Lista completa de Questões de Economia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Economia - Estruturas de Mercado - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Assinale a afirmação correta:
Um empresário monopolista sempre se situa na faixa inelástica da curva de demanda do bem que produz.
Um empresário oligopolista sempre atua como se estivesse num mercado de concorrência perfeita. Eventualmente, pode atuar como se estivesse numa situação de monopólio natural.
Um empresário monopolista sempre se situa na faixa inelástica da curva de demanda e de oferta do bem que produz.
Se um empresário monopolista concorre com outro oligopolista e ambos não têm custos, maximizará lucros elegendo a mesma quantidade produzida caso fosse um empresário competitivo.
A microeconomia estuda o comportamento indi v i d u al dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui s ó l i d o fundamento à análise dos agregados econômicos. A esse respeito, julgue os itens subseqüentes.
Contrariamente ao q u e ocorre com empresas monopolistas, a curva de re ceita marginal de firmas que atuam em mercados competitivos situa-se abaixo da curva de receita média.
É incorreto afirmar:
No oligopsônio, há poucos demandantes.
Em um monopólio, o preço de mercado é dado pela receita marginal da firma.
No monopsônio, há um só demandante.
Se é possível diferenciar mercados, o monopolista aplicará preço mais elevado àqueles produtos com demanda menos rígida.
Como um dos custos sociais do monopólio, existe a fixação, por parte a empresa preço-determinante, de preço superior ao ótimo (concorrência perfeita), o que reduz a quantidade de equilíbrio.
Quanto ao oligopólio, é correto afirmar:
Como regra, no conluio várias empresas obtêm os mesmos benefícios.
Não tem a interdependência na tomada de decisões como uma de suas características.
Omodelo de demanda quebrada supõe que os competidores seguirão os aumentos de preços mas não as reduções.
O modelo de demanda quebrada supõe que os competidores seguirão tanto os aumentos de preços quanto as reduções.
O Cartel é um conluio explícito.
Em um mercado competitivo, surge a escassez do bem, e os vendedores precisam racionar o bem escasso entre o grande número de compradores potenciais, quando o Governo fixa um preço:
equilibrado e compulsório.
máximo e compulsório.
máximo e não compulsório.
mínimo e compulsório.
mínimo e não compulsório.
A microeconomia estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um sólido fundamento à análise dos agregados econômicos. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.
O equilíbrio de Cournot, em mercados oligopolizados, presume que cada firma escolherá a quantidade a ser produzida supondo que as firmas rivais manterão constantes seus níveis de produção.
A microeconomia estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um sólido fundamento à análise dos agregados econômicos. A esse respeito, julgue os itens seguintes.
Empresas que operam em mercados monopolistas confrontam-se com uma curva de demanda, para o seu produto, perfeitamente elástica. Assim, essas firmas podem expandir suas vendas sem que seja necessário reduzir seus preços.
EM CADA UMA DAS QUESTÕES DE NÚMEROS 32 A 39 CONSTAM TRÊS ASSERTIVAS (I, II E III) QUE PODEM SER VERDADEIRAS OU FALSAS. PARA RESPONDER, SIGA O SEGUINTE COMANDO:
As estruturas de mercado denominadas %u201CConcorrência perfeita%u201D e %u201CConcorrência monopolística%u201C apresentam algumas características comuns. Decorre desse fato que
I %u2013 tanto as firmas competitivas como as monopolísticas, obtêm, no longo prazo, receitas que são suficientes apenas para cobrir seus custos médios.
II- as firmas que operam em mercados concorrenciais ou de concorrência monopolística, maximizam lucros ao igualarem receita marginal e custo marginal.
III- por não existirem barreiras à entrada, no longo prazo, as firmas que operam nas duas estruturas de mercado, operam com custo médio mínimo.
( )
( )
( )
( )
( )
EM CADA UMA DAS QUESTÕES DE NÚMEROS 32 A 39 CONSTAM TRÊS ASSERTIVAS (I, II E III) QUE PODEM SER VERDADEIRAS OU FALSAS. PARA RESPONDER, SIGA O SEGUINTE COMANDO:
No oligopólio as decisões das empresas quanto a seus níveis de produção e preços são complexas pois, as tomadas de decisão, deverão levar em consideração as reações das empresas concorrentes. Esta é assim a razão das dificuldades de se elaborar uma Teoria Geral do Oligopólio. O que existem, tradicionalmente, são modelos que procuram explicar comportamentos estratégicos específicos. Um desses modelos é o de Cournot. Assim, é da essência desse modelo assumir que
I � as empresas do monopólio, simultaneamente, decidem sobre o nível da produção, considerando fixo o nível de produção do concorrente.
II- uma das empresas do monopólio, denominada líder é a primeira a determinar seu volume de produção.
III � os dois monopolistas concorrem por meio da escolha simultânea de preço.
( )
( )
( )
( )
( )
EM CADA UMA DAS QUESTÕES DE NÚMEROS 32 A 39 CONSTAM TRÊS ASSERTIVAS (I, II E III) QUE PODEM SER VERDADEIRAS OU FALSAS. PARA RESPONDER, SIGA O SEGUINTE COMANDO:
Fazendo-se uma análise comparativa entre mercado de concorrência perfeita e o monopólio, conclui-se
I - Como, nos dois mercados a taxa de produção maximizadora de lucros corresponde àquela em que o custo marginal iguala-se à receita marginal, os níveis de produção e preço serão iguais nas duas estruturas de mercado.
II - Dado o maior tamanho da firma monopolista, a sociedade é beneficiada com preços menores e quantidades maiores,
III - Enquanto as firmas competitivas, no longo prazo, utilizam plenamente sua capacidade instalada, a firma monopolista opera com capacidade ociosa.
( )
( )
( )
( )
( )
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...