Lista completa de Questões de Economia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em um mundo onde o comércio entre países é cada vez mais intenso, o estudo da economia internacional é crucial para o entendimento das questões econômicas. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 137 a 140.
As vendas de bens e serviços para turistas estrangeiros nas praias nordestinas são contabilizadas, simultaneamente, como um crédito na balança de transações correntes e como um débito na conta de capital do balanço de pagamentos brasileiro.Em um mundo onde o comércio entre países é cada vez mais intenso, o estudo da economia internacional é crucial para o entendimento das questões econômicas. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 137 a 140.
O Tratado Norte-Americano de Livre Comércio - North American Free Trade Agreement (NAFTA) -, que envolve Canadá, Estados Unidos da América e México, eliminou as barreiras tarifárias entre os países-membros, permitindo, porém, que esses três países sigam distintas políticas comerciais em face dos países não-membros.Na fase atual de globalização do espaço econômico, o estudo da economia internacional é crucial para uma inserção adequada no cenário mundial. Usando as noções básicas dessa teoria, julgue os itens seguintes.
Os aumentos recentes das compras brasileiras de insumos para o setor de informática, aparelhos de telefonia, têxteis e brinquedos, provenientes da China, são contabilizadas no balanço comercial do Brasil como débitos, porém, não integram o balanço brasileiro de transações correntes.
A respeito do comércio entre países, tópico significativo das economias, assinale a opção correta.
Os ganhos do comércio derivam das vantagens comparativas, que se baseiam na similaridade dos custos de oportunidade, na produção de bens e serviços, nos diferentes países.
Segundo o modelo de Heckscher-Ohlin, tanto os proprietários do fator de produção escasso como aqueles que detêm o fator de produção abundante, ganham com o comércio internacional.
O crescimento voltado para as exportações contribui para melhorar os termos de troca do país em detrimento do resto do mundo.
A redução das taxas de poupança observada nos Estados Unidos da América contribuiu para a persistência do deficit comercial nesse país.
Ainda com relação ao comércio internacional, assinale a opção correta.
Despesas dos residentes no Brasil, relacionadas com viagens internacionais, aluguel de equipamentos, seguros, royalties e licenças são contabilizadas a débito na balança comercial brasileira.
Entre os argumentos a favor da adoção de taxas de câmbio flutuantes, cita-se o fato de que, mesmo na ausência de uma política monetária ativa, o ajuste mais rápido das taxas de câmbio, determinadas no mercado, ajudaria a equilibrar a demanda agregada, funcionando, pois, como estabilizador automático.
Políticas protecionistas implementadas por meio de quotas e outras restrições ao comércio direcionam os recursos produtivos para os setores econômicos relativamente mais eficientes e, portanto, expandem a fronteira de possibilidades da economia.
A imposição de tarifas protege os trabalhadores domésticos porque expande o emprego nos setores que competem com as importações, contribuindo, assim, para aumentar o nível de bem-estar no conjunto da economia.
A globalização do espaço econômico e o surgimento de blocos econômicos tornam importante o entendimento das instituições que regem as relações econômicas entre países. A esse respeito, assinale a opção correta.
O Fundo Monetário Internacional (FMI), além de emprestar recursos aos países com problemas no balanço de pagamento, também provê assistência técnica e financiamento temporário à implementação de políticas que visam corrigir os referidos problemas.
Recentemente, a busca por acordos de livre comércio bilaterais por muitos países deve-se ao rápido avanço das negociações no âmbito da Organização Mundial do Comércio, no intuito de liberalizar o comércio multilateral.
Nas áreas de livre comércio, além da isenção das tarifas sobre os produtos comercializados entre os países membros, incluise também a criação de regras comuns para o comércio com países exteriores ao bloco bem como a unificação das economias e do padrão monetário.
As elevadas taxas de juros, que prevalecem nos países avançados, estimulam os investidores dos países emergentes a aplicar seus recursos no mercado de capital global, contribuindo, assim, para agravar os problemas de balanço de pagamentos que assolam esses países.
O estudo da economia internacional, que analisa os princípios que norteiam as relações econômicas entre países, é um dos tópicos mais importantes da análise econômica. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
As compras de aeronaves E-jet da EMBRAER, feitas recentemente pelo grupo Air France-KLM, reduzem as importações líquidas do Brasil.
Ainda no tocante à economia internacional, incluindo aspectos das finanças internacionais, julgue os itens subseqüentes.
Na União Européia, a fixação de preços mínimos para a produção agrícola, concomitantemente com a adoção de subsídios para a exportação da produção excedente, constitui um exemplo típico de política comercial que privilegia os produtores em detrimento dos consumidores.
A globalização da economia mundial é hoje um fato incontestável e deve ser levada em conta na tomada de decisões referentes às questões econômicas. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.
A Organização Mundial do Comércio (OMC) atua como um fórum para discutir e resolver disputas e pendências comerciais entre os países-membros, porém não dispõe de poderes para agir como administrador dos acordos comerciais entre essas nações.
Julgue os itens subseqüentes, que versam sobre o mercado e a economia.
No caso brasileiro, o balanço de pagamentos é parte integrante da balança comercial do país.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...