Lista completa de Questões de Economia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Economia - A Inflação / As Tentativas de Estabilização / O Plano Real / Sistema de Metas de Inflação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O estudo da evolução da economia brasileira é importante para a compreensão da situação econômica atual. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
No Plano Cruzado, políticas fiscais e monetárias restritivas, aliadas ao congelamento de preços, concorreram para reduzir a inflação.
Economia - A Inflação / As Tentativas de Estabilização / O Plano Real / Sistema de Metas de Inflação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O estudo da evolução da economia brasileira é importante para a compreensão da situação econômica atual. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
No Plano Real, o principal instrumento para se atingir a estabilização da economia foi a âncora cambial.
Economia - A Inflação / As Tentativas de Estabilização / O Plano Real / Sistema de Metas de Inflação - Universidade da Amazônia (UNAMA) - 2007
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Os vários planos de estabilização, lançados ao longo das décadas de 80 e 90, no Brasil, incluíram diversas medidas de combate à inflação, dentre as quais se destacam:
I- no Plano Cruzado: o tabelamento de preços.
II- no Plano Collor: o bloqueio dos depósitos bancários.
III- no Plano Real: o congelamento das tarifas públicas.
O correto está somente em:
III.
I e II.
II.
I e III.
Economia - A Inflação / As Tentativas de Estabilização / O Plano Real / Sistema de Metas de Inflação - Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS UEL) - 2007
O Plano Real foi diferente dos demais planos de estabilização econômica por apresentar três fases distintas na sua implantação. Assinale a alternativa que reúne estas fases:
A primeira fase, heterodoxa, alterou os contatos da economia congelando preços e salários e criou a CPMF. A segunda fase, heterodoxa, preparou as reformas da previdência social e fiscal, em conjunto com a URV. A terceira fase transformou a URV em Real e liberou as importações com taxa cambial flexível.
A primeira fase, heterodoxa, alterou os contatos da economia congelando preços e salários e criou a FSE. A segunda fase, heterodoxa, com a introdução da URV. A terceira fase transformou a URV em Real e liberou as importações com taxa cambial fixa.
A primeira fase, ortodoxa, alterou os contatos da economia congelando preços e salários e criou a CPMF. A segunda fase, heterodoxa, com a introdução da URV e conversão de salários pela média do período. A Terceira fase iniciou-se com transformação da URV em Real, fundindo-se neste as três funções da moeda: meio de troca, unidade de conta e reserva de valor.
A primeira fase, ortodoxa, trata do ajuste fiscal, com a criação do IPMF e do FSE. A segunda fase, heterodoxa, com a introdução da URV. A Terceira fase iniciou-se com transformação da URV em Real, fundindo-se neste as três funções da moeda: meio de troca, unidade de conta e reserva de valor.
A primeira fase, ortodoxa, trata do ajuste fiscal, com a criação do IPMF e do FSE. A segunda fase, heterodoxa, com a introdução da URV e conversão de salários pela média do período. A segunda fase, heterodoxa, com a introdução da URV. A terceira fase transformou a URV em Real e liberou as importações com taxa cambial fixa.
Economia - A Inflação / As Tentativas de Estabilização / O Plano Real / Sistema de Metas de Inflação - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
O controle da inflação no Plano Real contou com o auxílio da
Economia - Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente - Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS UEL) - 2007
O Brasil é um dos líderes mundiais na produção e exportação de vários produtos agropecuários. Contando com apenas 2,3% do território nacional, o Paraná é o segundo maior produtor de grãos do Brasil. Dentre os principais produtos agrícolas do Estado, destacam-se, principalmente:
Milho, feijão, trigo, soja, mandioca e cana-de-açúcar.
Milho, feijão, cacau, mandioca, cana-de-açúcar e algodão.
Café, milho, feijão, chá, frutas, hortaliças.
Madeira, borracha, milho, trigo, soja e cana-de-açúcar.
Milho, arroz, feijão, trigo, café e castanhas.
Economia - Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente - Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS UEL) - 2007
No setor pecuário, merecem destaque no Paraná:
Produção de leite, ovos, mel e peixes.
Produção de leite, suinocultura, carne bovina e ovos.
Avicultura, suinocultura, bovinocultura de carne e leite.
Avicultura, peixes, bovinocultura e suinocultura.
Caprinocultura, bovinocultura, produção de ovos e mel.
Economia - Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Quanto ao comportamento da relação "Formação Bruta de Capital Fixo/PIB" no período 1980/1995, é correto afirmar que
Economia - Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Uma firma, ao produzir determinado bem, emite poluentes que prejudicam a produção de outras empresas. Caso a livre negociação entre as partes não seja capaz de garantir que o nível de emissão de poluentes seja eficiente, o governo pode induzi-la a produzir a quantidade socialmente ótima, impondo um imposto sobre unidade emitida de poluição que seja igual
ao custo médio social.
à diferença entre os custos marginais social e da firma.
ao custo marginal da firma.
ao custo marginal social.
à soma dos custos marginais social e da firma.
Economia - Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Caracteriza um bem público:
Consumo não rival.
Princípio da exclusão.
Deseconomias de escala na produção.
Preferências não reveladas.
Externalidades negativas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...