Lista completa de Questões de Economia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Economia - A Inflação / As Tentativas de Estabilização / O Plano Real / Sistema de Metas de Inflação - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2006
A crise no mercado de câmbio de janeiro de 1999 determinou o fim do modelo de âncora cambial iniciado no Plano Real. Nessa perspectiva, está correto afirmar que a principal mudança efetivada na condução da política econômica, a partir de então, foi a adoção de:
regime de câmbio flutuante com metas de inflação.
regime de câmbio flutuante com metas monetárias.
regime de câmbio fixo com metas de inflação.
regime de caixa de conversão com zeragem automática.
câmbio centralizado com metas monetárias.
Economia - A Inflação / As Tentativas de Estabilização / O Plano Real / Sistema de Metas de Inflação - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2006
Qual item abaixo foi uma característica do período de implantação do Plano Real que permite diferenciá-lo do Plano Verão?
Utilização de política de indexação salarial conhecida como gatilho salarial.
Circunstâncias externas favoráveis.
Redução drasticamente a dívida pública.
Plano heterodoxo baseado em controle de preços e salários.
Utilização de políticas monetárias e fiscal frouxas.
Economia - A Inflação / As Tentativas de Estabilização / O Plano Real / Sistema de Metas de Inflação - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
Com relação aos planos de estabilização brasileiros das décadas de 80 e 90, assinale a alternativa incorreta.
O Plano Cruzado teve como uma das principais medidas o congelamento de preços.
O Plano Real congelou a taxa de câmbio na razão 1 R$/US$ durante o primeiro ano de vigência.
O Plano Real foi aplicado num momento favorável em termos de balança comercial para o Brasil.
O Plano Collor conseguiu, no curtíssimo prazo, uma redução significativa da inflação.
O Plano Cruzado sofreu um problema de oferta, que levou ao desabastecimento de alguns produtos e à cobrança de ágio.
Economia - A Inflação / As Tentativas de Estabilização / O Plano Real / Sistema de Metas de Inflação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O estudo da economia brasileira é importante para a compreensão da situação econômica atual. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.
A redução prolongada da inflação, obtida com o Plano Bresser, deveu-se a uma redução substancial e generalizada das barreiras ao comércio, incluídas as tarifas à importação.
Economia - A Inflação / As Tentativas de Estabilização / O Plano Real / Sistema de Metas de Inflação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O estudo da economia brasileira é importante para a compreensão da situação econômica atual. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.
Entre os fatores que explicam o sucesso do Plano Real, em relação aos planos de estabilização anteriores, destaca-se a superioridade da estratégia da URV (unidade real de valor) sobre a de desindexação via congelamento de preços, já que este último gerava desajustes nos preços relativos, enquanto a URV previa um período para o realinhamento desses preços.
Economia - A Inflação / As Tentativas de Estabilização / O Plano Real / Sistema de Metas de Inflação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A redefinição do papel do Estado e sua modernização, juntamente com a estabilização de preços, são características da economia brasileira na década passada. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
No Brasil, o desequilíbrio fiscal registrado nesse período explica-se pelo aumento substancial dos gastos de investimentos nas diferentes esferas de governo.
No referido período, a crise dos estados deveu-se unicamente à perda de ICMS decorrente da Lei Kandir, que não foi compensada pelo aumento das transferências constitucionais.
Em 1995, o principal problema macroeconômico no Brasil já não era a questão inflacionária, mas o persistente superavit comercial que levou a uma nova era de liberalização das importações.
No setor de bens não-comercializáveis, a precariedade da âncora cambial, adotada no âmbito do Plano Real, tornou-se mais evidente em virtude de os produtos nele produzidos não enfrentarem a competitividade externa.
No período considerado, com a crescente liberalização comercial e financeira, a política industrial e econômica focalizou-se no sistema de proteção e de incentivos, embora mantendo-se a ênfase na criação e manutenção de um ambiente competitivo.
Economia - Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em relação às questões de crescimento e desenvolvimento econômico, julgue os itens a seguir.
No Brasil, pesquisas recentes mostram que a queda da desigualdade observada após a estabilização da economia deve ser creditada à redução da volatilidade dos ganhos e não a uma redução permanente da desigualdade.
Economia - Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2006
Sobre a industrialização nordestina, é INCORRETO afirmar:
a industrialização nordestina se fez em um ambiente de dependência e complementariedade com a dinâmica da região Sudeste.
as oportunidades abertas com o sistema de incentivos fiscais e as vantagens relativas da região (mercado e matériasprimas, principalmente) atraíram empresas extra-regionais, especialmente grandes grupos oligopólicos nacionais e internacionais
a industrialização nordestina foi desenvolvida como um projeto autônomo em condições de competir com o Centro-Sul e não como extensão do processo brasileiro.
a abertura da economia brasileira e as mudanças no padrão de acumulação, com a retirada do Estado, levou os governos estaduais a criarem mecanismos próprios de atração de empresas, por meio de vários incentivos fiscais, redundando numa competitividade acirrada entre esses governos, conhecida como "guerra fiscal".
em uma situação de concorrência aberta e diante das mudanças tecnológicas e estruturais, os subespaços da região Nordeste ampliaram sua diferenciação.
Economia - Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2006
A "Agenda 21 local" é uma importante estratégia de desenvolvimento. Sobre este assunto, pode-se afirmar que:
Nasceu na Conferência do Rio 92, tendo como objetivo maior a parceria entre as esferas pública e privada na busca do desenvolvimento local e sustentável.
Nasceu por ocasião da realização do Primeiro Fórum Social em Porto Alegre.
Foi criada pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB) com o objetivo de mobilizar atores na busca do desenvolvimento local.
Nasceu por recomendação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
Nasceu como desdobramento do Projeto Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável (DLIS).
Economia - Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2006
Acerca da atual situação do Fundo de Investimento do Nordeste (FINOR), marque a alternativa CORRETA.
Foi extinto junto com a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
Continua ativo e operado pela Agência de Desenvolvimento do Nordeste (Adene).
Continua ativo e operado pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
Foi extinto e substituído pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).
Ficou restrito à Região Nordeste, após a extinção da Sudene.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...