Lista completa de Questões de Economia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A análise microeconômica estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um fundamento sólido à analise dos grandes agregados econômicos. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.
Considerando que a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) elevou, no curto prazo, as vendas de automóveis beneficiados com essa redução, é possível concluir que, nesse mercado, a elasticidade renda da demanda é unitária.
A análise microeconômica estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um fundamento sólido à analise dos grandes agregados econômicos. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.
Para uma empresa cuja função de produção é dada pela expressão Y = KL, em que Y é o nível de produção e K e L representam, respectivamente, os insumos capital e trabalho, a elasticidade de substituição entre esses fatores é igual 2.
A microeconomia estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um sólido fundamento à análise dos agregados econômicos. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Quando a receita total com a venda de determinado bem diminui em resposta ao aumento de preço, a demanda por esse bem é relativamente inelástica.
A microeconomia trata do estudo do comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um sólido fundamento à análise dos agregados econômicos. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.
Considerando que um aumento de 10% no preço das passagens aéreas reduza em 30% o número de passagens comercializadas, então a elasticidade-preço da demanda é igual a 0,33.
A microeconomia trata do estudo do comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um sólido fundamento à análise dos agregados econômicos. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.
Em mercados competitivos, a curva de oferta de longo prazo é perfeitamente elástica, implicando, assim, que o preço do produto seja fixo.
Podem ser considerados como pressupostos básicos de um modelo de mercado em concorrência perfeita, exceto
a empresa tomar como dados os preços dos fatores de produção.
a empresa tomar como dados os preços de seus produtos.
a empresa não conhecer a sua função de produção, o que reduz a possibilidade de manipulação de preço de mercado.
a empresa ser suficientemente pequena no mercado, o que impede a manipulação de preços no mercado.
movimentos de entrada e saída de empresas no mercado poderem explicar flutuações de preços.
Podem ser considerados como pressupostos básicos de um modelo de monopólio, exceto o fato de
não ser possível o acesso de concorrentes no suprimento do produto.
o monopolista não maximizar o lucro tendo em vista o seu poder de manipulação de preços no mercado.
o monopolista possuir perfeito conhecimento da curva de custos.
o monopolista possuir perfeito conhecimento da curva de procura do mercado.
o monopolista desejar maximizar lucro.
Considere um modelo de duopólio com duas empresas (empresa 1 e empresa 2) que produzem produtos diferenciados, mas substitutos próximos. Suponha que a empresa 1 deva anunciar o preço de seu produto antes de a empresa 2 o fazer. Nenhuma empresa pode remarcar o preço de seu produto após esse ser anunciado. Nessas condições, pode-se afirmar que
a empresa 1 estará em condições mais vantajosas, caso ambas as empresas tenham mesmas condições de custo e de demanda.
a empresa 2 terá lucro superior ao da empresa 1, independentemente das condições de custo e de demanda das duas empresas.
o resultado desse modelo é equivalente ao resultado de um modelo de liderança quantidade (Stackelberg).
o resultado desse modelo será idêntico ao resultado do modelo de Cournot, caso as duas empresas tenham as mesmas condições de custo
o equilíbrio desse modelo gerará uma provisão eficiente do produto das duas empresas, caso não haja diferenciação entre os produtos
Um monopólio natural é caracterizado por
decorrer da posse por parte de uma empresa da única fonte de um insumo natural que é necessário para a produção de determinado bem.
ter origem em fatores históricos.
apresentar uma curva de custo marginal decrescente até o trecho que a curva de demanda cruza a curva de custo médio.
apresentar uma curva de custo médio decrescente no trecho em que essa cruza a curva de demanda pelo produto do monopolista.
apresentar um pequeno custo fixo em relação ao custo variável, de tal forma que, sendo o custo marginal crescente, há uma tendência natural à formação de um monopólio.
Existe uma conexão muito estreita e forte entre a defesa da concorrência e a regulação de mercados. Selecione a opção que afirma corretamente esse aspecto.
A regulação de mercados deve estar focada principal e exclusivamente na defesa e proteção da concorrência, pois esse caminho é o mais coerente e sustentável no longo prazo para o equilíbrio dos mercados, não se devendo levar em consideração outros valores como a defesa do consumidor.
A importância da proteção institucional da concorrência pela regulação significa a descoberta do principal e único valor importante para a regulação, porque permitem o conhecimento e a avaliação crítica, por consumidores e concorrentes, necessários à atuação do mercado.
A importância da proteção institucional da concorrência pela regulação não significa a descoberta de um valor único para a regulação, mas de um valor mínimo, porque é o único a permitir o conhecimento, a avaliação crítica, por consumidores e concorrentes, dos demais valores que deve perseguir a regulação.
A importância institucional da defesa do consumidor pela regulação é o valor único que deve nortear a regulação estatal de mercados, pois propicia o adequado equilíbrio das relações entre os seus agentes na medida em que se exerce a proteção da parte mais vulnerável da relação comercial.
A regulação de mercados deve estar focada principal e exclusivamente na defesa e proteção do consumidor, pois esse caminho é o mais coerente e sustentável no longo prazo para o equilíbrio dos mercados, não se devendo levar em consideração outros valores como a defesa da concorrência.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...