Lista completa de Questões de Economia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Na década de 90, o Brasil e a Argentina adotaram estratégias de combate à inflação que tinham como um ingrediente-chave a estabilização da taxa de câmbio. No entanto, o sucesso na redução da inflação não bastou para evitar que, ao final da década, ocorresse a ruptura dos regimes cambiais dos dois países. Sobre as diferentes políticas cambiais, é correto afirmar que:
com a taxa de câmbio fixa, e na ausência de políticas de esterilização no mercado aberto, os movimentos de reservas internacionais não alteram a base monetária.
a livre flutuação implica comprometimento das reservas internacionais oficiais com as transações internacionais do setor privado
a livre flutuação implica comprometimento das reservas internacionais oficiais com as transações internacionais do setor privado
regimes de câmbio livremente flexível são mais propensos a ataques especulativos contra as reservas oficiais.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Em certo país, foi imposta uma tarifa sobre importações. Há efeitos dessa tarifa sobre o preço do bem, neste mesmo país e no país exportador?
Sim, de diminuição e aumento, respectivamente.
Sim, de aumento e diminuição, respectivamente.
Sim, de aumento em ambos.
Sim, de diminuição em ambos.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Instituição criada em 1945 que tem como principal objetivo a promoção do progresso econômico e social dos países membros, mediante o financiamento de projetos, com vistas à melhoria da produtividade e das condições de vida dos países membros.
Fundo Monetário Internacional - FMI.
Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID
Banco Mundial - BIRD.
Organização dos Estados Americanos - OEA.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Considere que em uma determinada realidade – economia nacional – a política macroeconômica esteja focada no fortalecimento da prática de juros altos. Neste sentido, esta decisão revela a opção das autoridades por:
uma política de juros altos com o objetivo de manter a grau de liquidez no mercado monetário.
fortalecer a política doméstica de juros altos pela necessidade de atrair o investimento direto estrangeiro.
praticar juros altos pela necessidade de fortalecer o fluxo de divisas ampliando o saldo das reservas cambiais.
praticar juros altos pela necessidade de captar capital estrangeiro melhorando o saldo da balança comercial
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
No modelo de Heckscher-Ohlin, a causa mais importante para explicar porque as nações trocam mercadorias entre si (comércio internacional) é a diferença na(s):
tecnologia.
dotação dos fatores.
preferências dos consumidores.
condições de demanda.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Uma empresa sediada no Brasil adquire máquinas e equipamentos produzidos no exterior, no valor de US$ 20.000.000,00. Para tal, obteve um empréstimo vinculado à operação, com maturidade de 3 anos, junto a um banco comercial com sede nas Ilhas Jersey. No balanço de pagamentos, o lançamento contábil correto é:
creditar o valor da transação na conta de exportação de bens e debitar na conta reservas internacionais.
creditar o valor da transação na balança comercial, rubrica de importações, e debitar na conta de variação de reservas internacionais.
debitar o valor da transação em investimento externo direto e creditar o mesmo na conta de variação de reservas internacionais.
debitar o valor da transação na balança comercial, rubrica importações, e creditar na conta de capital, rubrica empréstimos de longo prazo.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Na atual conjuntura econômica internacional, alguns países têm adotado medidas de política comercial visando ao incentivo ao comércio exterior, em busca de um maior desenvolvimento do comércio internacional. São medidas promocionais:
controle monetário e monopólio estatal.
subsídios à exportação e incentivos fiscais.
quotas e salvaguardas.
contingentes e normas técnicas.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Criado em 1944, no âmbito do acordo de Bretton Woods, o Banco Mundial tem tido, como uma de suas principais características, a função de:
ofertar capitais de longo prazo, em especial no financiamento de projetos de desenvolvimento econômico.
desenvolver programas de ajuste macroeconômico para países em desenvolvimento.
auxiliar os países membros a superar problemas de balanço de pagamentos.
regular os fluxos comerciais entre países desenvolvidos e em desenvolvimento.
Os teoremas sobre o comércio internacional e seus enunciados que têm por base a Teoria da dotação relativa dos fatores ou teoria de Heckscher-Ohlin podem ser identificados corretamente em:
Teorema Heckscher-Ohlin, que explica a diferença de preços relativos das mercadorias entre as nações. Teorema de Heckscher-Ohlin-Samuelson ou da equalização do preço dos fatores de produção, que demonstra que o comércio de mercadorias tem o mesmo efeito sobre as taxas de salário e capital. Teorema de Stolper-Samuelson, segundo o qual o comércio beneficia o fator de produção abundante em detrimento do fator escasso de cada país.
Teorema Heckscher-Ohlin, que explica as vantagens comparativas. Teorema de Heckscher-Ohlin-Samuelson que demonstra que o comércio de mercadorias tem efeito sobre o retorno do capital e a mobilidade desse fator. Teorema de Stolper-Samuelson, diz respeito ao comércio do fator de produção abundante de cada país.
Teorema Heckscher-Ohlin ou da equalização do preço dos fatores de produção que explica a diferença de preços relativos das mercadorias entre as nações e o respectivo padrão das vantagens comparativas. Teorema de Heckscher-Ohlin-Samuelson, segundo o qual o comércio beneficia o fator de produção abundante em detrimento do fator escasso de cada país. Teorema de Stolper-Samuelson, que demonstra que o comércio de mercadorias tem o mesmo efeito sobre as taxas de salário e de retorno sobre o capital físico que a mobilidade desses fatores.
Teorema Heckscher-Ohlin, que explica a diferença de preços relativos das mercadorias entre as nações e o respectivo padrão das vantagens comparativas. Teorema de Heckscher-Ohlin-Samuelson ou da equalização do preço dos fatores de produção, que demonstra que o comércio de mercadorias tem o mesmo efeito sobre as taxas de salário e de retorno sobre o capital físico que a mobilidade desses fatores. Teorema de Stolper- Samuelson, segundo o qual o comércio beneficia o fator de produção abundante em detrimento do fator escasso de cada país.
Teorema Heckscher-Ohlin, que explica o comércio de mercadorias entre as nações e as vantagens do comércio internacinal. Teorema de Heckscher-Ohlin-Samuelson ou dos fatores escassos de produção, que demonstra que o comércio de mercadorias tem vantagens absolutas sobre o comércio interno das nações. Teorema de Stolper-Samuelson, segundo o qual o comércio beneficia a produção da nação mais competitiva em detrimento dos países com defasagem tecnológica.
O Mercosul surgiu de vários encontros e documentos anteriormente assinados, consolidados no Acordo de Complementação Econômica nº. 14 de 1990, entre o Brasil e a Argentina, complementado e estendido ao Paraguai e ao Uruguai, pelo Tratado de Assunção, em 1991, que criou o Mercosul. Naquele momento, o Mercosul foi caracterizado por:
Garantir amplos poderes aos países membros na área do comércio. Área de livre circulação de mercadorias e facilidades aduaneiras. Estabelecimento de uma tarifa externa comum (TEC). Compromisso em facilitar a integração do setor industrial. Interdependência nas decisões que envolvam negociações com outros blocos como a ALCA.
Livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre os países membros. Estabelecimento de uma tarifa externa comum (TEC). Coordenação de política macroeconômicas e setoriais. Compromisso dos Estados-Partes de harmonizar suas legislações nas áreas pertinentes, visando o fortalecimento do processo de integração.
Celebrar acordos bilaterais com países da OCDE. Ampliar a participação nos mercado para os produtos e serviços produzidos dentro do bloco. Criar facilidades no desembaraço nas aduanas. Fortalecer e criar áreas de livre comércio e de novas zonas francas. Abrir as economias ao mercado internacional.
Flexibilizar a legislação dos Estados-Partes para dirimir conflitos comuns. Estabelecer políticas macroeconômicas além-fronteiras dos países membros. Criar tarifas e impostos comuns para transações comerciais. Harmonizar a legislação para criar um padrão ao bloco. Implementar o comércio entre os parceiros.
Desenvolver o comércio local com facilidades à entrada de produtos dos membros do bloco. Compromisso com a ampliação de investimentos na região do Mercosul. Fomentar políticas que levem à criação de uma moeda única regional. Criar mecanismos que possam atrair novos membros de expressiva significação política regional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...