
Região Oeste (cadeias de grãos-carne, algodão e de frutas) e Região Baixo Sul (cadeia da maricultura).
Economia - Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2004
O Programa de Revitalização da Cultura do Fumo tem como metas elevar a produção baiana de fumo para
15.200 t. em 2003 e 16.300 t. em 2004.
14.200 t. em 2003 e 14.300 t. em 2004.
14.200 t. em 2003 e 15.300 t. em 2004.
13.200 t. em 2003 e 14.300 t. em 2004.
12.400 t. em 2003 e 13.300 t. em 2004.
Economia - Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2004
Entre os objetivos dos Planos do Governo do Estado da Bahia inclui-se o de promover o adensamento e a
especialização da base econômica, com inclusão social, a partir de políticas universais e focadas.
primarização da base econômica, sem exclusão social, a partir de políticas de universalização e focadas.
diversificação da base econômica, com inclusão social, a partir de políticas seletivas e focadas.
a industrialização da base econômica, com exclusão social, a partir de políticas seletivas e focadas.
a importação da base econômica, com inclusão social, a partir de políticas seletivas, de universalização e focadas.
Economia - Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2004
De modo a estimular a criação de um ambiente no qual as empresas possam construir vantagens competitivas dinâmicas, os planos do Governo do Estado da Bahia atribuem ao Estado um papel cada vez
maior de articulador e incentivador de ações.
maior de articulador e de produtor de infra-estrutura e de insumos básicos
menor de articulador e incentivador de ações.
menor de articulador de ações de planejamento.
maior de produtor infra-estrutura e de insumos básicos e de incentivador de ações de planejamento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...